domingo, 5 de janeiro de 2020

lição 2 - A criação de Eva, A primeira mulher


A criação de Eva, a primeira mulher


Livro FALANDO DE TEOLOGIA


Olá! Antes de entrarmos no assunto me deixe te apresentar meu livro. Um livro voltado para educadores da Escola dominical, e pessoas que gostam de aprender mais sobre a palavra de Deus.



Se te interessar CLIQUE AQUI ou na imagem para ter mais informações.


Introdução

Vamos ver aqui a criação de Eva, a primeira mulher. Uma coisa que nos chama a atenção logo de início é que Eva não foi feita assim que Adão foi criado. Adão viveu um tempo pra depois sim Deus criar a mulher para Adão. Vamos ver na bíblia:
Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.  Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.
Gênesis 2:18-21
Olha isso. Deus cria o homem e começa trazer algumas atividades para o homem fazer por que está era uma das nossas missões, cuidar do planeta.  O texto mostra que O Senhor Deus leva animais até Adão para que dê nome a eles, e assim ele faz. Mais o final do versículo nos mostra algo que não tinha nada a ver com a tarefa que Deus deu pra ele. O texto diz que Adão não achava uma auxiliados. Ou seja. Não sabemos em que momento mas, sabemos que houve um momento que Adão sentiu falta de uma companheira, sentiu falta de uma auxiliados. Mesmo porque os animais todos tinham mas ele não.  Isso nos mostra coisas fantásticas aqui:
Primeiro aprendemos que Eva não veio ao mundo de Última hora, como remendo já que Adão estava só.  Porque vemos ai que O homem recém criado percebeu que não conseguiria viver só. lhe faltava algo que lhe completasse e pergunta é? Deus faz alguma coisa incompleta? Claro que não.  Tudo que Deus cria é perfeito e agradável. O quê vai acontecer ali é que esse tempo foi necessário para que o homem entendesse o valor de sua companheira, talvez se fossem feitos ambos ao mesmo tempo isso não aconteceria, mas agora Adão já sentia falta e isso fez com que Adão falasse a primeira doxologia da bíblia.
Segunda coisa a aprender aqui é que esse assunto está totalmente relacionado ao primeiro. Se ainda não leu é importante que leia pra entender o que está acontecendo. Clique aqui e veja. Porque aprendemos que quando Deus cria lá no início. Ele cria o ADAM ou seja a humanidade, e essa criação só seria completa depois da chegada de Eva, a outra parte do ADAM.
Vamos entender melhor isso ao longo dos tópicos que se seguem.


A mulher no plano de Deus


A mulher já estava nos planos de Deus


Quando Deus fez o Adam já tinha em mente como já dissemos já tinha em mente a mulher, isso porque Adam não era somente o homem, Deus cria a humanidade e divide esta humanidade em duas partes, homem e mulher. Adão vai perceber isso quando começa a dar nomes e realizar as atividades orientadas por Deus e não acha uma auxiliadora para ele
Você já percebeu que tem coisas que as vezes é tão difícil para o homem resolver e para a mulher é tão fácil e vice versa?
Isso porque o homem sem a mulher esta incompleto e a mulher sem o homem está incompleta também.

A decisão de formar a mulher


A expressão “ não é bom que o homem fique só” não tinha a pretensão de mostrar que Deus fez uma coisa e depois resolveu fazer outra, mas a ideia aqui era mostrar  o homem não pode viver só. Temos que ter em mente que a bíblia foi escrita para o homem. Quando mostramos este texto vemos uma confirmação de Deus dizendo “não é bom”. Isso porque ele já havia sido criado e passado um tempo e o próprio Deus tinha confirmado isso, ou seja. O homem não estava bem, lhe faltava algo, agora era o momento de trazer a outra parte do Adam. Se Deus fizesse os dois ao mesmo tempo, ao longo dos anos a ideia de família podia se perder pois o homem não iria entender direito a necessidade de se completar em alguém. O homem é muito orgulhoso pra admitir isso.

