quarta-feira, 20 de novembro de 2019

O Exílio de Davi


Antes de iniciar a nossa pré aula deixe eu falar sobre o lançamento do meu livo PENSANDO TEOLOGIA! um livro indispensável para professores e alunos da escola dominical.

clique aqui para mais informações.

O exilio de Davi


Introdução

Não podemos ser hipócritas e falarmos que exílio é bom. Que é gostoso passar por dificuldades. Claro que não é.  Mas a ênfase aqui não está no prazer.  Mas na lição que podemos tirar do sofrimento
 Daquilo que podemos aprender no deserto. O homem está muito acostumado a sentir prazer e conforto e criamos uma ilusão de que agora com Cristo esses momentos não vai mais acontecer.
Outra coisa importante aqui é que todo exilio marca a pessoa  todo exilio deixa lembranças,  todo exilio traz experiências. Todos. Mas o tipo de lição,  de lembranças e de experiências que vamos trazer de lá é uma escolha pessoal. Isso mesmo. Ou escolho me edificar e fortalecer na caminhada ou escolho abaixar e cabeça e viver magoado o resto da vida.
Tem pessoas que ouvimos relatos que nos deixa perplexos. Pensamos. Se fosse comigo não teria resistido.  Mas por que ele resistiu? Por causa da escolha.

As características do exilio de Davi


A caverna de Adulao


Adulão quer dizer refúgio.  Enquanto Davi estava ali refugiado muitas coisas aconteceram com ele. Muitos poderiam ter olhado a situação que o levou ali o encarar aquilo como uma derrota. Mas a sua história então seria diferente.  Aprenda uma coisa. As grande lutas nunca chegarão quando você estiver se sentindo forte, mas quanto mais fraco, quanto mais lutas tiver mais pessoas procuram por você,  mais é esperado de você,  sabe porque? É pra te ensinar que quem vence suas batalhas não é você mas é Jesus.

Os exilados da caverna de Adulão


Aqui Davi estava precisando de ajuda, fugindo e pessoas vinham até ele. Aprendemos aqui que Davi estava passando por lutas, mas não estava derrotado.  Ninguém via ele assim. E mesmo naquele situação Deus precisava que ele aprendesse que fosse um verdadeiro líder porque muitos precisavam dele. Quantas vezes passamos oque Davi passou e ficamos tristes, chorando,  sentindo dó de si mesmo. Certa vez Jesus disse assim: quem põe na mão no arado não pode olhar pra traz, porque a obra não para, é na dificuldade que Deus quer nos dar as maiores experiências de nossas vidas.

O simbolismo da caverna de Adulão.


Aprendemos aqui que dificuldades não é significado que Deus te esqueceu como muitos dizem, e mais a caverna através da escolha feita por Davi se mostrou proveitosa. Tem algumas coisas que você só vai alcançar de Deus na caverna. Dificilmente fora porque ali as situações  nos levam a ter mais intimidade com Deus

Davi e o amor com os pais


Protegendo seus pais


Davi mostra ser acima de tudo um bom filho,  honra seus pais, preocupa com sua proteção,  é interessante notar aqui que quando a palavra vai falar sobre honrar os pais nos dez mandamentos. Pais aqui era considerado todas as pessoas  mais velhas, ou seja de repente o caro leitor não tem mais os seus pais e pensa assim. Bom esse mandamento não se aplica a mim, esta equivocado você pode fazê-lo cuidando dos mais velhos.

A recompensa bíblica para os filhos obedientes


A família é uma tipologia da obra de Deus por isso a palavra nos ensina que devemos cuidar dos nossos pais, e isso é recomendado por Deus.

Morrendo por Davi


A inconsistência de Saul


Fica claro aqui a diferença da unção, do servo e do líder. Saul era rei mas não era servo. Davi era servo e Deus abençoou sua vida. Saul não consegue para ele pessoas como Davi conseguiu mesmo fugindo. Hoje nas igrejas temos muitas pessoas assim, estão liderando, estão a frente mas sem chamado, só se preocupam com o cargo e não com Deus. Essas pessoas aparentemente tem muitas pessoas ao seu redor mas a verdade que todos o acompanham por interesse. Interesse em cargos.

O preço de proteger Davi


Uma coisa que vale a pena destacar aqui é a atitude de Saul. Ele estava tão longe de Deus mas ao mesmo tempo ainda no cargo de rei que tinha perdido todo o temor a Deus. Agia de uma forma totalmente tirana e sem compaixão visando apenas defender o trono. Quantos pastores hoje estão dentro das igrejas desta mesma forma.

A sina de Doegue


Quantas pessoas presenciaram situações em que pensam que Deus não está vendo, aquele arrogante humilhando, pisando em um servo. Deus trabalha diferente de nós mas uma coisa é certa Deus não tolera esse tipo de pessoa no seu meio.

Conclusão


Na fraqueza, quando você pensa que esta mais fraco. Aí é que você é forte porque a força não é sua, vem de Deus.

sábado, 16 de novembro de 2019

As trombetas do apocalípse

E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas.
E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.
E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.
E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.
E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las.
Apocalipse 8:2-6
Muito bem, vamos comentar alguma coisa aqui sobre as sete trombetas descritas em  apocalipse. é sempre delicado falar d livro de apocalipse por ser um livro bem espiritual e profético. E um livro que tem várias linhas de pensamentos. Existem aqueles que acreditam que tudo no apocalipse se cumpriu, aqueles que acreditam que tudo lá está se cumprindo e aqueles que acreditam que tudo ali ainda vai se cumprir. portanto vou trazer aqui a minha visão sobre as sete trombetas mas quero deixar claro que respeito a opinião de todos.
porém vou trazer aqui aquilo que condiz mais claramente com o que a bíblia está falando. E assim tentar passar de uma forma mais clara para o leitor o que são realmente essas trombetas.
Bom, aprendemos que todas as trombetas ainda irão tocar e as vezes imaginamos anjos chegando no céu e tocando as trombetas. todos olhando assustados para cima, com medo e aquele som ensurdecedor do anjo tocando sua trombeta.
Temos que entender primeiro que o tocar aqui está nos falando de um sinal. Isso mesmo. Uma sinal que será dado e quando este sinal for dado saberemos que a trombeta tocou. Som não é um sinal? Ouvimos o som e sabemos que algo está acontecendo. Cada som tem seu timbre específico que nos identifica algo. este sinal que apocalipse fala, vai ser algo específico que vai nos mostrar que a trombeta tocou.
Vamos ver se alguma trombeta já tocou?

