domingo, 27 de outubro de 2019

A instituição da Monarquia em Israel - lição 5 adultos cpad

A instituição da monarquia em Israel



Introdução

Veremos neste estudo a transição entre o período teocrático para o período monárquico.
O que era a teocracia? Era Deus quem governava o povo através de juízes. “teos” no grego é Deus. O povo era guiado orientado por Deus. Mas como esse governo não era visível, ou seja. Como o povo não via Deus dava se uma falsa ilusão de que estavam sozinhos. E abria ai brechas para desobedeceram constantemente ao Senhor. No livro de Juizes vemos bem claro esses acontecimentos. Sempre com a expressão que o povo tornou a fazer mal aos olhos de Deus.
Monarquia aqui era o período onde um rei governaria um povo. O povo pediu um rei pois queriam ser como as outras nações. O detalhe aqui é que nós não somos como as outras nações, somos servos do Deus vivo. E esse rei iria descobrir que ser rei em Israel era diferente de ser em outros lugares.

1 – Por que a monarquia?

Um sentimento de orgulho: 

O comentarista diz aqui que Israel só buscava a Deus na hora da necessidade. Pois bem, vamos comparar com os dias de hoje e veja se não é assim. Queremos as bençãos de Deus, os privilégios de sermos servos de Deus, mas não queremos compromisso com Deus. Dizemos que amamos mas não amamos a Ele. Pois o amor divino está entrelaçado com a sua lei, se não sou obediente a sua palavra não o amo de verdade.
As pessoas queriam um rei para imitar as noções vizinhas, mas deveria ser o contrário. As nações deveriam ver a Israel com exemplo. Quantas vezes vemos atitudes assim nas igrejas. A pessoas tem um cargo, e ao invés de buscar orientação de Deus de como fazer, o que fazer, muitos querem o contrário. Imitar o mundo, imitar o que todo mundo esta fazendo. Cuidado, nem sempre a maioria tem a razão.

O fracasso dos filhos de Samuel: 

Vemos um contraste aqui entre Samuel e seus filhos e Eli e seus filhos. Eli foi um excelente sacerdote, não houve nenhuma falha, criou seus filhos na igreja porém não tinha controle sobre eles e o resultado disso foi a degeneração de Israel. Já Samuel agiu diferente. Eles conhecia a situação dos filhos.

A rejeição dos planos de Deus: 

O povo rejeita os planos de Deus por olharem para as nações ao redor e desejarem serem parecidos. Devemos vigiar pois uma simples atitude nossa pode nos levar a uma queda espiritual.

2. A escolha de Saul como rei

Por que Saul: 

Saul se destacava aos olhos do povo. Aparentemente estava ali um ótimos rei. Mas temos que aprender que as coisas de Deus são diferentes. Ele não olha como nós.

A unção de Saul por Samuel: 

O que temos que notar aqui é que Deus dá a Saul a mesma unção, todos os recursos que posteriormente daria a Davi. Mesmo Saul tendo sido escolhido pelo povo

Os sinais da confirmação da unção: 

Saul estava ungido, o Deus de Israel era com ele o problema e que vai chegar um momento que para Saul ser rei era mais importante do que ser Servo.

3. O rei que o povo escolheu

Uma escolha pautada na aparência: 

Parece que estamos voltando para aquele tempo, onde as pessoas te medem pela sua aparência e pelo que você tem. E nós temos que entender que isso não é critério para nós como servos na casa de Deus.

Os direitos do novo rei: 

Temos que entender aqui a diferença entre o rei em Israel e o rei em outras nações. O rei em Israel também estava debaixo da lei de Deus.

O novo sistema político e o aspecto teológico: 

Neste novo modelo Deus mostrava que não havia rejeitado o povo. Que continuaria a cuidar deles conforme cada um fosse obediente a sua palavra.

Conclusão

Não podemos deixar de confiar em Deus pois quando queremos fazer de nós mesmos, sempre veremos as consequências dos nossos erros.


sábado, 26 de outubro de 2019

Ananias e Safira e a mentira ao Espírito Santo lição 4 jovens trim.4 cpad 2019 Antes da aula

 Ananias e Safira e a mentira ao Espírito Santo


É importantíssimo eu ter em mente que a classe de jovens é diferente da classe adultos, portanto a minha didática tem que ser outra.
Jovens e adolescentes gostam de serem desafiados, enfrentar desafios.  Comece a aula fazendo pergunta que vão servir pra prender a atenção deles é ao longo da aula vc vai dando a resposta.
Exemplo:
Vamos falar sobre mentiras, será que existe mentira que Deus aprova?
Mentir é pecado?
Existe pecadão e pecadinho?

