domingo, 29 de dezembro de 2019

lição 1 - Adão, o primeiro homem


Lição 1 - Adão, o primeiro homem


Introdução


Nesta lição vamos falar de uma disciplina muito interessante na teologia chamada de antropologia. Ou seja. O estudo do homem. Neste caso em especial vamos falar da antropologia teológica. Ou seja, o estudo do homem na ótica bíblica. Como nós cristãos vemos a criação. O que a bíblia nos ensina? Veremos neste trimestre alguns pontos sobre a nossa origem, queda e a nossa redenção.
Tenho certeza que vamos aprender muito com esse trimestre.
Será que Deus foi pego de surpresa quando Adão e Eva comeu a fruta proibida? Será que Jesus foi apenas um remendo no plano da criação?
Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste trimestre.

A doutrina bíblica do homem


Definição


A antropologia busca entender quem é o ser humano. Existe 3 tipos de seres:
·         Deus
·         Seres angelicais
·         Seres humanos
O primeiro item existe apenas um existindo em 3 ou seja a trindade. O único composto e para cada um destes três existe um estudo específico

Ser
estudo
Deus
Teologia (estudo de Deus)
Jesus
Cristologia
Espírito Santo
Pneumatologia

No segundo item temos os seres angelicais ou seja. Os anjos e para esses seres também temos estudos específicos, são eles:
Estudo
Trata sobre
Angeologia
Anjos
Demonologia
demônios

E o terceiro item temos o ser humano, e para esse ser temos também um estudo específico que é exatamente a antropologia.
A antropologia estuda o homem em quatro contexto
·         Geográfico
·         Cultural
·         Social
·         Religioso
Nossa antropologia em si, a bíblica vai estudar o homem bíblico.
Definição

Tentar colocar sistematicamente verdades bíblicas sobre o homem.

Fundamento


A bíblia é o nosso maior fundamento, a nossa maior base. Porem temos que entender que Deus deixou informações na bíblia que ficaram marcadas, ou registradas ao longo dos anos que também nos auxiliam a compreender o ser humano. Uma destas ferramentas é a arqueologia. Onde encontramos restos de coisas do passado que nos trazem muitas informações valiosas. Inclusive sem a arqueologia não entenderíamos muitos textos bíblicos.
Pois ali percebemos comportamentos de cada região por exemplo.

Objetivo


Temos alguns objetivos interessantes aqui: Mas quero recomendar este artigo vai complementar sua visão teológica sobre o assunto.
Responder algumas perguntas. Uma pergunta muito pertinente é exatamente qual a nossa missão? Pra que fomos criados? A bíblia responde assim: Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo a tua força Dt 6:5 O homem foi criado para amar a Deus. E preciso entender que amar aqui não é romantizar. Não é simplesmente palavras bonitas. Amar aqui está conectado com a obediência a sua palavra. É impossível alguém amar a Deus sem obediência a sua palavra. É impossível alguém amar a Deus e odiar o seu próximo.
·         Mostrar nossa dependência de Deus. Vemos aqui algo muito interessante porque aprendemos hoje que tudo que é feito necessita de um “alimento” para sobreviver. A natureza precisa, os animais precisam e da mesma forma o ser humano precisa. Mas de que precisamos? Qual o nosso alimento? Deus. A sua palavra.
·         Reatar a comunhão com Deus. Ou seja, voltar pra Ele, para o lugar de onde saímos.
·         Consolar. Quando tenho estas respostas e outras mais teremos mais clareza acerca do nosso destino
Criação dos céus e da terra

A primeira coisa a se notar aqui é que Deus criou a terra para base do homem. Por isso que nós devemos cuidar da terra. O milagre Ele faz, como fazer chover por exemplo, agora o cuidar ele deixou conosco.

A criação dos céus e da terra


Uma curiosidade aqui é. O que é céu? Na prática céu é tudo isso aqui que vivemos, o ar ao nosso redor. Tudo é céu. Mas voltando a lição no contexto da obra criadora a primeira coisa que Deus criou foram os céus e depois os anjos. Os anjos diferentes de nós foram feitos de uma só vez. Não existe anjo mais velho que o outro. Quando Deus os fez, os fez de uma vez só.
Observe que comentei aí que a primeira coisa criada no aspecto da obra criadora por que antes de criar a obra criadora Deus cria a obra redentora. Lembram que no início fiz uma pergunta? Será que Jesus foi apenas um remendo da criação?
Pois bem, a um tempo atrás escrevi um post falando sobre isso, vou deixar o link aqui e peço que deem uma olhada. Clique aqui. De uma forma resumida ninguém pega Deus de surpresa. Quando Deus foi criar todas as coisas Ele sabia que por causa do livre arbítrio que Ele daria ao homem haveria a possibilidade deste homem pecar, desviar dos seus caminhos, então antes de fazer a obra criadora Ele dá origem a obra redentora. Por isso a bíblia nos Diz que Jesus foi o cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo.