A primeira trombeta

E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada.
Apocalipse 8:7
Aqui vemos a primeira trombeta sendo tocada. Observe o que acontece ali.
o anjo toca, ou seja é dado o sinal e o que vai mostrar se eu ouvi ou não o toque da trombeta é exatamente eu observar se percebi este sinal.
vamos lá.
o anjo tocou a trombeta e houve fogo e saraiva. estes queimaram a terça parte das árvores e de toda a erva verde.
a terça parte é mais ou menos 33%. Para ser mais exato a terça parte ou 1/3 é 33.3333333333.
O texto diz que 33% da vegetação foi queimada quando o anjo tocou a primeira trombeta.
Vamos ser francos aqui. Se você que estiver lendo este texto tiver pelo menos 30 anos procure lembrar de quando você era pequeno. Lembre das matas que haviam, lembre de como era a vegetação. Não estou pedindo para calcular o mundo todo não estou pedindo para lembrar só da sua região e me responda:Você acha que 33% da vegetação já acabou no planeta? Vamos ver a manchete de alguns jornais:
Entre 1991 e 2000, a área total de floresta perdida na Amazônia subiu de 415 000 para 587 000 quilômetros quadrados, com a maioria da floresta desmatada sendo transformada em pastagens para o gado.[45] Setenta por cento das terras anteriormente florestadas da Amazônia e 91% das terras desmatadas desde 1970 é usada parapastagem de gado.[46] [47] Além disso, o Brasil é atualmente o segundo maior produtor mundial de soja depois dosEstados Unidos. As necessidades dos agricultores de soja têm sido usadas ​​para validar muitos dos projetos de transporte controversos que estão atualmente em desenvolvimento na Amazônia. As duas primeiras rodovias com sucesso abriram a floresta tropical e levaram ao aumento do desmatamento. A taxa de desmatamento médio anual entre 2000 e 2005 (22.392 km² por ano) foi 18% maior do que nos últimos cinco anos (19.018 km² por ano).[48] O desmatamento tem diminuído significativamente na Amazônia brasileira desde 2004.[49]
Matéria retirada do site wikipédia .

Veja ái, por estes exemplos podemos atestar que 1/3 vegetação já acabou. Portanto vamos entender pelo que a natureza está dizendo Esta trombeta já tocou. tocou e muitos ainda não ouviram.

A segunda Trombeta

E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.
E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus.
Apocalipse 8:8,9
Seguindo a mesma lógica da primeira trombeta agora o anjo toca a trombeta e 1/3 dos animais marinhos morreram.
O oceanógrafo Jacques Costeau. Um dos maiores que já existiu declarou já na década de 70. 40% da população marinha já havia se acabado.
Mas não precisamos ir muito longe não. Nós mesmos conseguimos perceber que os peixes estão acabando cada dia que se passa. as toxinas jogadas nos rios e mares estão matando a vida marinha.
Bom baseado nisso podemos afirmar com toda a certeza que esta trombeta também já tocou. e muita gente não ouviu.

A Terceira Trombeta

E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas.
E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.

Apocalipse 8:10,11
Esta talvez seja a mais clara de todas. 1/3 das águas se tornaram amargas, impróprias para o consumo. temos visto várias manchetes de poluição dos rios.
 
Se analisarmos vamos entender que também esta trombeta já tocou. Tocou e ninguém viu, mas tocou.

A quarta trombeta

E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite.
E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar.
Apocalipse 8:12,13
Conseguem ver algo diferente nesta trombeta?
Percebam que os anjos foram tocando um após o outro e agora á uma pausa onde vemos um anjo voando e dizendo certas palavras. é como se ele estivesse dizendo que viria algo pior. Olha o que ele diz. Ai, ai, ai. Ele diz três ais e faltavam exatamente três trombetas para serem tocadas.
Mas o que essa trombeta diz? que foram feridas a terça parte dos corpos celeste, sol, lua e estrelas para que não brilhassem o dia nem a noite.
Esta trombeta tocou?
não, com certeza não. Mas Paulo nos fala de um acontecimento onde um dos sinais que aconteceu foi exatamente a quarta trombeta. Vamos ver:
E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.
Lucas 21:25
 Agora vamos comparar estes textos com esse aqui:
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

1 Coríntios 15:52
Olha que Interessante. Jesus ensina que na sua segunda vinda o sol a lua e as estrelas escurecerão. teriam sinais. em paralelo com o que Paulo disse. vemos que Paulo chama essa trombeta. Ou seja a quarta de última trombeta. Porque  isso? Porque última trombeta porque depois dela virão os TRÊS AIS.
portanto essa trombeta nos fala da volta de Jesus, onde subiremos com Ele e encontraremos com Ele nas nuvens. com nossos corpos transformados.
Talvez a primeira trombeta tocou e eu não ouvi ...
Talvez a segunda trombeta tocou e eu não ouvi ...
Talvez a terceira tocou e eu não ouvi ...
Mas essa eu preciso ouvir.
Essa é diferente.
Essa será o próprio Jesus nos chamando nas nuvens. Nós vamos ouvir e encontrar com Ele.
Agora pra quem ficar aí vem as outras trombetas. Veja como complemento Você conhece a Deus?

OS TRÊS AIS

E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar.
Apocalipse 8:13
As quatro trombetas já tocaram. Agora a igreja já não esta mais aqui na terra. os salvos em Cristo já subiram pra glória.
Subindo a igreja o Espírito Santo sobre também, pois Ele esta aqui para preparar a igreja, interceder junto com a igreja e a entregar ao noivo Jesus. no arrebatamento o Espírito Santo vai subir e não vai ficar aqui também. Veja esse texto:
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

Mateus 25:9-13
 Olha aí. Aquele que vendia o azeite era o Espírito Santo. Veja que elas vão comprar e o texto não diz que elas compraram, apenas que voltaram e quando voltaram vemos que elas não tinham mesmo comprado porque o noivo não as reconheceu. Ele as reconhecia com a candeia acesa alumiando o rosto. sem o azeite que é o espírito Santo na nossa vida não somos reconhecíveis para o noivo e portanto elas não entraram.
Portanto agora a igreja não está mais aqui, O Espírito Santo não esta mais aqui. o único que esta aqui que terá direito de salvação ainda é Israel.
O que vem agora? Agora vem sobre a terra a chamada grande tribulação.
Nós vivemos o princípio das dores. Agora a terra vai viver as dores. Nós vivemos a tribulação agora a terra vai viver a grande tribulação.
Quando o anjo fala ai, ai, ai, ele fala um ai para cada trombeta que ainda seria tocada.

A quinta trombeta 

E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.
E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar.
E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra.
E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o selo de Deus.
E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.
E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.
E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens.
E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões.
E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate.
E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses.
E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom.
Passado é já um ai; eis que depois disso vêm ainda dois ais.
Apocalipse 9:1-12
Olha aí. Lembrando que a grande tribulação não se restringe apenas as trombetas. mas a muitas outras coisas ainda. Mas veja só a quinta trombeta. os gafanhotos chegam na terra. eles tem uma ordem, não ferir a natureza, não danificar a terra em nada. Eles vem especificamente para ferir e trazer muita dor para o homem.
Vemos na descrição que eles são gafanhotos mas causam dor como escorpiões. imaginem a dor. Aliás nem dá pra imaginar, misericórdia. tanta dor vai ser, tormento, desespero, e a palavra ainda diz que a morte não vai estar presente aí. porque quando as pessoas verem os gafanhotos  terríveis vão querer acabar com a vida pensando que assim estão livres. mas veja ai que a morte já não existe e vão continuar sentindo dor.
A biblia diz que eles tem um tempo definido para causar dor e sofrimento. no texto nos diz que vai ser cinco meses porém como o tempo de Deus não é o nosso não podemos afirmar que são realmente 5 meses.
E Depois de tudo isso, que não é apenas o especificado aqui mas outras torturas ainda narradas na bíblia, o texto diz, passou o primeiro ai, ainda faltam 2.
E pra terminar essa trombeta. Aqueles que a bíblia diz aí que tem o selo de Deus são os Israelitas.