A mulher, uma pessoa necessária


Pelo que já foi apresentado até aqui podemos comprovar a importância da mulher, mas deixe me trazer pra você uma pequena curiosidade do criacionismo relacionado a mulher.  Existe um estudo chamado de célula ou DNA mitocondrial. Esse estudo descobriu que existe um registro que é transferido para todo ser humano pela mulher.  Ou seja tanto homem como mulher vai trazer este registro porém as informações contidas nele são DNA de sua árvore feminina.  Exemplo: tenho uma filha. A minha filha vai trazer dentro dela o registro ou o DNA mitocondrial da mãe dela somente e não o meu pois o homem não tem. Quando ela tiver filhos suponhamos que ela tenha uma filha. A filha dela vai trazer dentro dela este registro a célula mitocondrial, ou o DNA mitocondrial da mãe ( No exemplo, minha filha ) e também da avó dela. Perceba que estou criando uma corrente aqui. Pois bem, certa vez. Uma doutora resolveu fazer uma pesquisa usando mulheres de todos os continentes e o resultado foi que todas vieram de uma mesma mulher.  Exatamente como a bíblia nos mostra, isso hoje é chamado de EVA MITOCONDRIAL.

A criação da mulher


Vamos ver aqui alguns detalhes da criação da mulher. Tem um artigo muito bom sobre isso, recomendo que leiam Jesus estava no Gênesis?


A primeira anestesia


Porquê Deus não faz Eva da mesma forma que fez Adão? Porque a humanidade já estava criada porém incompleta não havia necessidade de se fazer de novo. Caso o leitor tenha dúvidas aqui recomendo a leitura da lição 1 onde falo bem detalhado sobre esse assunto.
Outro ponto interessante aqui é a indicação dessa anestesia porque muitos povos antigos dizem que a origem de certos medicamentos vieram de lá, e vemos aqui bem detalhado o princípio vindo de Deus.


A primeira cirurgia


O princípio cirúrgico aqui é algo que nos faz refletir sobre o milagre porque tem muitos cristãos que pensam ser proibido, ou até mesmo falta de fé quando tenho algum problema é vou ao médico afinal, segundo alguns se tenho o médico dos médicos comigo não preciso de médicos terrenos.  Na verdade a medicina é uma profissão e foi Deixada por Deus. Lucas que acompanhava Paulo era médico. Paulo recomenda remédio a Timóteo enfim Adão passou por um processo cirúrgico.

A primeira engenharia genética


Esse ponto é um dos mais importantes para compreendermos a criação da humanidade.  Porque Eva não foi extraída de Adão e feita um clone, não foi retirado dele a parte necessária para Eva, claro que colocamos no título engenharia genética mas a verdade é que foi muito mais ele disso. Ali foi trazida uma nova vida, com um conceito totalmente diferente de Adão

A missão da mulher


A intenção do autor aqui é mostrar exatamente a divisão da humanidade.  Somos seres que precisamos um do outro. Só vou estar completo na União homem é mulher. Algumas coisas Deus incumbiu ao homem e outra a mulher.

A missão de esposa


Cuidar do lar, administrar e auxiliar É uma tarefa difícil mas Deus tem deixado com a esposa.
A mulher sábia edifica a cada mas vamos lembrar que quem provê as ferramentas e os matérias é o marido  . Temos que registrar isso porque não adianta eu como marido cobrar da esposa aquilo que eu não faço.


A missão de mãe


Hoje se perdeu muito a identidade da educação de valores e princípios no lar. Onde o pai tem seu papel e a mãe também.  Muitos hoje confundem a escola com a casa. Pensam que a mesma tem a responsabilidade de fazer o nosso papel. E a verdade é que o nosso papel continua sendo indispensável na vida dos filhos.  O da mãe principalmente, já que geralmente ela tem oportunidade de passar mais tempo com os filhos. Sem falar que assim como o pai tem princípios para transferir para os filhos a mãe vai ter porém a mãe a bíblia sempre destaca o amor que ela tem é comparado ao amor de Deus num contraste de uma das mais belas e fortes coisas aqui na terra.