Deus a tudo criou com inigualável sabedoria

Quando Deus criou os céus e a terra Ele usa o termo BARA que significa criar do nada e por um tempo determinado. Então Deus cria as coisas usando apenas a sua palavra. Mas o fato de Deus criar usando apenas a sua palavra não quer dizer que isso fez as coisas ser de qualquer jeito. Pelo contrário as fez, todas em seu devido lugar. Com todas as condições. Por exemplo quando Deus fala de no primeiro dia criou

A criação de Adão, o primeiro ser humano


Será que o homem foi feito a partir de um boneco?
Será que Deus fez um boneco de barro e depois colocou nele o espírito?

O concilio da divindade sobre a criação do homem

Gn 1.26 o termo hebraico traduzido como façamos é NAASEH. Vem da raiz Ìasah. e a semântica desta palavra é muito curiosa, falaremos mais na última parte deste tópico.

Deus cria Adão, o primeiro ser humano

Vamos ver aqui o que significa a palavra homem?
Pois bem, vamos lá.
Homem sexo masculino é: ISH
Mulher em hebraico é: ishah
Perceba que homem e mulher no original hebraico então é um jogo de palavras. ISH, ISHAH
Agora vamos analisar algo interessante aqui.
Será que em GN 1.26 onde o texto diz “façamos o homem”. Será que homem aí é ISH ou ISHAH?
Bom, pra nossa surpresa não é nem um e nem outro. Vamos falar à frente aqui sobre a semântica da palavra ìasah. Mas agora voltamos aqui a atenção para a palavra “homem” homem aqui não é ish e nem ishah. Homem aqui é Adam. Assim como homem e mulher faz um jogo de palavras no original. Aqui temos um jogo de palavras interessante entre homem e terra.
Homem = ADAM
Terra = ADAMAH
Outra coisa agora para entendermos aqui é a diferença entre tradução e transliteração.
Quando analisamos a bíblia em hebraico precisamos entender que existe ali três partes, que são o texto original em hebraico, depois a transliteração e depois a tradução.
Vejamos um exemplo para entendermos:
בֵּית-אֵל = Original hebraico
beyt-el ou Betel = Transliteração
casa de Deus = tradução perceba que a palavra aqui é uma união de duas palavras. Beyt = casa e El = Deus. Ou seja. Betel significa Casa de Deus.
Analisando o homem lá em Gn 1.26 fica assim:
אדם = original
ADAM = transliteração
Humanidade = tradução
Pois bem, por aqui já vemos algumas coisas interessantes. Olhe acima do termo Adam chegou para nós a palavra Adão. Então Adão não é tradução e sim transliteração. A transliteração fica aqui humanidade, mas esta é um resumo mais específico, mas, a semântica desta palavra é muito grande.
Agora como vamos entender ou encaixar ish e ishah na bíblia.
Quando Deus faz o concilio o planejamento, sobre a criação do homem Ele planeja criar o ADAM. Deus cria a humanidade. Porém quando Ele vai criar esta humanidade Deus divide esta humanidade em ISH e ISHAH. Deus pega aquilo que Ele projetou. Ou seja, o ser humano o ADAM e cria do pó da terra. Primeiro Deus faz o homem e depois a mulher. Quando a mulher está criada agora o ADAM está completo.
Você já percebeu que o homem completa a mulher e a mulher completa o homem? Tem qualidades que Deus colocou com mais em ISH e outras Deus coloca em ISHAH. Quando os dois se unem formam o ADAM, a humanidade.
Isso é muito interessante pois muitos dizem que a bíblia é machista, mas vemos aqui que não é nada disso, simplesmente ele coloca características diferentes em cada um. O ISH não é mais importante que ISHAH nem ISHAH é mais importante que ISH.
Aqui vemos também o princípio do casamento, aprendemos que precisamos casar pois somente depois de casados vivemos realmente o conceito completo de humanidade, família.
Dois homens não podem fazer um ADAM e nem duas mulheres podem fazer um ADAM, mas um homem e uma mulher.