A sexta trombeta 

E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus,
A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates.
E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.
E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles.
E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre.
Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas.
Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas são semelhantes a serpentes, e têm cabeças, e com elas danificam.
E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.
E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua fornicação, nem dos seus furtos.
Apocalipse 9:13-21
Agora a morte volta nesta trombeta a alguns e á outros continuam sendo atormentados e sofrendo.
perceba nesta trombeta que a palavra aí diz que eles não quiseram se arrepender e muitos usam este texto para dizer que vai haver salvação na grande tribulação.
Não é nada disso. a nossa oportunidade é agora. Ou buscamos a Jesus agora ou depois já será tarde.
O que acontece ali quando o texto diz que os homens não se arrependeram é simples. Quem convence o homem dos seus pecados é o Espírito Santo. O Espírito Santo não estará mais aqui, pra Convencer o coração de ninguém, por isso ninguém ali se arrependeu.
Mas ainda não acaba ai o segundo ai. Vamos ver a continuação:
E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo;
E tinha na sua mão um livrinho aberto. E pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra;
E clamou com grande voz, como quando ruge um leão; e, havendo clamado, os sete trovões emitiram as suas vozes.
E, quando os sete trovões acabaram de emitir as suas vozes, eu ia escrever; mas ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões emitiram, e nào o escrevas.
E o anjo que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a sua mão ao céu,
E jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora;
Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.
E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra.
E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.
E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.
Apocalipse 10:1-11
Nesta continuação observamos duas coisas muito interessantes já no início do capítulo:

  • Os sete trovões proferiram coisas tão terríveis, coisas ainda maiores do que o anjo da quinta trombeta e os cavalos do capítulo 9. tão terríveis que João foi orientado a não escrever o que tonha ouvido.
  • o fato de João como servo de Deus ter ouvido algo da parte de Deus em uma revelação e ser orientado a não escrever nos mostra que tem coisas que Deus mostra para certos membros da igreja. aqueles mais voltados a direção mundial da igreja que não mostra para toda a igreja. Por que isso? Simples. Porque nem todos estão preparados para ouvir. Nem todos terão maturidade espiritual para ouvir determinado assunto.
João renova o seu chamado evangelístico de que ainda não tinha terminado sua missão e ouve o anjo dizer que estava perto de terminar aquela tribulação.
Mas o texto continua:
E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.
E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.
E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.
E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o nosso Senhor também foi crucificado.
E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros.
E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra.
E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.
E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.
E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.

Apocalipse 11:1-13
Vemos ai pelo medo muitos dando glória a Deus.
Vemos ai duas testemunhas que vieram e profetizaram na terra no final o relato é que eles atormentaram ainda mais os que estavam aqui. não bastava as pragas das trombetas, as pragas descritas por cristo, as pragas descritas pelos profetas e ainda eram atormentados ouvindo testemunhas falando de Deus e eles não o podiam aceitar mais porque o espírito Santo já não estava mais aqui.
Perceba ai que ainda resta mais um ai.

A sétima trombeta

É passado o segundo ai; eis que o terceiro ai cedo virá.
E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,
Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.
E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.
E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.
Apocalipse 11:14-19
Esta vai ser a pior trombeta. O  maior AI. até então o mundo estará vivendo a grande tribulação mas só os juízos de Deus, agora o próprio Deus.
Antes o Mundo Conheceu Jesus como o leãozinho, agora não agora Ele virá como o leão da tribo de judá. O leão velho.
Antes Ele veio humilde, sendo julgado pelos homens pecadores.
Agora Ele que vai julgar. diz o texto que veio a tua ira.



Caso os caros leitores tenham alguma dúvida coloque aí nos comentários e terei prazer
em estar respondemos todos.


Curtam e compartilhem com seus amigos, principalmente os novos convertidos e estudantes da palavra de Deus.

Curtam também nossa página no face https://www.facebook.com/adbetimpbebd







Forte abraço!
Renato Rodrigues

Dons espirituais e ministério são a mesma coisa?

Introdução

Olá,  sábia que escrevi um livro? Se gostar desta matéria click aqui é tenha mais informações.
Vamos ver alguma coisa aqui sobre dons espirituais e ministérios. Será que são a mesma coisa?
Não vamos aprofundar aqui nos dons espirituais, vamos só mostrar a diferença.

Será que todos são dons?
Existe essa dúvida frequentemente. E inclusive muitas igrejas dizem que realmente são dons e os chamam de dons ministeriais.
Será que essa expressão pode ser aceita?
A resposta é não.
Mas porque tudo isso. Qual a relação que existe entre dons espirituais e ministério pata se ter essa ou aquela interpretação?

Este site aqui tem 2 ebook gratuitos sobre dons espirituais
Vamos ao texto.
1 Coríntios: 12. 4. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
No texto Paulo vai tratar sobre dons espirituais. Mas para explicar que tudo vem do espírito. Paulo então faz essa comparação.
Nos mostrando que tudo que acontece na igreja no âmbito espiritual é obra do Espírito Santo.
Mas para entendermos que ministério não é dom espiritual precisamos entender como se dá o ministério.
Pois bem o ministério é chamado. Os dons são dados.

Por fases.

Todos que confessam a jesus como salvador recebem o selo. São selados pelo Espírito Santo. Ele é o consolador profetizado por Jesus. Todos esses que são selados recebem os frutos do espírito.
Alguns recebem um algo a mais da parte de Deus pra realizarem a obra aqui. São os que foram batizados com o Espírito Santo. Quem é batizado com o espírito santo recebe dEle os dons espirituais.
Dentre estes alguns são recebem um chamado especial. Esse chamado é o ministério.
Ao longo de ló da a história bíblica vemos pessoas sendo chamadas por Deus para exercer um ministério diante dele.
No antigo testamento este chamado se limitava quase na sua maioria a reis, sacerdotes e profetas. No novo testamento isso mudou.

Entendendo o ministério

Muito bem.
Antes de entender o que é ministério vamos definir aqui o que não é ministério.
O diácono. Não é ministério
Vamos ao texto.

Atos dos Apóstolos: 6. 1. Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. 4. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 5. O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia, 6. e os apresentaram perante os apóstolos; estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos.
Veja que as viúvas estavam ficando sem receber os cuidados devidos e então os discípulos se reúnem e escolhem ali pessoas que seriam diáconos. Para fazer a tarefa de servir o pão.
Veja que o diácono era pessoa com experiência com o espírito santo.
Eram pessoas muito usadas por Deus mas a tarefa deles não era o ministério é sim o servir a mesa. Portanto diácono não é ministério. São obreiros separados para o trabalho na casa de Deus. Servir a santa ceia. Ficar a porta. Coisas assim são trabalho para os diáconos lógico que vai muito mais além que isso. Porém não vou falar de Diaconato aqui vamos falar de ministério. mas em resumo diácono auxilia o ministério
Muito bem.
Ministérios

O que a biblia mostra como ministério no novo testamento?