A missão como súdita no Reino de Deus


Isso aqui é muito importante pois aprendemos que homem e mulher se completam e que Deus dividiu as funções em cada um de nós. O problema é que como A bíblia mostra o homem como o chefe da casa, depois o homem como pastor. Criou uma falsa ilusão que a mulher é desvalorizada e isso não é verdade. No corpo de Cristo existe várias tarefas e cargos que a mulher faz com muito mais maestria que o homem.

Conclusão


Concluo dizendo que todos nós somos iguais e temos a mesma importância para Deus, homem e mulher.


domingo, 29 de dezembro de 2019

lição 1 - Adão, o primeiro homem


Lição 1 - Adão, o primeiro homem


Introdução


Nesta lição vamos falar de uma disciplina muito interessante na teologia chamada de antropologia. Ou seja. O estudo do homem. Neste caso em especial vamos falar da antropologia teológica. Ou seja, o estudo do homem na ótica bíblica. Como nós cristãos vemos a criação. O que a bíblia nos ensina? Veremos neste trimestre alguns pontos sobre a nossa origem, queda e a nossa redenção.
Tenho certeza que vamos aprender muito com esse trimestre.
Será que Deus foi pego de surpresa quando Adão e Eva comeu a fruta proibida? Será que Jesus foi apenas um remendo no plano da criação?
Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste trimestre.

A doutrina bíblica do homem


Definição


A antropologia busca entender quem é o ser humano. Existe 3 tipos de seres:
·         Deus
·         Seres angelicais
·         Seres humanos
O primeiro item existe apenas um existindo em 3 ou seja a trindade. O único composto e para cada um destes três existe um estudo específico

Ser
estudo
Deus
Teologia (estudo de Deus)
Jesus
Cristologia
Espírito Santo
Pneumatologia

No segundo item temos os seres angelicais ou seja. Os anjos e para esses seres também temos estudos específicos, são eles:
Estudo
Trata sobre
Angeologia
Anjos
Demonologia
demônios

E o terceiro item temos o ser humano, e para esse ser temos também um estudo específico que é exatamente a antropologia.
A antropologia estuda o homem em quatro contexto
·         Geográfico
·         Cultural
·         Social
·         Religioso
Nossa antropologia em si, a bíblica vai estudar o homem bíblico.
Definição

Tentar colocar sistematicamente verdades bíblicas sobre o homem.

Fundamento


A bíblia é o nosso maior fundamento, a nossa maior base. Porem temos que entender que Deus deixou informações na bíblia que ficaram marcadas, ou registradas ao longo dos anos que também nos auxiliam a compreender o ser humano. Uma destas ferramentas é a arqueologia. Onde encontramos restos de coisas do passado que nos trazem muitas informações valiosas. Inclusive sem a arqueologia não entenderíamos muitos textos bíblicos.
Pois ali percebemos comportamentos de cada região por exemplo.

Objetivo


Temos alguns objetivos interessantes aqui: Mas quero recomendar este artigo vai complementar sua visão teológica sobre o assunto.
Responder algumas perguntas. Uma pergunta muito pertinente é exatamente qual a nossa missão? Pra que fomos criados? A bíblia responde assim: Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo a tua força Dt 6:5 O homem foi criado para amar a Deus. E preciso entender que amar aqui não é romantizar. Não é simplesmente palavras bonitas. Amar aqui está conectado com a obediência a sua palavra. É impossível alguém amar a Deus sem obediência a sua palavra. É impossível alguém amar a Deus e odiar o seu próximo.
·         Mostrar nossa dependência de Deus. Vemos aqui algo muito interessante porque aprendemos hoje que tudo que é feito necessita de um “alimento” para sobreviver. A natureza precisa, os animais precisam e da mesma forma o ser humano precisa. Mas de que precisamos? Qual o nosso alimento? Deus. A sua palavra.
·         Reatar a comunhão com Deus. Ou seja, voltar pra Ele, para o lugar de onde saímos.
·         Consolar. Quando tenho estas respostas e outras mais teremos mais clareza acerca do nosso destino
Criação dos céus e da terra

A primeira coisa a se notar aqui é que Deus criou a terra para base do homem. Por isso que nós devemos cuidar da terra. O milagre Ele faz, como fazer chover por exemplo, agora o cuidar ele deixou conosco.