O homem torna se alma vivente


Pois bem, vamos analisar aqui o que o termo façamos. Para um melhor entendimento vou pegar outro versículo com a mesma raiz da palavra. Gn 2.7 vejamos:



וַיִּיצֶר
VAYYTSER
1E 2formou
יְהוָה
YHVH
3o 4SENHOR
אֱלֹהִים
ELOHYM
5Deus
אֶת- הָאָדָם
ET HÅÅDÅM
6o 7homem 8(do)
עָפָר
ÅFÅR
9pó
מִן- הָאֲדָמָה
MIN HÅADÅMÅH
10da 11terra,
וַיִּפַּח
VAYPACH
12e 13soprou
בְּאַפָּיו
BËAPÅYV
14em 15seus 16narizes
נִשְׁמַת
NISHËMAT
17o 18fôlego 19da
חַיִּים
CHAYYM
20vida;
וַיְהִי
VAYËHY
21e 24foi 25(feito)
הָאָדָם
HÅÅDÅM
22o 23homem
לְנֶפֶשׁ
LËNEFESH
26alma
חַיָּה:
CHAYÅH:
27vivente.




Esses números que aparecem ai é porque copiei as palavras em hebraico da internet, em breve aprendo essa tecnologia e digito diretamente o hebraico no teclado. Aliás se algum leitor puder me ensinar ficarei grato.
Voltemos aqui. Coloquei acima o versículo 7 de gn 2. Quando diz que Deus formou o homem. Segue a mesma ordem que coloquei acima. Texto original, transliteração e tradução. Perceba ali agora o formou.
Lá no inicio em Gn 1.26 temos ali o façamos, ou seja, um diálogo que Deus teve e chegam a uma conclusão que era vamos fazer o ADAM segundo a nossa imagem e semelhança. Mas porque estou explicando isso em Gn 2.7? por causa da raiz de FORMOU, no início do versículo. Formou aqui no original significa algumas coisas:
·         Pensado
·         Calculado
·         Projetado
·         Planejado
·         Arquitetado (desenhado)
Olha que maravilhoso isso. Deus cria todas as coisas usando a sua palavra e criando-as do nada. Sem uma matéria prima agora Ele vai criar o ser humano e nessa criação, olha que interessante. Ele pensou em nós, nós seres humanos nascemos antes no pensamento de Deus. Nós fomos planejados por Deus lá na eternidade e para nos criar. A coroa da sua criação ele cria a terra pra nós. Para nos colocar. As naturezas, os animais. Ele faz a base e nos coloca depois.
Deus nos calculou, nos projetou. O homem foi alvo de toda a história da bíblia. Deus investiu pesadamente na nossa criação. E o mais interessante aqui é que, não nos fez da terra. Ele nos faz do pó da terra. Pense aí qual a finalidade do pó da terra? Pra que serve? Pra nada, não tem valor nenhum, mas Deus pega aquilo que podemos hoje julgar mais simples e sem valor e usa para transformar na sua maior obra, na coroa da sua criação.
Deus nos arquitetou nos desenhou.
Pensamos então:
·         Será que Deus então criou um boneco de barro?
·         Será que barro é algo pensado?
·         Boneco tem coração, pulmão, veias, bexiga, sistema digestivo?
·         Não
Quando falo que Deus formou. Ele desenhou cada detalhe, ele fez tudo, criou tudo em nós. Quando Ele sopra. Dá a vida para o que tinha criado.
“Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.



A missão e a tarefa do homem


Glorificar a Deus


Porque nós fomos criados?
Veremos um versículo que fala sobre isso:
Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo a tua força Dt 6:5
Aprendemos, pois, aí que nós, os seres humanos. Fomos criados para amar a Deus. Aí podemos pensar que então é simples cumprir o nosso propósito. Porque amar a Deus é fácil. Ele é bonzinho, só quer o nosso bem, como podemos odiar um ser desse?
Precisamos entender que amar aqui não é romantizar. Não é simplesmente palavras bonitas. Amar aqui está conectado a obediência. O que você tem aprendido na igreja. Nos cultos de doutrina e na escola dominical? O que tem aprendido quando lê a sua palavra? Quando você aprende isso e coloca em prática. Tenta viver isso, estamos mostrando que amamos a Deus.
É impossível alguém dizer que ama a Deus sem obediência a sua palavra. É impossível alguém amar a Deus e odiar o seu próximo.

Como amar a Deus?
O texto nos ensina que devemos amar a Deus de todo o coração.
No original hebraico coração é LEV. Na cultura judaica, é o centro da vontade do ser humano. É o controlador das minhas vontades. Se meu coração não se conectar a palavra, não consigo amar a Deus.

De toda a tua alma. Em hebraico é NEFESH é com a sua vida. Se Deus te deu a vida ela tem que voltar pra Ele.
De toda a tua força. Força aqui é MEOD é intensidade.