BISPO

1 Pedro: 2. 25. Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.
Atos dos Apóstolos: 20. 28. Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue. 
A palavra bispo é de origem latina. Era usada para intitular aquele responsável pela igreja em cidades ou igrejas predominantemente de origem latina. O pastor lá era chamado de bispo.

PRESBÍTERO

Tito: 1. 5. Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda não o está, e que em cada cidade estabelecesses anciãos, como já te mandei; 

A palavra presbítero é de origem grega significa aquele que tem o governo.

De acordo com a biblia presbítero e pastor portanto é a mesma coisa.

Porém esse nome era mais usado em igrejas ou cidades onde a predominância era grega.

Por esta razão que no novo testamento chamam a reunião de pastores de presbitério. O presbítero é um conjunto de pastores.
1 Timóteo: 4. 14. Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero. 
ANCIÃO

Atos dos Apóstolos: 14. 23. E, havendo-lhes feito eleger anciãos em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. 
Resumindo os anciãos passaram a não ser mais os que tinham mais idade . Mas aquele que preside . E esse nome era dado aos líderes da igreja.
Ancião era o próprio pastor e esse nome era usado em igrejas onde sua maioria ou a predominância ali era de judeus. .
Portanto bispo, presbítero e ancião na bíblia são a mesma coisa. São a figura do pastor. Aquele que apascenta o rebanho.
As pessoas usam vários nomes aí para classificação. Em cada lugar vemos os mais diversos possíveis e não tem problema mas entendam não tem base bíblica.
Não posso dizer que na bíblia pastor é mais importante que o presbítero. É a mesma coisa. 

Então o que é ministério?

Atos dos Apóstolos: 6. 4. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
Quem é a palavra? Jesus

Quando lemos ministério da palavra lemos ministério de Jesus.

Paulo fala daquela ceia que antecedeu ao sacrifício de Cristo .

Naquele dia Jesus chamou os 12 para cear com Ele. Veja.

1 Coríntios: 11. 23. Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; 24. e, havendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 25. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. 26. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha. 
Porque Jesus chamou simplesmente os 12 se naquela época já tinha quase 120?

Atos dos Apóstolos: 1. 15. Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse: 
Por que Jesus estava encerrando sua obra ali.e naquele ato ele transmitia o seu ministério a eles. Como?
Pegou o pão e disse . Isto é meu corpo partido por vós e Ele corta o pão e da um pedaço a cada um dos discípulos.
Aquilo representava a transferência do ministério.
Não era um ato para a igreja. Jesus não chamou a igreja . Foi um chamado feito para os 12. Ele estava repartindo seu ministério.
Diferente dos dons espirituais onde qualquer um poderia receber um algo a mais. Agora o ministério tinha um chamado. De pessoas que se destacavam na obra. Não destaque pessoal. Auto promoção. Mas se destacava na busca e dedicação pela obra de Deus. Essa chamada é específica. Todos nós. Vejam bem todos nós temos um chamado. Ou seja temos um trabalho a realizar. Mas de acordo com a vontade de Deus. Já pensou se Ele chama todos para o ministério?

A igreja tem várias tarefas várias coisas onde pode.os trabalhar. E o ministério é um chamado específico. Ninguém forma pastor. Ninguém consegue diploma de pastor. A pessoa está como pastor porém eu posso perder isso.
Tem outra coisa no partir do pão ali.
Aquilo significava que nenhum dos 12 poderia assumir o ministério sozinho. Foi repartido no corpo de Cristo. Cada um tinha um pedaço que representava o ministério de Jesus.

E como aparece o ministério de Jesus na igreja?

Nesse ponto o Espírito santo vai usar a sua vocação. A pré disposição do homem. O Espírito Santo vai usar aquela qualidade que cada um vai ter e usar a mesma no seu ministério.

Vamos ver abaixo.

Efésios: 4. 11. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, 
Aqui Paulo mostra como somos chamados.
Lembrando que todos os ministérios são resumo de um. Ministério da palavra.
Digamos que digo assim. Vamos ungir o irmão Rafael para o ministério da palavra. Aí um comissão de pastores ou seja o presbitério impõe a mão sobre ele e o consagra.
Aí eu digo assim ..
Vamos consagrar o irmão Leandro ao ministério de evangelista.
Tá certo?
Não tá errado. Porque o ministério de evangelista também é o ministério da palavra que é o ministério de Jesus.
Agora se reúnem o presbitério e diz assim vamos consagrar o irmão Leandro ao ministério da palavra como evangelista. Aí sim . Estamos dizendo que ele está no ministério da palavra porém a atuação do seu ministério vai ser de evangelista.
Mas na maioria das vezes isso não acontece a pessoa é consagrada a pastor. Porém a medida que for exercendo seu ministério vamos descobrir a sua atuação.

APÓSTOLO

Essa palavra significa enviado com autoridade.
Os primeiros 12 tiveram sua primeira missão voltada pra israel.
Pedro e os outros foram muito usados mas a meta era Israel.
Porém Paulo foi chamado para ser enviado aos gentios.
Atos dos Apóstolos: 9. 15. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; 
O apóstolo é o missionário hoje. Por onde passa deixa igrejas. Temos pastores hoje que são assim. As vezes seu título é pastor mas a característica do ministério dele é missionário. Por onde passa deixa várias igrejas assim como os apóstolos faziam.

PROFETA

Não é a mesma coisa de profecia dom espiritual. Quando Paulo chega na casa de Filipe em Cesareia. Vê que Filipe tinha 4 filhas que profetizavam.

Atos dos Apóstolos: 21. 8. Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. 9. Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam. 
Elas tinham o ministério da palavra? Não

Elas tinham o dom de profecia.

O profeta agora é colocado dentro do ministério. Porque?

Porque os dons saídos dali vão direcionar o governo da igreja. É diferente de quem tem dom de profecia.

O dom dentro da igreja é pra edificação da própria Igreja o dom no ministério orienta toda a igreja num sentido global entendem?

EVANGELISTA

Deriva do evangelho significa Boas novas. Evangelista é aquele que leva as boas novas.

Qual as características do evangelista?

É um ministério com muitos sinais.

Atos dos Apóstolos: 8. 5. E descendo Filipe à cidade de Samária, pregava-lhes a Cristo. 6. As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava; 
Você não pode ter evangelista sem essa característica.

Aí você diz assim. Mas todos temos que evangelizar. Sim isso é ordenança divina. Todos nós evangelizamos. Mas a igreja não tem o ministério do evangelista .
O ministério de evangelista tem os sinais visíveis.
O evangelista tem um diferencial pra evangelizar. As vezes uma palavra dele . Consegue evangelizar uma pessoa.
O evangelista. Ou seja o pastor que a sua característica é evangelista não pode ficar muito tempo na igreja.
O evangelista não sabe doutrinar. Se ele fica na igreja muito tempo ele enche a igreja e acaba esvaziando ela também. A não ser que seu ministério tenha outras características além da de evangelista.