A criação dos céus e da terra


Uma curiosidade aqui é. O que é céu? Na prática céu é tudo isso aqui que vivemos, o ar ao nosso redor. Tudo é céu. Mas voltando a lição no contexto da obra criadora a primeira coisa que Deus criou foram os céus e depois os anjos. Os anjos diferentes de nós foram feitos de uma só vez. Não existe anjo mais velho que o outro. Quando Deus os fez, os fez de uma vez só.
Observe que comentei aí que a primeira coisa criada no aspecto da obra criadora por que antes de criar a obra criadora Deus cria a obra redentora. Lembram que no início fiz uma pergunta? Será que Jesus foi apenas um remendo da criação?
Pois bem, a um tempo atrás escrevi um post falando sobre isso, vou deixar o link aqui e peço que deem uma olhada. Clique aqui. De uma forma resumida ninguém pega Deus de surpresa. Quando Deus foi criar todas as coisas Ele sabia que por causa do livre arbítrio que Ele daria ao homem haveria a possibilidade deste homem pecar, desviar dos seus caminhos, então antes de fazer a obra criadora Ele dá origem a obra redentora. Por isso a bíblia nos Diz que Jesus foi o cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo.

Deus a tudo criou com inigualável sabedoria

Quando Deus criou os céus e a terra Ele usa o termo BARA que significa criar do nada e por um tempo determinado. Então Deus cria as coisas usando apenas a sua palavra. Mas o fato de Deus criar usando apenas a sua palavra não quer dizer que isso fez as coisas ser de qualquer jeito. Pelo contrário as fez, todas em seu devido lugar. Com todas as condições. Por exemplo quando Deus fala de no primeiro dia criou

A criação de Adão, o primeiro ser humano


Será que o homem foi feito a partir de um boneco?
Será que Deus fez um boneco de barro e depois colocou nele o espírito?

O concilio da divindade sobre a criação do homem

Gn 1.26 o termo hebraico traduzido como façamos é NAASEH. Vem da raiz Ìasah. e a semântica desta palavra é muito curiosa, falaremos mais na última parte deste tópico.