Propagar a espécie

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.




Uma coisa interessante sobre nossa missão e esta passagem aqui é sobre frutificar e multiplicar. Muitos pensam que esta missão do homem já está ultrapassada. Para aqueles que defendem esta tese dizem que no início quando Deus criou todas as coisas e agora cria Adão e Eva, havia uma necessidade enorme de eles povoaram a terra por que os outros seres feitos por Deus já nasceram prontos e Deus já os criou, todos de uma só vez. Mas o homem foi diferente o ser humano não nasce pronto e vai se gastando como por exemplo um celular novo. Logo o homem necessitava se multiplicar para povoar a terra. Pois a terra estava pronta tinha espaço, mas não tinha o homem.
Concordo em partes com isso porque realmente tudo isso era verdade. O homem era responsável por sua reprodução. Porém temos que entender que as coisas nas palavras de Deus nem sempre trazem somente um significado.
Algumas passagens como essa tem uma interpretação dúbia onde as duas estão certas. Vejamos, pois, as duas interpretações:
1.      Essa interpretação correta sobre o homem crescer e se multiplicar, ele deveria povoar a terra, ou seja, a função ali era muito importante. Espalhar, o momento não era para se aglomerarem, formarem clãs, ficarem todos juntos a necessidade do momento era espalhar. O problema que isso pode parecer ruim pra algumas pessoas, ou para a maioria. Então eles resolvem fazer exatamente o contrário do que Deus falou, veja:
E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.



Enquanto Deus queria que eles se espalhassem, para encher a terram eles queriam ficar perto para ter proteção, abrigo, amparo.
Muitas vezes pensamos que estar perto das pessoas que gostamos, do nosso comodismo é o que Deus quer. Mas precisamos entender que existem coisas específicas que Deus pode cobrar de mim e você. Exemplo:
Você está acostumado com sua igreja, as pessoas que lá estão o conforto que lá tem e tudo mais. Só que de repente abre uma filial desta igreja do lado da sua casa com tudo básico e algumas coisas nem tem. As vezes só um violãozinho quando tem, não tem grupo de louvor, enfim não tem nada, e as pessoas de lá na maioria são novos convertidos. Ai quando Deus te orienta muitos não querem ir.
2.      Outro ponto importante aqui é que quando a palavra diz sobre frutificar e multiplicar nem sempre está falando em ter filhos. Para entendermos melhor este texto precisamos entender o contexto linguístico desta passagem. Para o judeu quando liam esse texto, frutificar e multiplicar trazia uma referência ao que você aprender e que ia passar a frente. Ou seja. Dar fruto era fazer novos discípulos, não no sentido cristão apenas, mas discípulos no sentido de passar seus valores para outros, no caso primeiro filhos e depois as pessoas ao redor e até onde tiver oportunidade. Muitas vezes esquecemos que este mandamento é tão atual como qualquer outro. Porque nós devemos ser exemplos para o mundo, exemplo de conduta, de ética, de vida para as pessoas.
Você tem multiplicado aquilo que tem aprendido? Tem multiplicado a palavra de Deus?

Governar e administrar o planeta

Vemos aqui alguns princípios de liderança, mas vamos meditar aqui no que Deus diz sobre a conduta que devemos ter com o planeta.
Deus nos ensina que a terra é pra ser cuidada. Aquilo que é milagre Deus faz, aquilo que não é o homem deve fazer. Exemplo: quem controla até onde as ondas do mar entra na praia? Deus. Quem cuida da praia para que as águas fiquem próprias para o banho? O homem.
O problema é que temos vivido uma vida sem capricho com o planeta. Sem cuidado nenhum, pensamos que tudo está aqui pra nós e nunca vai acabar e não é assim. Exemplo:
Nossos pais sempre tiravam lenha do mato para usar em casa, pensavam e muitos pensam até hoje que nunca iria acabar. Hoje existe ong. Somente para reflorestar o planeta.

Conclusão


Aprendemos um pouco aqui sobre a criação do homem, a chegada de Adão e Eva. Que veja quantas informações preciosas extraímos aqui o resumo deixo com este texto:
Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo a tua força Dt 6:5

VEJA O MEU LIVRO SOBRE TEOLOGIA

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

O Exílio de Davi


Antes de iniciar a nossa pré aula deixe eu falar sobre o lançamento do meu livo PENSANDO TEOLOGIA! um livro indispensável para professores e alunos da escola dominical.

clique aqui para mais informações.