PASTOR

É pastorear o rebanho. Tem pastor que não possui a característica de pastor. .

Olha aí o pastor.

Não se afasta do rebanho

Apascenta

Cuida da ovelha

Corrige a ovelha com amor.

Conhece as ovelhas.

Preserva as ovelhas.

MESTRE

É o ministério do ensino.

Esta dentro do ministério da palavra.

Porém a característica é o ensino. É ensinar.


Vemos portanto uma diferença clara aí entre fruto do espírito, dons espirituais e ministério.

Outra coisa a última na verdade.

Ministério não é profissão.

Não é porque vc estudou fez seminário que independente da sua vida vc continua pastor. Não.

Caso os caros leitores tenham alguma dúvida coloque aí nos comentários e terei prazer
em estar respondemos todos.


Curtam e compartilhem com seus amigos, principalmente os novos convertidos.

Curtam também nossa página no face Escola bíblica
Forte abraço! 
Renato Rodrigues

MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM. é língua estranha?

Ouvimos muitas pessoas dizendo que o que aconteceu no banquete do rei Belsazar, ou melhor que aquelas palavras que foram escritas ali, MENE, MENE, TEQUEL E UFARSIM eram línguas estranhas. antes de darmos nosso parecer sobre o assunto, vamos ao texto:


O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus senhores, e bebeu vinho na presença dos mil.

Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.

Então trouxeram os vasos de ouro, que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.

Beberam o vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra.Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro.E gritou o rei com força, que se introduzissem os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei, dizendo aos sábios de babilônia: Qualquer que ler este escrito, e me declarar a sua interpretação, será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço e, no reino, será o terceiro governante.Então entraram todos os sábios do rei; mas não puderam ler o escrito, nem fazer saber ao rei a sua interpretação.Então o rei Belsazar perturbou-se muito, e mudou-se-lhe o semblante; e os seus senhores estavam sobressaltados.A rainha, por causa das palavras do rei e dos seus senhores, entrou na casa do banquete, e respondeu, dizendo: Ó rei, vive para sempre! Não te perturbem os teus pensamentos, nem se mude o teu semblante.Há no teu reino um homem, no qual há o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, o rei, o constituiu mestre dos magos, dos astrólogos, dos caldeus e dos adivinhadores;Porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, e conhecimento, e entendimento, interpretando sonhos e explicando enigmas, e resolvendo dúvidas, ao qual o rei pôs o nome de Beltessazar. Chame-se, pois, agora Daniel, e ele dará a interpretação.Então Daniel foi introduzido à presença do rei. Falou o rei, dizendo a Daniel: És tu aquele Daniel, um dos filhos dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, trouxe de Judá?Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham a luz, e o entendimento e a excelente sabedoria.Agora mesmo foram introduzidos à minha presença os sábios e os astrólogos, para lerem este escrito, e me fazerem saber a sua interpretação; mas não puderam dar a interpretação destas palavras.Eu, porém, tenho ouvido dizer de ti que podes dar interpretação e resolver dúvidas. Agora, se puderes ler este escrito, e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço e no reino serás o terceiro governante.Então respondeu Daniel, e disse na presença do rei: As tuas dádivas fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outro; contudo lerei ao rei o escrito, e far-lhe-ei saber a interpretação.Ó rei! Deus, o Altíssimo, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino, e a grandeza, e a glória, e a majestade.E por causa da grandeza, que lhe deu, todos os povos, nações e línguas tremiam e temiam diante dele; a quem queria matava, e a quem queria conservava em vida; e a quem queria engrandecia, e a quem queria abatia.Mas quando o seu coração se exaltou, e o seu espírito se endureceu em soberba, foi derrubado do seu trono real, e passou dele a sua glória.E foi tirado dentre os filhos dos homens, e o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; fizeram-no comer a erva como os bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens, e a quem quer constitui sobre ele.E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isto.E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos à tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus senhores, as tuas mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.Então dele foi enviada aquela parte da mão, que escreveu este escrito.Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM.Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino.Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus.E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos.Daniel 5:1-31
Muito bem, Temos aí o texto. vamos agora entender.
O que estava acontecendo ali?
O rei Nabucodonozor Havia saqueado todo o reino de Judá inclusive o templo, levou tudo para Babilônia, anos se passaram e agora seu neto era o rei da Babilônia.
talvez o caro leitor possa achar estranho essa declaração pelo fato da bíblia mencionar Belsazar como filho de Nabucodonozor. o fato é que a bíblia geralmente menciona pessoas que tiveram uma importância maior na história e omite outras, se aquela omitida não está logicamente na genealogia aquele que aparece antes vem como o pai. não quer dizer necessariamente que foi o pai literal, mas que está na mesma linhagem. as vezes o nome antes pode ser um bisavô ou tataravô. vamos colocar aqui uma explicação do dicionário.
Belsazar era filho de Nabonido e Nitócris, filha de Nabucodonosor e viúva de Nergal-sharezer. Quando jovem, deu uma festa para mil de seus lordes, e, animado pelo vinho, mandou trazerem os vasos sagrados que o seu "pai" (ou, mais precisamente, avô) Nabucodonosor havia pilhado do templo de Jerusalém, e, com seus príncipes, bebeu neles. De repente, apareceu uma mão, que escreveu na parede o julgamento de Deus. As palavras eram 'Mene', 'Tequel' e 'Parsim'. Como ninguém descobriu o significado das palavras, chamaram um ex-sábio do rei Nabucodonosor, Daniel, que interpretou as escritas; na mesma noite, o reino dos caldeus chegou ao fim, e o rei foi morto. O reino foi tomado por Dario, rei dos persas.
Belsazar agora faz um banquete no palácio e usa os utensílios pegos no templo de Jerusalém. aquele ato mostrava o descaso que os babilônios faziam de  Deus. Para eles Deus não era nada. o avô dele sentiu na pele o que era afrontar a Deus. o que era querer ser igual a Deus.
e no final da sua vida ainda glorificou o nome do Senhor.
Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba.
Daniel 4:37
Do capítulo 4 para o capitulo 5 passam se alguns anos. agora Belsazar começa a afrontar a Deus, usar as coisas consagradas a Deus como se fosse coisas comum. E interessante que hoje vemos muitos cristãos fazendo a mesma coisa. sobem nos púlpitos das igrejas sem temor, sem a menor reverência como se fosse um lugar qualquer.
Enquanto faziam aquela festa a bíblia conta de do nada aparece uma mão. isso mesmo eles só vêem uma mão. e começa a escrever na parede.