Deus cria Adão, o primeiro ser humano

Vamos ver aqui o que significa a palavra homem?
Pois bem, vamos lá.
Homem sexo masculino é: ISH
Mulher em hebraico é: ishah
Perceba que homem e mulher no original hebraico então é um jogo de palavras. ISH, ISHAH
Agora vamos analisar algo interessante aqui.
Será que em GN 1.26 onde o texto diz “façamos o homem”. Será que homem aí é ISH ou ISHAH?
Bom, pra nossa surpresa não é nem um e nem outro. Vamos falar à frente aqui sobre a semântica da palavra ìasah. Mas agora voltamos aqui a atenção para a palavra “homem” homem aqui não é ish e nem ishah. Homem aqui é Adam. Assim como homem e mulher faz um jogo de palavras no original. Aqui temos um jogo de palavras interessante entre homem e terra.
Homem = ADAM
Terra = ADAMAH
Outra coisa agora para entendermos aqui é a diferença entre tradução e transliteração.
Quando analisamos a bíblia em hebraico precisamos entender que existe ali três partes, que são o texto original em hebraico, depois a transliteração e depois a tradução.
Vejamos um exemplo para entendermos:
בֵּית-אֵל = Original hebraico
beyt-el ou Betel = Transliteração
casa de Deus = tradução perceba que a palavra aqui é uma união de duas palavras. Beyt = casa e El = Deus. Ou seja. Betel significa Casa de Deus.
Analisando o homem lá em Gn 1.26 fica assim:
אדם = original
ADAM = transliteração
Humanidade = tradução
Pois bem, por aqui já vemos algumas coisas interessantes. Olhe acima do termo Adam chegou para nós a palavra Adão. Então Adão não é tradução e sim transliteração. A transliteração fica aqui humanidade, mas esta é um resumo mais específico, mas, a semântica desta palavra é muito grande.
Agora como vamos entender ou encaixar ish e ishah na bíblia.
Quando Deus faz o concilio o planejamento, sobre a criação do homem Ele planeja criar o ADAM. Deus cria a humanidade. Porém quando Ele vai criar esta humanidade Deus divide esta humanidade em ISH e ISHAH. Deus pega aquilo que Ele projetou. Ou seja, o ser humano o ADAM e cria do pó da terra. Primeiro Deus faz o homem e depois a mulher. Quando a mulher está criada agora o ADAM está completo.
Você já percebeu que o homem completa a mulher e a mulher completa o homem? Tem qualidades que Deus colocou com mais em ISH e outras Deus coloca em ISHAH. Quando os dois se unem formam o ADAM, a humanidade.
Isso é muito interessante pois muitos dizem que a bíblia é machista, mas vemos aqui que não é nada disso, simplesmente ele coloca características diferentes em cada um. O ISH não é mais importante que ISHAH nem ISHAH é mais importante que ISH.
Aqui vemos também o princípio do casamento, aprendemos que precisamos casar pois somente depois de casados vivemos realmente o conceito completo de humanidade, família.
Dois homens não podem fazer um ADAM e nem duas mulheres podem fazer um ADAM, mas um homem e uma mulher.

O homem torna se alma vivente


Pois bem, vamos analisar aqui o que o termo façamos. Para um melhor entendimento vou pegar outro versículo com a mesma raiz da palavra. Gn 2.7 vejamos:



וַיִּיצֶר
VAYYTSER
1E 2formou
יְהוָה
YHVH
3o 4SENHOR
אֱלֹהִים
ELOHYM
5Deus
אֶת- הָאָדָם
ET HÅÅDÅM
6o 7homem 8(do)
עָפָר
ÅFÅR
9pó
מִן- הָאֲדָמָה
MIN HÅADÅMÅH
10da 11terra,
וַיִּפַּח
VAYPACH
12e 13soprou
בְּאַפָּיו
BËAPÅYV
14em 15seus 16narizes
נִשְׁמַת
NISHËMAT
17o 18fôlego 19da
חַיִּים
CHAYYM
20vida;
וַיְהִי
VAYËHY
21e 24foi 25(feito)
הָאָדָם
HÅÅDÅM
22o 23homem
לְנֶפֶשׁ
LËNEFESH
26alma
חַיָּה:
CHAYÅH:
27vivente.




