A instituição da monarquia em Israel
Introdução
Veremos neste estudo a transição entre o período teocrático
para o período monárquico.
O que era a teocracia? Era Deus quem governava o povo
através de juízes. “teos” no grego é Deus. O povo era guiado orientado por Deus.
Mas como esse governo não era visível, ou seja. Como o povo não via Deus dava
se uma falsa ilusão de que estavam sozinhos. E abria ai brechas para
desobedeceram constantemente ao Senhor. No livro de Juizes vemos bem claro
esses acontecimentos. Sempre com a expressão que o povo tornou a fazer mal aos
olhos de Deus.
Monarquia aqui era o período onde um rei governaria um povo.
O povo pediu um rei pois queriam ser como as outras nações. O detalhe aqui é
que nós não somos como as outras nações, somos servos do Deus vivo. E esse rei
iria descobrir que ser rei em Israel era diferente de ser em outros lugares.
1 – Por que a monarquia?
Um sentimento de orgulho:
O comentarista diz aqui que
Israel só buscava a Deus na hora da necessidade. Pois bem, vamos comparar com
os dias de hoje e veja se não é assim. Queremos as bençãos de Deus, os
privilégios de sermos servos de Deus, mas não queremos compromisso com Deus.
Dizemos que amamos mas não amamos a Ele. Pois o amor divino está entrelaçado
com a sua lei, se não sou obediente a sua palavra não o amo de verdade.
As pessoas queriam um rei para imitar as noções vizinhas,
mas deveria ser o contrário. As nações deveriam ver a Israel com exemplo.
Quantas vezes vemos atitudes assim nas igrejas. A pessoas tem um cargo, e ao
invés de buscar orientação de Deus de como fazer, o que fazer, muitos querem o
contrário. Imitar o mundo, imitar o que todo mundo esta fazendo. Cuidado, nem
sempre a maioria tem a razão.
O fracasso dos filhos de Samuel:
Vemos um contraste aqui
entre Samuel e seus filhos e Eli e seus filhos. Eli foi um excelente sacerdote,
não houve nenhuma falha, criou seus filhos na igreja porém não tinha controle
sobre eles e o resultado disso foi a degeneração de Israel. Já Samuel agiu
diferente. Eles conhecia a situação dos filhos.
A rejeição dos planos de Deus:
O povo rejeita os planos de
Deus por olharem para as nações ao redor e desejarem serem parecidos. Devemos
vigiar pois uma simples atitude nossa pode nos levar a uma queda espiritual.
2. A escolha de Saul como rei
Por que Saul:
Saul se destacava aos olhos do povo.
Aparentemente estava ali um ótimos rei. Mas temos que aprender que as coisas de
Deus são diferentes. Ele não olha como nós.
A unção de Saul por Samuel:
O que temos que notar aqui é que
Deus dá a Saul a mesma unção, todos os recursos que posteriormente daria a
Davi. Mesmo Saul tendo sido escolhido pelo povo
Os sinais da confirmação da unção:
Saul estava ungido, o
Deus de Israel era com ele o problema e que vai chegar um momento que para Saul
ser rei era mais importante do que ser Servo.
3. O rei que o povo escolheu
Uma escolha pautada na aparência:
Parece que estamos
voltando para aquele tempo, onde as pessoas te medem pela sua aparência e pelo
que você tem. E nós temos que entender que isso não é critério para nós como
servos na casa de Deus.
Os direitos do novo rei:
Temos que entender aqui a diferença
entre o rei em Israel e o rei em outras nações. O rei em Israel também estava
debaixo da lei de Deus.
O novo sistema político e o aspecto teológico:
Neste novo
modelo Deus mostrava que não havia rejeitado o povo. Que continuaria a cuidar
deles conforme cada um fosse obediente a sua palavra.
Conclusão
Não podemos deixar de confiar em Deus pois quando queremos
fazer de nós mesmos, sempre veremos as consequências dos nossos erros.