Entendendo o mistério 

a palavra nos ensina que além de ficarem assustados com aquela mão escrevendo, ninguém entendia nada porque, a mão estava escrevendo em uma língua desconhecida para eles.
Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.
Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro.
E gritou o rei com força, que se introduzissem os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei, dizendo aos sábios de babilônia: Qualquer que ler este escrito, e me declarar a sua interpretação, será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço e, no reino, será o terceiro governante.
Daniel 5:5-7
Portanto é fato que o idioma usado ali não era um idioma conhecido, pelo menos dos que estavam ali.
Daniel é chamado para desvendar o mistério.
quando Daniel chega ali, veja a palavra que Ele direciona ao rei.
Então Daniel foi introduzido à presença do rei. Falou o rei, dizendo a Daniel: És tu aquele Daniel, um dos filhos dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, trouxe de Judá?
Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham a luz, e o entendimento e a excelente sabedoria.
Agora mesmo foram introduzidos à minha presença os sábios e os astrólogos, para lerem este escrito, e me fazerem saber a sua interpretação; mas não puderam dar a interpretação destas palavras.
Eu, porém, tenho ouvido dizer de ti que podes dar interpretação e resolver dúvidas. Agora, se puderes ler este escrito, e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço e no reino serás o terceiro governante.
Então respondeu Daniel, e disse na presença do rei: As tuas dádivas fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outro; contudo lerei ao rei o escrito, e far-lhe-ei saber a interpretação.

Daniel 5:13-17
Daniel deixa claro que o assunto ali, não era relacionado a conhecimento humano, mais uma vez mostrando que não estava em um idioma conhecido pelos presentes.
Daniel ora ao Senhor que lhe revela as palavras.
MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM
aqui vemos algo extraordinário. dissemos que as palavras escritas na parede não era de um idioma conhecido pelos presentes. agora estas palavras acima já são o contrário, elas são de um idioma conhecido pelos presentes. o melhor. era o idioma usado pelos presentes.
O velho testamento é todo escrito no hebraico com algumas exceções. este trecho é uma dessas exceções .essas palavras estão escritas em aramaico, que era uma língua usada pelos babilônicos.
olha o que aconteceu.
Deus foi ali e enviou a sentença, escrevendo em línguas estranhas, Daniel ourou a Deus e Deus lhe deu  a interpretação da sentença. quando Daniel foi trazer a interpretação Daniel a traz em aramaico que era a língua que eles falavam.
o texto estava em línguas estranhas.
na interpretação em aramaico ficou assim
MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM
o que significava
MENE=  Contou Deus o teu reino e o acabou.
TEQUEL= Pesado fostes na balança e foste achado em falta
UFARSIM ou PERES= Dividido foi o teu reino e dado aos medos e aos persas.
portanto MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM não são línguas estranhas, é aramaico.




Caso os caros leitores tenham alguma dúvida coloque aí nos comentários e terei prazer
em estar respondemos todos.


Curtam e compartilhem com seus amigos, principalmente os novos convertidos e estudantes da palavra de Deus.

Curtam também nossa página no face Escola bíblica



Forte abraço! 
Renato Rodrigues

Falar em línguas é a única confirmação que fui batizado com o Espírito Santo?

Esta é uma das coisas comuns de se ouvir hoje. Quando dizemos que alguém é batizado com o Espírito Santo já imaginamos aquela pessoa falando em línguas.

Outra coisa que acontece, alguém chega perto de você e pergunta:

_você é batizado com o Espírito Santo?

Se a pessoa fala em línguas, rapidamente ela vai responder:

_falo sou sim.

Agora se a pessoa não fala em líng, uas ela já responde:

_ainda não, estou buscando.

Vamos ver se é isso mesmo?

Vamos dar uma olhada no que a bíblia fala sobre batismo com o Espírito Santo e entender onde entra o falar em línguas.

O que é Batismo com o Espírito Santo?



A primeira coisa que vamos definir aqui para entender bem vai ser isso. O que é batismo com o Espírito Santo.

Na bíblia vamos encontrar. Os termos:

· Receber o Espírito Santo

· Batismo com o Espírito Santo

FAÇA UM CURSO COMPLETO sobre isso GRÁTIS aqui.

Receber o Espírito Santo faz parte da nossa conversão, todo aquele que confessa Cristo como Salvador recebe o Espírito Santo pois o Espírito Santo entra aí como nosso consolador, aquele que vai nos guiar, e nos entregar ao noivo que é Cristo.

“E eu rogarei ao pai e Ele vos dará outro consolador. ” João 14:16

Este consolador aí é o Espírito Santo que todos nós agora que confessamos cristo recebemos. Aliás Ele já agia em nós, para nos convencer do pecado.

Agora Batismo com o Espírito Santo é diferente. Ter o Espírito Santo é uma coisa, ser batizado por Ele é outra coisa.

O que é ser batizado com o espírito Santo? É revestimento de poder para fazer a obra de Deus.

Olha só isso aqui, é importante.

O receber o Espírito Santo gera em nós os Frutos do Espírito.

O ser batizado com o Espírito Santo gera em nós os dons espirituais.

Receber o Espírito= Frutos do Espírito Gl 5.22 Isso é inclusive muito profundo e talvez escreva algum post aqui sobre os frutos do Espírito.

Ser batizado com o Espírito= Dons Espirituais.

Pois bem, já definimos o que é ser batizado com o Espírito Santo e Chegamos nos Dons Espirituais. Agora então vamos entender o que é dom espiritual.

Dons Espirituais

Sabemos que o novo testamento foi escrito no Grego. E embora a doutrina dos dons espirituais esteja contida em toda a bíblia vamos ver com organização os dons no novo testamento, mesmo porque antes o Espírito Santo só pousava em algumas pessoas e agora no novo testamento, na igreja apostólica Ele foi derramado sobre toda a carne.

Pois bem no novo testamento vamos encontrar duas palavras gregas para DOM

· Doréia

· Karisma

Doréia é usado em todo o novo testamento, com exceção dos dons espirituais. Ou seja quando o assunto não está relacionado a dom espiritual vamos encontrar a palavra doréia.

Doréia significa presente. Vamos ver um trecho da palavra onde encontramos o termo doréia:

“Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede, dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva. ” João 4:10

Olha aí, neste texto a palavra dom é doréia que quer dizer presente.

“Se tu conheceras o (presente) de Deus (que era o próprio Jesus) e quem é o que te pede. (o presente de Deus para o homem estava na frente dela agora) tu lhe peridias e ele te daria águas vivas. (se ela soubesse quem estava falando com ela . Não deixaria passar aquele momento. Pediria para Ele.) “



Karisma é usado para dons, quando se fala de dons espirituais. O que era o karisma? Quando o soldado fazia algo que se destacava no regimento ele no final do mês, recebia um karisma, não era seu salário, o salário era o soldo. Ele recebia algo a mais esse era o karisma, karisma vem de karis = favor imerecido.

Nós não merecemos mas ganhamos, para nos dar poder para testemunhar e realizar a obra o u o projeto do Deus aqui. Mas o projeto de Deus já não foi cumprido? Sim no sentido de preparar e nos dar acesso a eternidade, agora o projeto para nós é o IDE. Ir ao mundo e anunciar o evangelho a toda a criatura.