Esses números que aparecem ai é porque copiei as palavras em hebraico da internet, em breve aprendo essa tecnologia e digito diretamente o hebraico no teclado. Aliás se algum leitor puder me ensinar ficarei grato.
Voltemos aqui. Coloquei acima o versículo 7 de gn 2. Quando diz que Deus formou o homem. Segue a mesma ordem que coloquei acima. Texto original, transliteração e tradução. Perceba ali agora o formou.
Lá no inicio em Gn 1.26 temos ali o façamos, ou seja, um diálogo que Deus teve e chegam a uma conclusão que era vamos fazer o ADAM segundo a nossa imagem e semelhança. Mas porque estou explicando isso em Gn 2.7? por causa da raiz de FORMOU, no início do versículo. Formou aqui no original significa algumas coisas:
·         Pensado
·         Calculado
·         Projetado
·         Planejado
·         Arquitetado (desenhado)
Olha que maravilhoso isso. Deus cria todas as coisas usando a sua palavra e criando-as do nada. Sem uma matéria prima agora Ele vai criar o ser humano e nessa criação, olha que interessante. Ele pensou em nós, nós seres humanos nascemos antes no pensamento de Deus. Nós fomos planejados por Deus lá na eternidade e para nos criar. A coroa da sua criação ele cria a terra pra nós. Para nos colocar. As naturezas, os animais. Ele faz a base e nos coloca depois.
Deus nos calculou, nos projetou. O homem foi alvo de toda a história da bíblia. Deus investiu pesadamente na nossa criação. E o mais interessante aqui é que, não nos fez da terra. Ele nos faz do pó da terra. Pense aí qual a finalidade do pó da terra? Pra que serve? Pra nada, não tem valor nenhum, mas Deus pega aquilo que podemos hoje julgar mais simples e sem valor e usa para transformar na sua maior obra, na coroa da sua criação.
Deus nos arquitetou nos desenhou.
Pensamos então:
·         Será que Deus então criou um boneco de barro?
·         Será que barro é algo pensado?
·         Boneco tem coração, pulmão, veias, bexiga, sistema digestivo?
·         Não
Quando falo que Deus formou. Ele desenhou cada detalhe, ele fez tudo, criou tudo em nós. Quando Ele sopra. Dá a vida para o que tinha criado.
“Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.



A missão e a tarefa do homem


Glorificar a Deus


Porque nós fomos criados?
Veremos um versículo que fala sobre isso:
Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo a tua força Dt 6:5
Aprendemos, pois, aí que nós, os seres humanos. Fomos criados para amar a Deus. Aí podemos pensar que então é simples cumprir o nosso propósito. Porque amar a Deus é fácil. Ele é bonzinho, só quer o nosso bem, como podemos odiar um ser desse?
Precisamos entender que amar aqui não é romantizar. Não é simplesmente palavras bonitas. Amar aqui está conectado a obediência. O que você tem aprendido na igreja. Nos cultos de doutrina e na escola dominical? O que tem aprendido quando lê a sua palavra? Quando você aprende isso e coloca em prática. Tenta viver isso, estamos mostrando que amamos a Deus.
É impossível alguém dizer que ama a Deus sem obediência a sua palavra. É impossível alguém amar a Deus e odiar o seu próximo.

Como amar a Deus?
O texto nos ensina que devemos amar a Deus de todo o coração.
No original hebraico coração é LEV. Na cultura judaica, é o centro da vontade do ser humano. É o controlador das minhas vontades. Se meu coração não se conectar a palavra, não consigo amar a Deus.

De toda a tua alma. Em hebraico é NEFESH é com a sua vida. Se Deus te deu a vida ela tem que voltar pra Ele.
De toda a tua força. Força aqui é MEOD é intensidade.

Propagar a espécie

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.




Uma coisa interessante sobre nossa missão e esta passagem aqui é sobre frutificar e multiplicar. Muitos pensam que esta missão do homem já está ultrapassada. Para aqueles que defendem esta tese dizem que no início quando Deus criou todas as coisas e agora cria Adão e Eva, havia uma necessidade enorme de eles povoaram a terra por que os outros seres feitos por Deus já nasceram prontos e Deus já os criou, todos de uma só vez. Mas o homem foi diferente o ser humano não nasce pronto e vai se gastando como por exemplo um celular novo. Logo o homem necessitava se multiplicar para povoar a terra. Pois a terra estava pronta tinha espaço, mas não tinha o homem.
Concordo em partes com isso porque realmente tudo isso era verdade. O homem era responsável por sua reprodução. Porém temos que entender que as coisas nas palavras de Deus nem sempre trazem somente um significado.
Algumas passagens como essa tem uma interpretação dúbia onde as duas estão certas. Vejamos, pois, as duas interpretações:
1.      Essa interpretação correta sobre o homem crescer e se multiplicar, ele deveria povoar a terra, ou seja, a função ali era muito importante. Espalhar, o momento não era para se aglomerarem, formarem clãs, ficarem todos juntos a necessidade do momento era espalhar. O problema que isso pode parecer ruim pra algumas pessoas, ou para a maioria. Então eles resolvem fazer exatamente o contrário do que Deus falou, veja:
E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.