O exilio de Davi


Introdução

Não podemos ser hipócritas e falarmos que exílio é bom. Que é gostoso passar por dificuldades. Claro que não é.  Mas a ênfase aqui não está no prazer.  Mas na lição que podemos tirar do sofrimento
 Daquilo que podemos aprender no deserto. O homem está muito acostumado a sentir prazer e conforto e criamos uma ilusão de que agora com Cristo esses momentos não vai mais acontecer.
Outra coisa importante aqui é que todo exilio marca a pessoa  todo exilio deixa lembranças,  todo exilio traz experiências. Todos. Mas o tipo de lição,  de lembranças e de experiências que vamos trazer de lá é uma escolha pessoal. Isso mesmo. Ou escolho me edificar e fortalecer na caminhada ou escolho abaixar e cabeça e viver magoado o resto da vida.
Tem pessoas que ouvimos relatos que nos deixa perplexos. Pensamos. Se fosse comigo não teria resistido.  Mas por que ele resistiu? Por causa da escolha.

As características do exilio de Davi


A caverna de Adulao


Adulão quer dizer refúgio.  Enquanto Davi estava ali refugiado muitas coisas aconteceram com ele. Muitos poderiam ter olhado a situação que o levou ali o encarar aquilo como uma derrota. Mas a sua história então seria diferente.  Aprenda uma coisa. As grande lutas nunca chegarão quando você estiver se sentindo forte, mas quanto mais fraco, quanto mais lutas tiver mais pessoas procuram por você,  mais é esperado de você,  sabe porque? É pra te ensinar que quem vence suas batalhas não é você mas é Jesus.

Os exilados da caverna de Adulão


Aqui Davi estava precisando de ajuda, fugindo e pessoas vinham até ele. Aprendemos aqui que Davi estava passando por lutas, mas não estava derrotado.  Ninguém via ele assim. E mesmo naquele situação Deus precisava que ele aprendesse que fosse um verdadeiro líder porque muitos precisavam dele. Quantas vezes passamos oque Davi passou e ficamos tristes, chorando,  sentindo dó de si mesmo. Certa vez Jesus disse assim: quem põe na mão no arado não pode olhar pra traz, porque a obra não para, é na dificuldade que Deus quer nos dar as maiores experiências de nossas vidas.

O simbolismo da caverna de Adulão.


Aprendemos aqui que dificuldades não é significado que Deus te esqueceu como muitos dizem, e mais a caverna através da escolha feita por Davi se mostrou proveitosa. Tem algumas coisas que você só vai alcançar de Deus na caverna. Dificilmente fora porque ali as situações  nos levam a ter mais intimidade com Deus

Davi e o amor com os pais


Protegendo seus pais


Davi mostra ser acima de tudo um bom filho,  honra seus pais, preocupa com sua proteção,  é interessante notar aqui que quando a palavra vai falar sobre honrar os pais nos dez mandamentos. Pais aqui era considerado todas as pessoas  mais velhas, ou seja de repente o caro leitor não tem mais os seus pais e pensa assim. Bom esse mandamento não se aplica a mim, esta equivocado você pode fazê-lo cuidando dos mais velhos.

A recompensa bíblica para os filhos obedientes


A família é uma tipologia da obra de Deus por isso a palavra nos ensina que devemos cuidar dos nossos pais, e isso é recomendado por Deus.

Morrendo por Davi


A inconsistência de Saul


Fica claro aqui a diferença da unção, do servo e do líder. Saul era rei mas não era servo. Davi era servo e Deus abençoou sua vida. Saul não consegue para ele pessoas como Davi conseguiu mesmo fugindo. Hoje nas igrejas temos muitas pessoas assim, estão liderando, estão a frente mas sem chamado, só se preocupam com o cargo e não com Deus. Essas pessoas aparentemente tem muitas pessoas ao seu redor mas a verdade que todos o acompanham por interesse. Interesse em cargos.

O preço de proteger Davi


Uma coisa que vale a pena destacar aqui é a atitude de Saul. Ele estava tão longe de Deus mas ao mesmo tempo ainda no cargo de rei que tinha perdido todo o temor a Deus. Agia de uma forma totalmente tirana e sem compaixão visando apenas defender o trono. Quantos pastores hoje estão dentro das igrejas desta mesma forma.

A sina de Doegue


Quantas pessoas presenciaram situações em que pensam que Deus não está vendo, aquele arrogante humilhando, pisando em um servo. Deus trabalha diferente de nós mas uma coisa é certa Deus não tolera esse tipo de pessoa no seu meio.