Quando a bíblia nos mostra sobre os dons espirituais ela nos ensina que existe 9 dons. Vamos ao texto:

“Irmãos, a respeito dos dons espirituais não quero que sejais ignorantes. Ora há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo e há diversidade de ministérios, mas o Espírito é o mesmo e há diversidade de operações, mas o espírito é o mesmo. A cada um, porém é dada a manifestação do espírito para proveito comum. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria(1) a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da Ciência(2), a outro pelo mesmo Espírito , a fé(3) a outro pelo mesmo Espírito os dons de curar(4) a outro a operação de milagres(5) a outro a profecia(6) a outro o dom de discernir espíritos(7) a outro VARIEDADES DE LÍNGUAS(8) e a outro a interpretação de línguas(9). 1 corintios 12:1,4-10 “

Vamos encontrar aí 9 diferentes formas dos dons espirituais. Perceba que o dom de línguas está inserido no meio dos dons. Em nenhum momento ele tem um estaque. Eu destaquei acima para mostrar que ele está no meio, é o dom de numero 8.

Se eu aprendi lá em cima que receber o Espírito = frutos do Espírito e ser batizado com o Espírito= dons espirituais, posso concluir que se eu tenho qualquer um dos 9 dons relatados acima, mostra que eu SOU BATIZADO COM O ESPÍRITO SANTO. Não necessariamente falar em línguas. Tem pessoas que são bênçãos de Deus, muito usadas nas mãos do Senhor e não falam em línguas e são frustradas porque pensam que não são batizadas pelo espírito Santo.

Mais à frente vamos ver mais detalhado sobre o som de línguas mas antes vamos olhar um pouco mais sobre os 9 dons.

1 Sabedoria

Este dom é muito importante porque vemos muitas pessoas que quebram muitas vezes a cara por não terem sabedoria. A Sabedoria coloca em ordem todas as coisas e também os outros dons espirituais. A sabedoria é fundamental para o crente e deve ser buscada e pedida a Deus. Por que sem sabedoria podemos perder vidas, podemos fazer pessoas saírem da igreja. Nem sempre a verdade deve ser falada por nós. As vezes algo que você sabe sobre alguém é uma verdade porém você não é a pessoa mais adequada para falar aquilo, pode gerar ali uma mágoa, ou coisa assim, tem assuntos que se a pessoa tiver sabedoria ela vai chegar até o pastor vai contar aquele problema e o próprio pastor vai resolver aquilo. Entendam, uma coisa é um membro chegar para outro e dar uma repreensão, outra coisa é um pastor ungido chegar e dizer as mesmas palavras. A palavra do pastor vai chegar bem melhor aos ouvidos do que a palavra do membro.

A sabedoria também pode ser aplicada aos dons espirituais, para colocar em ordem os dons. As vezes você vai em uma casa ou está conversando com alguém e Deus te mostra alguma coisa a respeito daquela pessoa, mas não é pra você contar é pra você orar simplesmente, mas se você não tiver sabedoria, você vai dizer.

Certa vez uma irmã junto com seu pastor foi visitar uma senhora nova convertida e chegou lá a irmão falar assim. Deus me mostrou que debaixo da cama dessa menininha aqui tem uma cobra enorme, com o bote armado pronta para atacar. A menina começou a chorar e disse para a mãe que não ia dormir mais lá. A irmã tentando concertar disse assim: _não filha aquela cobra é o inimigo. Piorou mais ainda.

2. Ciência

Ciência é conhecimento. No caso aqui, de Deus. O conhecimento de Deus se dá a nós de três formas. Sonho, visão e revelação.

Sonho

Nem todo sonho é de Deus, você pode ter um sonho por você mesmo, pode ter um sonho atribulado pelo diabo e tem o sonho de Deus. Este sonho é uma forma de Deus mostrar coisas para o seu povo, a bíblia está repleta de pessoas que sonharam e no sonho Deus estava dizendo coisas para eles.

Visão

Visão é como se fosse um sonho, onde estamos acordados, mas Deus fala conosco nos mostrando todo sua vontade. Na visão vemos como que um sonho, mas estamos acordados. Veja que na visão as vezes você ajoelha para orar ficou ali de olhos fechados dois minutos e teve uma visão de cinco minutos, isso porque vamos para o tempo kairos de Deus.

Revelação.

Revelação é quando você escuta a voz de Deus. Ele fala com você.

Em resumo Sonho, Deus fala com você no sonho, visão Deus fala com você como num sonho acordado, e revelação você ouve a voz de Deus.

3. Fé

Fé aqui não é a fé salvadora. É a fé dom espiritual, é a fé para crer no milagre de Deus. Fé para crer no impossível. Sem essa fé dificilmente a pessoa vai crer hoje em curas em milagres, essas coisas. Deus realiza tudo. Agora se o crente não tiver fé ele não acredita. O crente sem essa fé não vai conseguir pregar por exemplo que Deus abriu o mar vermelho e que se for preciso Ele abre hoje também. Por que é essa fé que nos faz crer. Sem essa fé o crente não consegue orar para um enfermo crendo que ele vai ficar curado, porque a cura vai ser uma ação espiritual, uma ação de Deus na vida da pessoa operando o impossível, e se a pessoa não tiver essa fé, é como se ela orasse pensando assim, será que vai funcionar?

4. Dons de curar

Este dom está no plural porque Deus tem várias formas de operar a cura, não é necessário um homem específico, um pastor específico, uma pessoa famosa para isso. O dom de curar está na igreja. As vezes na oração de uma criança Deus pode curar, assim como também através da oração de um pastor ou pregador.

Existe várias formas de acontecer. Agora o importante aqui é saber definir o que é o dom de cura. Dom de cura é quando Deus cura a pessoa de doenças que o médico aqui, ou seja, existe medicação que pode resolver. Mas ao invés disso, Deus foi lá e curou sem que fosse preciso você ir ao médico. Isso é dom de Cura.

Mas e as doenças incuráveis?

Vamos falar agora.

5. Maravilhas

Dons de maravilhas também está no plural porque Deus tem várias formas de operar o milagre. Este é quando Deus faz algo impossível, quando o homem não pode fazer, mas Deus pode, aí sim é dons de milagres. Exemplo curas de doenças incuráveis, ressurreição. Tudo aquilo que é impossível acontecer e acontece, é milagre.

6. Profecias

Dom de profecia é diferente do dom de ciência, ciência é quando Deus fala. Nos alerta de alguma coisa, ou nos orienta. Agora profecia é quando Deus usa alguém na sua igreja para profetizar algo. Ministrar algo que ainda vai acontecer. Seja de bom ou ruim, seja para a igreja local ou global.

7.Discernimento

Este é tão importante quanto o de sabedoria.

É através deste dom espiritual que a pessoa consegue discernir espíritos.
por exemplo sabemos que existe o Espírito Santo e que Ele revela a nós . mas sabemos que tem muitos picaretas que se aproveitam disso, e dizem estar tendo revelações e são na verdade obra do diabo para secularizar a palavra de Deus. quando temos o discernimento conseguimos discernir com clareza o que estamos presenciando.

