sexta-feira, 15 de novembro de 2019

A criação de Adão

A criação de Adão, o primeiro ser humano




Será que o homem foi feito a partir de um boneco?
Será que Deus fez um boneco de barro e depois colocou nele o espírito?

A Reunião para fazer criar o ser humano

Gn 1.26 o termo hebraico traduzido como façamos é NAASEH. Vem da raiz Ìasah. e a semântica desta palavra é muito curiosa, falaremos mais na última parte deste tópico.


O homem

Vamos ver aqui o que significa a palavra homem?
Pois bem, vamos lá.
Homem sexo masculino é: ISH
Mulher em hebraico é: ishah
Perceba que homem e mulher no original hebraico então é um jogo de palavras. ISH, ISHAH
Agora vamos analisar algo interessante aqui.
Será que em GN 1.26 onde o texto diz “façamos o homem”. Será que homem aí é ISH ou ISHAH?
Bom, pra nossa surpresa não é nem um e nem outro. Vamos falar à frente aqui sobre a semântica da palavra ìasah. Mas agora voltamos aqui a atenção para a palavra “homem” homem aqui não é ish e nem ishah. Homem aqui é Adam. Assim como homem e mulher faz um jogo de palavras no original. Aqui temos um jogo de palavras interessante entre homem e terra.
Homem = ADAM
Terra = ADAMAH.

Outra coisa agora para entendermos aqui é a diferença entre tradução e transliteração.
Quando analisamos a bíblia em hebraico precisamos entender que existe ali três partes, que são o texto original em hebraico, depois a transliteração e depois a tradução.
Vejamos um exemplo para entendermos:
בֵּית-אֵל = Original hebraico
beyt-el ou Betel = Transliteração
casa de Deus = tradução perceba que a palavra aqui é uma união de duas palavras. Beyt = casa e El = Deus. Ou seja. Betel significa Casa de Deus.
Analisando o homem lá em Gn 1.26 fica assim:
אדם = original
ADAM = transliteração
Humanidade = tradução
Pois bem, por aqui já vemos algumas coisas interessantes. Olhe acima do termo Adam chegou para nós a palavra Adão. Então Adão não é tradução e sim transliteração. A transliteração fica aqui humanidade, mas esta é um resumo mais específico, mas, a semântica desta palavra é muito grande.
Agora como vamos entender ou encaixar ish e ishah na bíblia.
Quando Deus faz o concilio o planejamento, sobre a criação do homem Ele planeja criar o ADAM. Deus cria a humanidade. Porém quando Ele vai criar esta humanidade Deus divide esta humanidade em ISH e ISHAH. Deus pega aquilo que Ele projetou. Ou seja, o ser humano o ADAM e cria do pó da terra. Primeiro Deus faz o homem e depois a mulher. Quando a mulher está criada agora o ADAM está completo.
Você já percebeu que o homem completa a mulher e a mulher completa o homem? Tem qualidades que Deus colocou com mais em ISH e outras Deus coloca em ISHAH. Quando os dois se unem formam o ADAM, a humanidade.
Isso é muito interessante pois muitos dizem que a bíblia é machista, mas vemos aqui que não é nada disso, simplesmente ele coloca características diferentes em cada um. O ISH não é mais importante que ISHAH nem ISHAH é mais importante que ISH.
Aqui vemos também o princípio do casamento, aprendemos que precisamos casar pois somente depois de casados vivemos realmente o conceito completo de humanidade, família.
Dois homens não podem fazer um ADAM e nem duas mulheres podem fazer um ADAM, mas um homem e uma mulher.

O homem torna se alma vivente Gn 2:7


Pois bem, vamos analisar aqui o que o termo façamos. Para um melhor entendimento vou pegar outro versículo com a mesma raiz da palavra. Gn 2.7 vejamos:



וַיִּיצֶר
VAYYTSER
1E 2formou
יְהוָה
YHVH
3o 4SENHOR
אֱלֹהִים
ELOHYM
5Deus
אֶת- הָאָדָם
ET HÅÅDÅM
6o 7homem 8(do)
עָפָר
ÅFÅR
9pó
מִן- הָאֲדָמָה
MIN HÅADÅMÅH
10da 11terra,
וַיִּפַּח
VAYPACH
12e 13soprou
בְּאַפָּיו
BËAPÅYV
14em 15seus 16narizes
נִשְׁמַת
NISHËMAT
17o 18fôlego 19da
חַיִּים
CHAYYM
20vida;
וַיְהִי
VAYËHY
21e 24foi 25(feito)
הָאָדָם
HÅÅDÅM
22o 23homem
לְנֶפֶשׁ
LËNEFESH
26alma
חַיָּה:
CHAYÅH:
27vivente.