INTRODUÇÃO

Aqui o autor faz referência a atos 2:42-47 A palavra diz que o ambiente vivido ali era um ambiente propício para o Espírito Santo operar. Havia muitos milagres e maravilhas e todos mesmo sem serem obrigados tinham tudo em comum, vendiam seus bens e doavam a igreja para que os mais necessitados não fossem prejudicados mas enquanto tinha pessoas que faziam isso por amor e comunhão com Deus. Tinha pessoas ali que queriam fazer apenas por aparência, para se mostrar diante dos apóstolos e da igreja mas a intenção no coração era outra completamente diferente.
Interessante não? Parece que estamos falando de hoje.

1 O engano na obra de Deus

1.1 A comunidade cristã

Realmente aquela igreja vivia que que a bíblia ensina,  tinham tudo em comum, sem ganância sem briga por poder. O importante aqui é destacar que é essa igreja que vai subir. Não importa onde você está e como agem os irmãos da sua congregação temos que saber que em uma igreja fisica temos a fiel e a infiel que possamos ser a igreja fiel que cumpre os mansamente de Deus. Inclusive entre nesse site que tem um curso completo sobre dons espirituais e te mostras bem a ação do Espírito Santo.

1.2 dando lugar ao diabo

O que leva uma pessoa a tomar uma atitude como esse casal em meio a uma comunidade que só fazia o bem? Eles eram vilões?
Não.  Não eram vilões.  O que nos leva a isso é o nosso ego.  A necessidade que temos de sermos elogiados, de querermos sempre ter algo em nós melhor que o outro. Observe que não é isso que estava sendo ensinado.
A doutrina era ter tudo em comum, mas. No fundo no fundo nossa carne não quer ser comum, ela quer ser melhor,  quer receber elogios nem que pra isso precise prejudicar o meu próximo.
Observe as igrejas hoje é veja se não é assim.

1.3 A mentira

Pode parecer um pouco pesado a atitude ali. Eles mentiram e morreram. Imagina se Deus agisse assim hoje?
Preciso entender o contexto  estava começando ali a comunidade evangélica e aquela atitude serviu como exemplo veja aquilo causou um despertar em todos ali. Hoje Deus continua agindo, temos que ter cuidado com nossas atitudes e reverência com Deus pois quando Ele diz acabou a oportunidade aí já é tarde. Agradeça a oportunidade para se reconciliar com Deus enquanto Ele ainda te da oportunidade.

2 As consequências da fraude

2.1 Morte do casal

O pecado sempre trás consequências.  Deus te perdoa mas não tira de você as consequências do pecado

2.2 temor entre o povo

Muitos pensam que Deus não vê seus erros mas na verdade Ele vê e da tempo pra se arrepender.
Exemplo: Deus disse a Adão que quando comesse do fruto morreria. Ele comeu do fruto. Pergunta:
Ele morreu? Sim na mesma hora mas a morte foi espiritual por fora estava mais vivo que nunca.

2.3 A continuação dos milagres

O temor a Deus aqui é o importante, no livro de Atos nada justifica os milagres que aconteceram senão uma ação total do Espírito Santo.
Não podemos ter medo de obedecer a voz de Deus. Muitos aceitam coisas na igreja mesmo sem concordar por medo de tomar uma atitude e ser mal visto perante a igreja. Não é o contrário temos que ter medo ser sermos mal vistos diante de Deus.  Quando obedecemos suas orientações seja na igreja na escola ou trabalho. Por mais que pareça difícil vamos ver o resultado favorável.

3. Sinceridade, integridade e verdade como traços do caráter cristão

 3.1 o cristão precisa ser sincero

Sinceridade aqui como coloca o comentarista é sem trapaça.  A atitude deste casal foi uma mentira pensando que enganados a igreja é ficaria bem diante dos fiéis.  Ser sincero é difícil, tanto pra falar quando você comete um erro quanto pra concordar quando você  é corrigido. Não é fácil mas precisamos buscar isso do Senhor pois isso ter quer Ser uma característica do cristão.

3.2 integridade em todo o tempo

Daniel teve vários inimigos que o invejavam é queria seu lugar. Resolveram armar contra Daniel mas a palavra diz que NADA acharam para o acusar. O servo precisa ser assim. Lógico que virão calúnias,  falsos testemunhos mas o seu caráter não pode ser levado por essas coisas.

3.3 A verdade acima de tudo

A verdade do cristão é Jesus. A nossa vida precisa ser um exemplo daquele que anda em verdade ou seja. Em Jesus. Viver em Jesus é seguir a sua palavra procurando não desviar dela .