Conclusão


Na fraqueza, quando você pensa que esta mais fraco. Aí é que você é forte porque a força não é sua, vem de Deus.

sábado, 16 de novembro de 2019

As trombetas do apocalípse

E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas.
E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.
E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.
E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.
E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las.
Apocalipse 8:2-6
Muito bem, vamos comentar alguma coisa aqui sobre as sete trombetas descritas em  apocalipse. é sempre delicado falar d livro de apocalipse por ser um livro bem espiritual e profético. E um livro que tem várias linhas de pensamentos. Existem aqueles que acreditam que tudo no apocalipse se cumpriu, aqueles que acreditam que tudo lá está se cumprindo e aqueles que acreditam que tudo ali ainda vai se cumprir. portanto vou trazer aqui a minha visão sobre as sete trombetas mas quero deixar claro que respeito a opinião de todos.
porém vou trazer aqui aquilo que condiz mais claramente com o que a bíblia está falando. E assim tentar passar de uma forma mais clara para o leitor o que são realmente essas trombetas.
Bom, aprendemos que todas as trombetas ainda irão tocar e as vezes imaginamos anjos chegando no céu e tocando as trombetas. todos olhando assustados para cima, com medo e aquele som ensurdecedor do anjo tocando sua trombeta.
Temos que entender primeiro que o tocar aqui está nos falando de um sinal. Isso mesmo. Uma sinal que será dado e quando este sinal for dado saberemos que a trombeta tocou. Som não é um sinal? Ouvimos o som e sabemos que algo está acontecendo. Cada som tem seu timbre específico que nos identifica algo. este sinal que apocalipse fala, vai ser algo específico que vai nos mostrar que a trombeta tocou.
Vamos ver se alguma trombeta já tocou?

A primeira trombeta

E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada.
Apocalipse 8:7
Aqui vemos a primeira trombeta sendo tocada. Observe o que acontece ali.
o anjo toca, ou seja é dado o sinal e o que vai mostrar se eu ouvi ou não o toque da trombeta é exatamente eu observar se percebi este sinal.
vamos lá.
o anjo tocou a trombeta e houve fogo e saraiva. estes queimaram a terça parte das árvores e de toda a erva verde.
a terça parte é mais ou menos 33%. Para ser mais exato a terça parte ou 1/3 é 33.3333333333.
O texto diz que 33% da vegetação foi queimada quando o anjo tocou a primeira trombeta.
Vamos ser francos aqui. Se você que estiver lendo este texto tiver pelo menos 30 anos procure lembrar de quando você era pequeno. Lembre das matas que haviam, lembre de como era a vegetação. Não estou pedindo para calcular o mundo todo não estou pedindo para lembrar só da sua região e me responda:Você acha que 33% da vegetação já acabou no planeta? Vamos ver a manchete de alguns jornais:
Entre 1991 e 2000, a área total de floresta perdida na Amazônia subiu de 415 000 para 587 000 quilômetros quadrados, com a maioria da floresta desmatada sendo transformada em pastagens para o gado.[45] Setenta por cento das terras anteriormente florestadas da Amazônia e 91% das terras desmatadas desde 1970 é usada parapastagem de gado.[46] [47] Além disso, o Brasil é atualmente o segundo maior produtor mundial de soja depois dosEstados Unidos. As necessidades dos agricultores de soja têm sido usadas ​​para validar muitos dos projetos de transporte controversos que estão atualmente em desenvolvimento na Amazônia. As duas primeiras rodovias com sucesso abriram a floresta tropical e levaram ao aumento do desmatamento. A taxa de desmatamento médio anual entre 2000 e 2005 (22.392 km² por ano) foi 18% maior do que nos últimos cinco anos (19.018 km² por ano).[48] O desmatamento tem diminuído significativamente na Amazônia brasileira desde 2004.[49]
Matéria retirada do site wikipédia .

Veja ái, por estes exemplos podemos atestar que 1/3 vegetação já acabou. Portanto vamos entender pelo que a natureza está dizendo Esta trombeta já tocou. tocou e muitos ainda não ouviram.

A segunda Trombeta

E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.
E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus.
Apocalipse 8:8,9
Seguindo a mesma lógica da primeira trombeta agora o anjo toca a trombeta e 1/3 dos animais marinhos morreram.
O oceanógrafo Jacques Costeau. Um dos maiores que já existiu declarou já na década de 70. 40% da população marinha já havia se acabado.
Mas não precisamos ir muito longe não. Nós mesmos conseguimos perceber que os peixes estão acabando cada dia que se passa. as toxinas jogadas nos rios e mares estão matando a vida marinha.
Bom baseado nisso podemos afirmar com toda a certeza que esta trombeta também já tocou. e muita gente não ouviu.

