quarta-feira, 20 de novembro de 2019

O Exílio de Davi


Antes de iniciar a nossa pré aula deixe eu falar sobre o lançamento do meu livo PENSANDO TEOLOGIA! um livro indispensável para professores e alunos da escola dominical.

clique aqui para mais informações.

O exilio de Davi


Introdução

Não podemos ser hipócritas e falarmos que exílio é bom. Que é gostoso passar por dificuldades. Claro que não é.  Mas a ênfase aqui não está no prazer.  Mas na lição que podemos tirar do sofrimento
 Daquilo que podemos aprender no deserto. O homem está muito acostumado a sentir prazer e conforto e criamos uma ilusão de que agora com Cristo esses momentos não vai mais acontecer.
Outra coisa importante aqui é que todo exilio marca a pessoa  todo exilio deixa lembranças,  todo exilio traz experiências. Todos. Mas o tipo de lição,  de lembranças e de experiências que vamos trazer de lá é uma escolha pessoal. Isso mesmo. Ou escolho me edificar e fortalecer na caminhada ou escolho abaixar e cabeça e viver magoado o resto da vida.
Tem pessoas que ouvimos relatos que nos deixa perplexos. Pensamos. Se fosse comigo não teria resistido.  Mas por que ele resistiu? Por causa da escolha.

As características do exilio de Davi


A caverna de Adulao


Adulão quer dizer refúgio.  Enquanto Davi estava ali refugiado muitas coisas aconteceram com ele. Muitos poderiam ter olhado a situação que o levou ali o encarar aquilo como uma derrota. Mas a sua história então seria diferente.  Aprenda uma coisa. As grande lutas nunca chegarão quando você estiver se sentindo forte, mas quanto mais fraco, quanto mais lutas tiver mais pessoas procuram por você,  mais é esperado de você,  sabe porque? É pra te ensinar que quem vence suas batalhas não é você mas é Jesus.

Os exilados da caverna de Adulão


Aqui Davi estava precisando de ajuda, fugindo e pessoas vinham até ele. Aprendemos aqui que Davi estava passando por lutas, mas não estava derrotado.  Ninguém via ele assim. E mesmo naquele situação Deus precisava que ele aprendesse que fosse um verdadeiro líder porque muitos precisavam dele. Quantas vezes passamos oque Davi passou e ficamos tristes, chorando,  sentindo dó de si mesmo. Certa vez Jesus disse assim: quem põe na mão no arado não pode olhar pra traz, porque a obra não para, é na dificuldade que Deus quer nos dar as maiores experiências de nossas vidas.

O simbolismo da caverna de Adulão.


Aprendemos aqui que dificuldades não é significado que Deus te esqueceu como muitos dizem, e mais a caverna através da escolha feita por Davi se mostrou proveitosa. Tem algumas coisas que você só vai alcançar de Deus na caverna. Dificilmente fora porque ali as situações  nos levam a ter mais intimidade com Deus

Davi e o amor com os pais


Protegendo seus pais


Davi mostra ser acima de tudo um bom filho,  honra seus pais, preocupa com sua proteção,  é interessante notar aqui que quando a palavra vai falar sobre honrar os pais nos dez mandamentos. Pais aqui era considerado todas as pessoas  mais velhas, ou seja de repente o caro leitor não tem mais os seus pais e pensa assim. Bom esse mandamento não se aplica a mim, esta equivocado você pode fazê-lo cuidando dos mais velhos.

A recompensa bíblica para os filhos obedientes


A família é uma tipologia da obra de Deus por isso a palavra nos ensina que devemos cuidar dos nossos pais, e isso é recomendado por Deus.

Morrendo por Davi


A inconsistência de Saul


Fica claro aqui a diferença da unção, do servo e do líder. Saul era rei mas não era servo. Davi era servo e Deus abençoou sua vida. Saul não consegue para ele pessoas como Davi conseguiu mesmo fugindo. Hoje nas igrejas temos muitas pessoas assim, estão liderando, estão a frente mas sem chamado, só se preocupam com o cargo e não com Deus. Essas pessoas aparentemente tem muitas pessoas ao seu redor mas a verdade que todos o acompanham por interesse. Interesse em cargos.

O preço de proteger Davi


Uma coisa que vale a pena destacar aqui é a atitude de Saul. Ele estava tão longe de Deus mas ao mesmo tempo ainda no cargo de rei que tinha perdido todo o temor a Deus. Agia de uma forma totalmente tirana e sem compaixão visando apenas defender o trono. Quantos pastores hoje estão dentro das igrejas desta mesma forma.

A sina de Doegue


Quantas pessoas presenciaram situações em que pensam que Deus não está vendo, aquele arrogante humilhando, pisando em um servo. Deus trabalha diferente de nós mas uma coisa é certa Deus não tolera esse tipo de pessoa no seu meio.

Conclusão


Na fraqueza, quando você pensa que esta mais fraco. Aí é que você é forte porque a força não é sua, vem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário