Antes de iniciar a nossa pré aula deixe eu falar sobre o lançamento do meu livo PENSANDO TEOLOGIA! um livro indispensável para professores e alunos da escola dominical.
clique aqui para mais informações.
O exilio de Davi
Introdução
Não podemos ser hipócritas e falarmos que exílio é bom. Que
é gostoso passar por dificuldades. Claro que não é. Mas a ênfase aqui não está no prazer. Mas na lição que podemos tirar do sofrimento
Daquilo que podemos aprender
no deserto. O homem está muito acostumado a sentir prazer e conforto e criamos
uma ilusão de que agora com Cristo esses momentos não vai mais acontecer.
Outra coisa importante aqui é que todo exilio marca a
pessoa todo exilio deixa
lembranças, todo exilio traz
experiências. Todos. Mas o tipo de lição,
de lembranças e de experiências que vamos trazer de lá é uma escolha
pessoal. Isso mesmo. Ou escolho me edificar e fortalecer na caminhada ou
escolho abaixar e cabeça e viver magoado o resto da vida.
Tem pessoas que ouvimos relatos que nos deixa perplexos.
Pensamos. Se fosse comigo não teria resistido.
Mas por que ele resistiu? Por causa da escolha.
As características do exilio de Davi
A caverna de Adulao
Adulão quer dizer refúgio.
Enquanto Davi estava ali refugiado muitas coisas aconteceram com ele.
Muitos poderiam ter olhado a situação que o levou ali o encarar aquilo como uma
derrota. Mas a sua história então seria diferente. Aprenda uma coisa. As grande lutas nunca
chegarão quando você estiver se sentindo forte, mas quanto mais fraco, quanto
mais lutas tiver mais pessoas procuram por você, mais é esperado de você, sabe porque? É pra te ensinar que quem vence
suas batalhas não é você mas é Jesus.
Os exilados da caverna de Adulão
Aqui Davi estava precisando de ajuda, fugindo e pessoas
vinham até ele. Aprendemos aqui que Davi estava passando por lutas, mas não
estava derrotado. Ninguém via ele assim.
E mesmo naquele situação Deus precisava que ele aprendesse que fosse um
verdadeiro líder porque muitos precisavam dele. Quantas vezes passamos oque
Davi passou e ficamos tristes, chorando,
sentindo dó de si mesmo. Certa vez Jesus disse assim: quem põe na mão no
arado não pode olhar pra traz, porque a obra não para, é na dificuldade que
Deus quer nos dar as maiores experiências de nossas vidas.
O simbolismo da caverna de Adulão.
Aprendemos aqui que dificuldades não é significado que Deus
te esqueceu como muitos dizem, e mais a caverna através da escolha feita por
Davi se mostrou proveitosa. Tem algumas coisas que você só vai alcançar de Deus
na caverna. Dificilmente fora porque ali as situações nos levam a ter mais intimidade com Deus
Davi e o amor com os pais
Protegendo seus pais
Davi mostra ser acima de tudo um bom filho, honra seus pais, preocupa com sua proteção, é interessante notar aqui que quando a
palavra vai falar sobre honrar os pais nos dez mandamentos. Pais aqui era
considerado todas as pessoas mais
velhas, ou seja de repente o caro leitor não tem mais os seus pais e pensa
assim. Bom esse mandamento não se aplica a mim, esta equivocado você pode
fazê-lo cuidando dos mais velhos.
A recompensa bíblica para os filhos obedientes
A família é uma tipologia da obra de Deus por isso a palavra
nos ensina que devemos cuidar dos nossos pais, e isso é recomendado por Deus.
Morrendo por Davi
A inconsistência de Saul
Fica claro aqui a diferença da unção, do servo e do líder.
Saul era rei mas não era servo. Davi era servo e Deus abençoou sua vida. Saul não
consegue para ele pessoas como Davi conseguiu mesmo fugindo. Hoje nas igrejas
temos muitas pessoas assim, estão liderando, estão a frente mas sem chamado, só
se preocupam com o cargo e não com Deus. Essas pessoas aparentemente tem muitas
pessoas ao seu redor mas a verdade que todos o acompanham por interesse. Interesse
em cargos.
O preço de proteger Davi
Uma coisa que vale a pena destacar aqui é a atitude de Saul.
Ele estava tão longe de Deus mas ao mesmo tempo ainda no cargo de rei que tinha
perdido todo o temor a Deus. Agia de uma forma totalmente tirana e sem compaixão
visando apenas defender o trono. Quantos pastores hoje estão dentro das igrejas
desta mesma forma.
A sina de Doegue
Quantas pessoas presenciaram situações em que pensam que Deus
não está vendo, aquele arrogante humilhando, pisando em um servo. Deus trabalha
diferente de nós mas uma coisa é certa Deus não tolera esse tipo de pessoa no
seu meio.
Conclusão
Na fraqueza, quando você pensa que esta mais fraco. Aí é que
você é forte porque a força não é sua, vem de Deus.


Nenhum comentário:
Postar um comentário