A Terceira Trombeta

E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas.
E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.

Apocalipse 8:10,11
Esta talvez seja a mais clara de todas. 1/3 das águas se tornaram amargas, impróprias para o consumo. temos visto várias manchetes de poluição dos rios.
 
Se analisarmos vamos entender que também esta trombeta já tocou. Tocou e ninguém viu, mas tocou.

A quarta trombeta

E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite.
E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar.
Apocalipse 8:12,13
Conseguem ver algo diferente nesta trombeta?
Percebam que os anjos foram tocando um após o outro e agora á uma pausa onde vemos um anjo voando e dizendo certas palavras. é como se ele estivesse dizendo que viria algo pior. Olha o que ele diz. Ai, ai, ai. Ele diz três ais e faltavam exatamente três trombetas para serem tocadas.
Mas o que essa trombeta diz? que foram feridas a terça parte dos corpos celeste, sol, lua e estrelas para que não brilhassem o dia nem a noite.
Esta trombeta tocou?
não, com certeza não. Mas Paulo nos fala de um acontecimento onde um dos sinais que aconteceu foi exatamente a quarta trombeta. Vamos ver:
E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.
Lucas 21:25
 Agora vamos comparar estes textos com esse aqui:
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

1 Coríntios 15:52
Olha que Interessante. Jesus ensina que na sua segunda vinda o sol a lua e as estrelas escurecerão. teriam sinais. em paralelo com o que Paulo disse. vemos que Paulo chama essa trombeta. Ou seja a quarta de última trombeta. Porque  isso? Porque última trombeta porque depois dela virão os TRÊS AIS.
portanto essa trombeta nos fala da volta de Jesus, onde subiremos com Ele e encontraremos com Ele nas nuvens. com nossos corpos transformados.
Talvez a primeira trombeta tocou e eu não ouvi ...
Talvez a segunda trombeta tocou e eu não ouvi ...
Talvez a terceira tocou e eu não ouvi ...
Mas essa eu preciso ouvir.
Essa é diferente.
Essa será o próprio Jesus nos chamando nas nuvens. Nós vamos ouvir e encontrar com Ele.
Agora pra quem ficar aí vem as outras trombetas. Veja como complemento Você conhece a Deus?

OS TRÊS AIS

E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar.
Apocalipse 8:13
As quatro trombetas já tocaram. Agora a igreja já não esta mais aqui na terra. os salvos em Cristo já subiram pra glória.
Subindo a igreja o Espírito Santo sobre também, pois Ele esta aqui para preparar a igreja, interceder junto com a igreja e a entregar ao noivo Jesus. no arrebatamento o Espírito Santo vai subir e não vai ficar aqui também. Veja esse texto:
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

Mateus 25:9-13
 Olha aí. Aquele que vendia o azeite era o Espírito Santo. Veja que elas vão comprar e o texto não diz que elas compraram, apenas que voltaram e quando voltaram vemos que elas não tinham mesmo comprado porque o noivo não as reconheceu. Ele as reconhecia com a candeia acesa alumiando o rosto. sem o azeite que é o espírito Santo na nossa vida não somos reconhecíveis para o noivo e portanto elas não entraram.
Portanto agora a igreja não está mais aqui, O Espírito Santo não esta mais aqui. o único que esta aqui que terá direito de salvação ainda é Israel.
O que vem agora? Agora vem sobre a terra a chamada grande tribulação.
Nós vivemos o princípio das dores. Agora a terra vai viver as dores. Nós vivemos a tribulação agora a terra vai viver a grande tribulação.
Quando o anjo fala ai, ai, ai, ele fala um ai para cada trombeta que ainda seria tocada.

A quinta trombeta 

E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.
E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar.
E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra.
E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o selo de Deus.
E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.
E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.
E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens.
E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões.
E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate.
E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses.
E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom.
Passado é já um ai; eis que depois disso vêm ainda dois ais.
Apocalipse 9:1-12
Olha aí. Lembrando que a grande tribulação não se restringe apenas as trombetas. mas a muitas outras coisas ainda. Mas veja só a quinta trombeta. os gafanhotos chegam na terra. eles tem uma ordem, não ferir a natureza, não danificar a terra em nada. Eles vem especificamente para ferir e trazer muita dor para o homem.
Vemos na descrição que eles são gafanhotos mas causam dor como escorpiões. imaginem a dor. Aliás nem dá pra imaginar, misericórdia. tanta dor vai ser, tormento, desespero, e a palavra ainda diz que a morte não vai estar presente aí. porque quando as pessoas verem os gafanhotos  terríveis vão querer acabar com a vida pensando que assim estão livres. mas veja ai que a morte já não existe e vão continuar sentindo dor.
A biblia diz que eles tem um tempo definido para causar dor e sofrimento. no texto nos diz que vai ser cinco meses porém como o tempo de Deus não é o nosso não podemos afirmar que são realmente 5 meses.
E Depois de tudo isso, que não é apenas o especificado aqui mas outras torturas ainda narradas na bíblia, o texto diz, passou o primeiro ai, ainda faltam 2.
E pra terminar essa trombeta. Aqueles que a bíblia diz aí que tem o selo de Deus são os Israelitas.