8. Línguas
Veja que o dom de Línguas aparece aqui no meio dos outros dons, não o deixando maior que os outros. o dom de línguas aqui não é ser poliglota, não é idiomas e sim línguas celestiais, uma linguagem que não é deste mundo.
Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?
Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?
Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.
Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?
Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.
De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.
Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus
1 Coríntios 14:1-28
olha que interessante a biblia nos fala sobre o dom de língua.
1. falar em língua só edifica a própria pessoa
2. a língua é sinal para o visitante (não edifica, é sinal)

9. Interpretação de línguas

Não é tradução de língua, é interpretação. o que é isso? o falar em línguas é um sinal que a Deus está presente na igreja. quem fala e edificado, o visitante tem um sinal que há realmente algo diferente na igreja, porém é na interpretação que Deus fala com a igreja.
o profetizar no texto acima se encaixa no dom de interpretação. e vemos uma coisa curiosa.
Paulo Orienta que não falemos todos juntos em línguas na igreja. olha lá em cima, dois ou três e cada um por sua vez. o que é isso?
tem um falando em línguas os outros se calem para ouvir o que for profetizado na interpretação. um segundo começou a falar em línguas o primeiro se cale e assim por diante.


Veja então que mostramos aí várias formas de operação do espírito Santo e você possuindo uma delas mesmo que não seja a de línguas você já é batizado com o Espírito Santo.

Caso os caros leitores tenham alguma dúvida coloque aí nos comentários e terei prazer
em estar respondemos todos.


Curtam e compartilhem com seus amigos, principalmente os novos convertidos.

Curtam também nossa página no face Assembléia de Deus betim filial Pedra Branca - Escola Bíblica

Forte abraço! 
Renato Rodrigues

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

lição 7 - Davi é ungido rei

Davi é ungido rei


introdução

o que devemos atentar aqui é a questão da unção. pode parecer que hoje é diferente, que não se unge mais. Ou que não existe necessidade da unção.
Davi aqui era a autoridade de Israel, o lider aqui, mas debaixo da orientação de Deus. Pra ele chegar até este ponto algumas coisas merecem ser levadas em consideração.

  1. Davi não buscou dele mesmo ou outra pessoa deu um jeitinho pra ele chegar ali. A decisão foi algo de Deus. O próprio Deus escolheu a Davi para ser rei.
  2. Será que Davi foi rei por escolha aleatória? não. Davi era um homem segundo o coração de Deus. isso mostra que antes de Davi ser rei, ele já tinha algumas atitudes importantes que um rei precisava ter. O bom lider é aquele que antes de ser já age como se fosse. exemplo: o obreiro ainda não age como pastor mas já age em algumas atitudes como pastor. 
Deus revela que Samuel ungisse a Davi como rei, pois Samuel era a autoridade espiritual ali e Samuel agora unge a Davi. a unção representava a autoridade do Espírito Santo para governar, já que o Espírito Santo naquela época ainda não havia sido derramado.
hoje as coisas funcionam da mesma forma porém como já existem pastores constituídos e o Espírito ja foi derramado, não há mais necessidade de unção e a própria palavra agora no novo testamento nos ensina que o óleo somente seria usado em enfermos sendo necessário agora a ordenação feita pelo presbitério da igreja para constituir novos pastores.mas quem mostra esses obreiros é o proprio Espírito Santo. confira atos 20:28.

Davi é ungido rei


A unção ou a ordenação hoje tem a idéia de mostrar que a pessoa foi especialmente separada para o ministério. Mas atente para uma coisa muito importante aqui. Ninguém é pastor, todos estão pastor. o que isso significa? significa que o fato da pessoa ter sido hoje ordenada para o ministério não faz dela uma pessoa mais santa que as outras, com privilégios diante de Deus que outros não tem. Não significa que essa pessoa pode pecar e não terá nenhuma consequência por causa da sua ordenação. Pelo contrário a ordenação que Deus te deu é uma responsabilidade a mais para você, não é algo pra você usar como autoridade para suas necessidades básicas aqui. 
atente para a leitura bíblica desta lição, veja o que diz la. 
" Até quando terás dó de Saul havendo o eu rejeitado/" isso é Deus dizendo para Samuel. 
Olha que interessante, Saul foi ungido rei, mas agora as suas atitudes não andavam segundo as orientações de Deus e no tempo de Deus, houve um momento que aquilo chega no limite e nessa hora ele rejeita a Saul e seu Espírito se afasta ou retira de Saul.
olha como isso é sério. Saul continuava rei, continuava reinando mas já tinha perdido a unção sobre a vida dele. 
Devemos ter em mente que ainda hoje não somente pastores mas todos nós estamos sujeitos a isso. Deus pode nos rejeitar. Parece duro, porque Deus não tem prazer em nos castigar porém existe circunstâncias que isso pode acontecer. veja o que o novo testamento fala sobre isso:

"Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.

Mateus 12:31"

Embora você encontre na internet e até mesmo no sua igreja, ou mais ainda quem sabe você que está lendo tem sua própria opinião sobre o que seria a blasfêmia contra o Espírito Santo. o pecado sem perdão mas o fato é que não sabemos claro o que é porque todo pecador que se arrepende Deus perdoa. Se você olha pelo lado de xingar a Deus, ou alguns dizem que isto na verdade é não acreditar na palavra de Deus então, Não teria mais ninguém pra ser salvo.
O fato é a palavra nos ensina amar a Deus de todo o nosso coração. recentemente escrevi algo sobre a criação do homem e lá falo sobre o que é amar e como amar a Deus. se você anida não leu clique aqui e veja esta matéria.
Ou seja. se estou amando realmente a Deus e andando segundo os seus caminhos sempre terei lugar ao lado dele.

Davi o rei que era servo


Davi é ungido rei mas não senta no trono, ato que iria demorar muitos anos. Isso porque ele já tinha a unção, tinha o coração segundo o coração de Deus, mas ainda não tinha as experiências necessárias para governar. era preciso um tempo de preparo, ao lado de quem já governava. Mesmo que esse alguém já tivesse sido rejeitado por Deus. 
Isso é algo muito interessante porque no momento que você aceita a Jesus não existe uma lavagem cerebral em você. não é o fato de antes a pessoa que tinha maus atos, passava as pessoas pra trás, enganava os outros e agora aceitou Jesus. Essa pessoa vai continuar assim. Depois de aceitar Jesus você precisa ir aprendendo e crescendo em graça e conhecimento.
Da mesma forma é o ministério. Ninguém pode ser ordenado diretamente pra pastor, sem ter uma experiência. por isso muitas igrejas estão em decadência. Pois seus pastores não tem experiências. Como lidar com casais brigando? como lidar com questões políticas? como aconselhar? isso são coisas que vamos aprendendo com os anos.

Davi, o rei que era guerreiro


O inicio do tópico aqui fala sobre Golias. Davi não começou enfrentando Golias mas a palavra diz que desde muito novo ele enfrentava dificuldades para defender as ovelhas de seu pai e vencia. Já havia matado urso e leão antes de derrotar Golias. Nossa vida espiritual é um crescimento. quanto mais intimidade com Deus eu tenho, mais vou ter coragem para enfrentar as adversidades que estão por vir.
outro ponto interessante aqui foi as armas. a arma que Davi usou tipifica os recursos espirituais que Deus nos concede para vencermos as adversidades da vida. oração, jejum, louvor e por ai vai.

Conclusão


Deus ainda quer contar com muitos servos como contou com Davi. Que possamos permanecer na posição. amém!