Conclusão

Seja sincero diante de Deus. Se você não consegue viver como foi descrito na lição mas tem a fraqueza de se dominar pela mentira e outros males. Seja sincero com Deus. Fale com ele.
É melhor ser um Tomé verdadeiro que um Abraão fingido.
Muito fingem ser Abraão o pai da fé, mas vivem uma vida de faz de conta.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

A degeneração da liderança sacerdotal - trim.4 lição 4 adultos cpad

A degeneração da liderança sacerdotal


INTRODUÇÃO 


Vamos trazer uma pré aula curta e objetiva.
A primeira coisa que vemos aqui é o envelhecimento do ministério de Eli. Eli chegou em uma situação que não tinha mais condição de perceber a diferença de uma pessoa com a alma aflita e amargurada para uma pessoa embriagada. 
Quando nós obreiros do Senhor perdemos está sensibilidade é porque o Espírito Santo já não atua, não acha mais lugar em nós. 
A introdução fala dos filhos dele e ele como pai e como sacerdote não tinha mais o governo. 
Atenção aqui no texto em que Eli chama a atenção de seus filhos.  Foi uma repreensão branda, sem efeito nenhum. Uma repreensão sem autoridade.  
Nunca podemos desprezar a repreensão pois a bíblia nos instrui a usa lá.

1 A DEGENERAÇÃO DOS FILHOS DE ELI

1.1 Quando não valorizamos o que Deus nos deu

Acredita que eles mantinham relações sexuais violentas com as mulheres aproveitando do seu cargo eclesiástico.  Alguns vai dizer que não, que aquelas mulheres poderiam ser prostitutas cultuais.
Isso era um costume pagão muito usado naquele tempo.
Outro ponto importante aqui é que o fato de Eli não fazer o mesmo que os filhos faziam não tirava a culpa dele com relação a situação espiritual de Israel. 
Último ponto, a igreja ou templo estava normal fisicamente falando. Havia todos os utensílios, todos os rituais litúrgicos mas não havia comunhão com Deus.
Aplicação. Precisamos vigiar pra não cair como os filhos de Eli pois muitas igrejas hoje estão assim por fora tudo normal, mas a presença de Deus está se apagando.

1.2 fazendo uma troca

Aqui percebemos um erro dos filhos de Eli que mais adiante Saul também vai comentar. A troca 
Para eles a posição era mais importante do que quem os colocou na posição. 
Era mais importante ser sacerdote do sentido da autoridade que aquilo trazia para eles do que serem servos de Deus.
No caso de Saul era mais importante ser rei do que ser servo de Deus.

1.3 As consequências para quem peca contra Deus

O texto deixa claro que eles pecaram contra o próprio Deus. Assim como fizeram por exemplo Ananias e Safira. Uma coisa sobre isso é.  Todo pecado tem consequências,  mesmo aqueles que você se arrepende e pede perdão e Deus te perdoa existe consequências.  Agora quando eu me acostumo com o pecado,  fico insensível a ele. E contínuo atuando na obra como se nada tivesse acontecido, as consequências são piores ainda.

2 A SENTENÇA DO JUIZO DE DEUS 

2.1 A experiência profética de Samuel.

Samuel teve uma experiência que alguns vai chamar de chamada teofânica. Pois quando ele ouve a voz de Deus percebemos que ela estava bem perto, e era uma voz normal. tão normal que ele pensa que era Eli.
Podemos aprender algumas coisas aqui:
A disciplina de Samuel
A obediência de Samuel, ele estava sempre pronto a atender Eli. A forma como ele responde, nos leva a entender que já era normal ele atender a Eli.
Percebemos aqui também uma característica de profeta muito importante. mesmo Samuel gostando de Eli como seu mestre. Ele foi fiél a palavra de Deus e não omitiu nada que Deus mandou ele entregar. 

2.2 - 3

Deus não tem prazer em punir e castigar mas Ele o faz por que nos ama e quando somos corrigidos por Ele, sabemos que somos amados por Ele. Sempre que pronuncia um juízo e também pronuncia uma benção caso o povo se arrependa. o problema dos filhos de Eli é que não houve arrependimento. muitos hoje também estão pecando, pensam que Deus não se importa e na verdade Ele está apenas te dando oportunidade de se arrepender. 

3 AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO


O preço do pecado é a morte, aqui vemos a diferença de graça e misericórdia. graça é quando merecemos e não recebemos. Por exemplo romanos diz que o salário do pecado é a morte. Ou seja somos pecadores então qual o nosso salário? o  que merecemos? a morte.
merecemos mas não recebemos. e o texto continua , Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna. aqui é o contrário não merecemos mas recebemos. ou seja, graça.
então não mereço e recebo, misericórdia.
Recebo mas não mereço, graça

CONCLUSÃO

A obra de Deus não é brincadeira. temos que ter muito temor e reverencia diante da grandeza de Deus.