Enquanto Deus queria que eles se espalhassem, para encher a terram eles queriam ficar perto para ter proteção, abrigo, amparo.
Muitas vezes pensamos que estar perto das pessoas que gostamos, do nosso comodismo é o que Deus quer. Mas precisamos entender que existem coisas específicas que Deus pode cobrar de mim e você. Exemplo:
Você está acostumado com sua igreja, as pessoas que lá estão o conforto que lá tem e tudo mais. Só que de repente abre uma filial desta igreja do lado da sua casa com tudo básico e algumas coisas nem tem. As vezes só um violãozinho quando tem, não tem grupo de louvor, enfim não tem nada, e as pessoas de lá na maioria são novos convertidos. Ai quando Deus te orienta muitos não querem ir.
2.      Outro ponto importante aqui é que quando a palavra diz sobre frutificar e multiplicar nem sempre está falando em ter filhos. Para entendermos melhor este texto precisamos entender o contexto linguístico desta passagem. Para o judeu quando liam esse texto, frutificar e multiplicar trazia uma referência ao que você aprender e que ia passar a frente. Ou seja. Dar fruto era fazer novos discípulos, não no sentido cristão apenas, mas discípulos no sentido de passar seus valores para outros, no caso primeiro filhos e depois as pessoas ao redor e até onde tiver oportunidade. Muitas vezes esquecemos que este mandamento é tão atual como qualquer outro. Porque nós devemos ser exemplos para o mundo, exemplo de conduta, de ética, de vida para as pessoas.
Você tem multiplicado aquilo que tem aprendido? Tem multiplicado a palavra de Deus?

Governar e administrar o planeta

Vemos aqui alguns princípios de liderança, mas vamos meditar aqui no que Deus diz sobre a conduta que devemos ter com o planeta.
Deus nos ensina que a terra é pra ser cuidada. Aquilo que é milagre Deus faz, aquilo que não é o homem deve fazer. Exemplo: quem controla até onde as ondas do mar entra na praia? Deus. Quem cuida da praia para que as águas fiquem próprias para o banho? O homem.
O problema é que temos vivido uma vida sem capricho com o planeta. Sem cuidado nenhum, pensamos que tudo está aqui pra nós e nunca vai acabar e não é assim. Exemplo:
Nossos pais sempre tiravam lenha do mato para usar em casa, pensavam e muitos pensam até hoje que nunca iria acabar. Hoje existe ong. Somente para reflorestar o planeta.

Conclusão


Aprendemos um pouco aqui sobre a criação do homem, a chegada de Adão e Eva. Que veja quantas informações preciosas extraímos aqui o resumo deixo com este texto:
Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo a tua força Dt 6:5

VEJA O MEU LIVRO SOBRE TEOLOGIA

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

O Exílio de Davi


Antes de iniciar a nossa pré aula deixe eu falar sobre o lançamento do meu livo PENSANDO TEOLOGIA! um livro indispensável para professores e alunos da escola dominical.

clique aqui para mais informações.

O exilio de Davi


Introdução

Não podemos ser hipócritas e falarmos que exílio é bom. Que é gostoso passar por dificuldades. Claro que não é.  Mas a ênfase aqui não está no prazer.  Mas na lição que podemos tirar do sofrimento
 Daquilo que podemos aprender no deserto. O homem está muito acostumado a sentir prazer e conforto e criamos uma ilusão de que agora com Cristo esses momentos não vai mais acontecer.
Outra coisa importante aqui é que todo exilio marca a pessoa  todo exilio deixa lembranças,  todo exilio traz experiências. Todos. Mas o tipo de lição,  de lembranças e de experiências que vamos trazer de lá é uma escolha pessoal. Isso mesmo. Ou escolho me edificar e fortalecer na caminhada ou escolho abaixar e cabeça e viver magoado o resto da vida.
Tem pessoas que ouvimos relatos que nos deixa perplexos. Pensamos. Se fosse comigo não teria resistido.  Mas por que ele resistiu? Por causa da escolha.