A sexta trombeta 

E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus,
A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates.
E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.
E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles.
E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre.
Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas.
Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas são semelhantes a serpentes, e têm cabeças, e com elas danificam.
E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.
E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua fornicação, nem dos seus furtos.
Apocalipse 9:13-21
Agora a morte volta nesta trombeta a alguns e á outros continuam sendo atormentados e sofrendo.
perceba nesta trombeta que a palavra aí diz que eles não quiseram se arrepender e muitos usam este texto para dizer que vai haver salvação na grande tribulação.
Não é nada disso. a nossa oportunidade é agora. Ou buscamos a Jesus agora ou depois já será tarde.
O que acontece ali quando o texto diz que os homens não se arrependeram é simples. Quem convence o homem dos seus pecados é o Espírito Santo. O Espírito Santo não estará mais aqui, pra Convencer o coração de ninguém, por isso ninguém ali se arrependeu.
Mas ainda não acaba ai o segundo ai. Vamos ver a continuação:
E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo;
E tinha na sua mão um livrinho aberto. E pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra;
E clamou com grande voz, como quando ruge um leão; e, havendo clamado, os sete trovões emitiram as suas vozes.
E, quando os sete trovões acabaram de emitir as suas vozes, eu ia escrever; mas ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões emitiram, e nào o escrevas.
E o anjo que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a sua mão ao céu,
E jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora;
Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.
E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra.
E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.
E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.
Apocalipse 10:1-11
Nesta continuação observamos duas coisas muito interessantes já no início do capítulo:

  • Os sete trovões proferiram coisas tão terríveis, coisas ainda maiores do que o anjo da quinta trombeta e os cavalos do capítulo 9. tão terríveis que João foi orientado a não escrever o que tonha ouvido.
  • o fato de João como servo de Deus ter ouvido algo da parte de Deus em uma revelação e ser orientado a não escrever nos mostra que tem coisas que Deus mostra para certos membros da igreja. aqueles mais voltados a direção mundial da igreja que não mostra para toda a igreja. Por que isso? Simples. Porque nem todos estão preparados para ouvir. Nem todos terão maturidade espiritual para ouvir determinado assunto.
João renova o seu chamado evangelístico de que ainda não tinha terminado sua missão e ouve o anjo dizer que estava perto de terminar aquela tribulação.
Mas o texto continua:
E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.
E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.
E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.
E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o nosso Senhor também foi crucificado.
E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros.
E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra.
E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.
E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.
E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.

Apocalipse 11:1-13
Vemos ai pelo medo muitos dando glória a Deus.
Vemos ai duas testemunhas que vieram e profetizaram na terra no final o relato é que eles atormentaram ainda mais os que estavam aqui. não bastava as pragas das trombetas, as pragas descritas por cristo, as pragas descritas pelos profetas e ainda eram atormentados ouvindo testemunhas falando de Deus e eles não o podiam aceitar mais porque o espírito Santo já não estava mais aqui.
Perceba ai que ainda resta mais um ai.

A sétima trombeta

É passado o segundo ai; eis que o terceiro ai cedo virá.
E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,
Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.
E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.
E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.
Apocalipse 11:14-19
Esta vai ser a pior trombeta. O  maior AI. até então o mundo estará vivendo a grande tribulação mas só os juízos de Deus, agora o próprio Deus.
Antes o Mundo Conheceu Jesus como o leãozinho, agora não agora Ele virá como o leão da tribo de judá. O leão velho.
Antes Ele veio humilde, sendo julgado pelos homens pecadores.
Agora Ele que vai julgar. diz o texto que veio a tua ira.



Caso os caros leitores tenham alguma dúvida coloque aí nos comentários e terei prazer
em estar respondemos todos.


Curtam e compartilhem com seus amigos, principalmente os novos convertidos e estudantes da palavra de Deus.

Curtam também nossa página no face https://www.facebook.com/adbetimpbebd







Forte abraço!
Renato Rodrigues