As características do exilio de Davi


A caverna de Adulao


Adulão quer dizer refúgio.  Enquanto Davi estava ali refugiado muitas coisas aconteceram com ele. Muitos poderiam ter olhado a situação que o levou ali o encarar aquilo como uma derrota. Mas a sua história então seria diferente.  Aprenda uma coisa. As grande lutas nunca chegarão quando você estiver se sentindo forte, mas quanto mais fraco, quanto mais lutas tiver mais pessoas procuram por você,  mais é esperado de você,  sabe porque? É pra te ensinar que quem vence suas batalhas não é você mas é Jesus.

Os exilados da caverna de Adulão


Aqui Davi estava precisando de ajuda, fugindo e pessoas vinham até ele. Aprendemos aqui que Davi estava passando por lutas, mas não estava derrotado.  Ninguém via ele assim. E mesmo naquele situação Deus precisava que ele aprendesse que fosse um verdadeiro líder porque muitos precisavam dele. Quantas vezes passamos oque Davi passou e ficamos tristes, chorando,  sentindo dó de si mesmo. Certa vez Jesus disse assim: quem põe na mão no arado não pode olhar pra traz, porque a obra não para, é na dificuldade que Deus quer nos dar as maiores experiências de nossas vidas.

O simbolismo da caverna de Adulão.


Aprendemos aqui que dificuldades não é significado que Deus te esqueceu como muitos dizem, e mais a caverna através da escolha feita por Davi se mostrou proveitosa. Tem algumas coisas que você só vai alcançar de Deus na caverna. Dificilmente fora porque ali as situações  nos levam a ter mais intimidade com Deus

Davi e o amor com os pais


Protegendo seus pais


Davi mostra ser acima de tudo um bom filho,  honra seus pais, preocupa com sua proteção,  é interessante notar aqui que quando a palavra vai falar sobre honrar os pais nos dez mandamentos. Pais aqui era considerado todas as pessoas  mais velhas, ou seja de repente o caro leitor não tem mais os seus pais e pensa assim. Bom esse mandamento não se aplica a mim, esta equivocado você pode fazê-lo cuidando dos mais velhos.

A recompensa bíblica para os filhos obedientes


A família é uma tipologia da obra de Deus por isso a palavra nos ensina que devemos cuidar dos nossos pais, e isso é recomendado por Deus.

Morrendo por Davi


A inconsistência de Saul


Fica claro aqui a diferença da unção, do servo e do líder. Saul era rei mas não era servo. Davi era servo e Deus abençoou sua vida. Saul não consegue para ele pessoas como Davi conseguiu mesmo fugindo. Hoje nas igrejas temos muitas pessoas assim, estão liderando, estão a frente mas sem chamado, só se preocupam com o cargo e não com Deus. Essas pessoas aparentemente tem muitas pessoas ao seu redor mas a verdade que todos o acompanham por interesse. Interesse em cargos.

O preço de proteger Davi


Uma coisa que vale a pena destacar aqui é a atitude de Saul. Ele estava tão longe de Deus mas ao mesmo tempo ainda no cargo de rei que tinha perdido todo o temor a Deus. Agia de uma forma totalmente tirana e sem compaixão visando apenas defender o trono. Quantos pastores hoje estão dentro das igrejas desta mesma forma.

A sina de Doegue


Quantas pessoas presenciaram situações em que pensam que Deus não está vendo, aquele arrogante humilhando, pisando em um servo. Deus trabalha diferente de nós mas uma coisa é certa Deus não tolera esse tipo de pessoa no seu meio.

Conclusão


Na fraqueza, quando você pensa que esta mais fraco. Aí é que você é forte porque a força não é sua, vem de Deus.