Esses números que aparecem ai é porque copiei as palavras em hebraico da internet, em breve aprendo essa tecnologia e digito diretamente o hebraico no teclado. Aliás se algum leitor puder me ensinar ficarei grato.
Voltemos aqui. Coloquei acima o versículo 7 de gn 2. Quando diz que Deus formou o homem. Segue a mesma ordem que coloquei acima. Texto original, transliteração e tradução. Perceba ali agora o formou.
Lá no inicio em Gn 1.26 temos ali o façamos, ou seja, um diálogo que Deus teve e chegam a uma conclusão que era vamos fazer o ADAM segundo a nossa imagem e semelhança. Mas porque estou explicando isso em Gn 2.7? por causa da raiz de FORMOU, no início do versículo. Formou aqui no original significa algumas coisas:
·         Pensado
·         Calculado
·         Projetado
·         Planejado
·         Arquitetado (desenhado)
Olha que maravilhoso isso. Deus cria todas as coisas usando a sua palavra e criando-as do nada. Sem uma matéria prima agora Ele vai criar o ser humano e nessa criação, olha que interessante. Ele pensou em nós, nós seres humanos nascemos antes no pensamento de Deus. Nós fomos planejados por Deus lá na eternidade e para nos criar. A coroa da sua criação ele cria a terra pra nós. Para nos colocar. As naturezas, os animais. Ele faz a base e nos coloca depois.
Deus nos calculou, nos projetou. O homem foi alvo de toda a história da bíblia. Deus investiu pesadamente na nossa criação. E o mais interessante aqui é que, não nos fez da terra. Ele nos faz do pó da terra. Pense aí qual a finalidade do pó da terra? Pra que serve? Pra nada, não tem valor nenhum, mas Deus pega aquilo que podemos hoje julgar mais simples e sem valor e usa para transformar na sua maior obra, na coroa da sua criação.
Deus nos arquitetou nos desenhou.
Pensamos então:
·         Será que Deus então criou um boneco de barro?
·         Será que barro é algo pensado?
·         Boneco tem coração, pulmão, veias, bexiga, sistema digestivo?
·         Não
Quando falo que Deus formou. Ele desenhou cada detalhe, ele fez tudo, criou tudo em nós. Quando Ele sopra. Dá a vida para o que tinha criado.
“Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.




A missão e a tarefa do homem


Glorificar a Deus


Porque nós fomos criados?
Veremos um versículo que fala sobre isso:
Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo a tua força Dt 6:5
Aprendemos, pois, aí que nós, os seres humanos. Fomos criados para amar a Deus. Aí podemos pensar que então é simples cumprir o nosso propósito. Porque amar a Deus é fácil. Ele é bonzinho, só quer o nosso bem, como podemos odiar um ser desse?
Precisamos entender que amar aqui não é romantizar. Não é simplesmente palavras bonitas. Amar aqui está conectado a obediência. O que você tem aprendido na igreja. Nos cultos de doutrina e na escola dominical? O que tem aprendido quando lê a sua palavra? Quando você aprende isso e coloca em prática. Tenta viver isso, estamos mostrando que amamos a Deus.
É impossível alguém dizer que ama a Deus sem obediência a sua palavra. É impossível alguém amar a Deus e odiar o seu próximo.

Como amar a Deus?
O texto nos ensina que devemos amar a Deus de todo o coração.
No original hebraico coração é LEV. Na cultura judaica, é o centro da vontade do ser humano. É o controlador das minhas vontades. Se meu coração não se conectar a palavra, não consigo amar a Deus.

De toda a tua alma. Em hebraico é NEFESH é com a sua vida. Se Deus te deu a vida ela tem que voltar pra Ele.
De toda a tua força. Força aqui é MEOD é intensidade.

Propagar a espécie

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.





Uma coisa interessante sobre nossa missão e esta passagem aqui é sobre frutificar e multiplicar. Muitos pensam que esta missão do homem já está ultrapassada. Para aqueles que defendem esta tese dizem que no início quando Deus criou todas as coisas e agora cria Adão e Eva, havia uma necessidade enorme de eles povoaram a terra por que os outros seres feitos por Deus já nasceram prontos e Deus já os criou, todos de uma só vez. Mas o homem foi diferente o ser humano não nasce pronto e vai se gastando como por exemplo um celular novo. Logo o homem necessitava se multiplicar para povoar a terra. Pois a terra estava pronta tinha espaço, mas não tinha o homem.
Concordo em partes com isso porque realmente tudo isso era verdade. O homem era responsável por sua reprodução. Porém temos que entender que as coisas nas palavras de Deus nem sempre trazem somente um significado.
Algumas passagens como essa tem uma interpretação dúbia onde as duas estão certas. Vejamos, pois, as duas interpretações:
1.      Essa interpretação correta sobre o homem crescer e se multiplicar, ele deveria povoar a terra, ou seja, a função ali era muito importante. Espalhar, o momento não era para se aglomerarem, formarem clãs, ficarem todos juntos a necessidade do momento era espalhar. O problema que isso pode parecer ruim pra algumas pessoas, ou para a maioria. Então eles resolvem fazer exatamente o contrário do que Deus falou, veja:
E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.



Enquanto Deus queria que eles se espalhassem, para encher a terram eles queriam ficar perto para ter proteção, abrigo, amparo.
Muitas vezes pensamos que estar perto das pessoas que gostamos, do nosso comodismo é o que Deus quer. Mas precisamos entender que existem coisas específicas que Deus pode cobrar de mim e você. Exemplo:
Você está acostumado com sua igreja, as pessoas que lá estão o conforto que lá tem e tudo mais. Só que de repente abre uma filial desta igreja do lado da sua casa com tudo básico e algumas coisas nem tem. As vezes só um violãozinho quando tem, não tem grupo de louvor, enfim não tem nada, e as pessoas de lá na maioria são novos convertidos. Ai quando Deus te orienta muitos não querem ir.
2.      Outro ponto importante aqui é que quando a palavra diz sobre frutificar e multiplicar nem sempre está falando em ter filhos. Para entendermos melhor este texto precisamos entender o contexto linguístico desta passagem. Para o judeu quando liam esse texto, frutificar e multiplicar trazia uma referência ao que você aprender e que ia passar a frente. Ou seja. Dar fruto era fazer novos discípulos, não no sentido cristão apenas, mas discípulos no sentido de passar seus valores para outros, no caso primeiro filhos e depois as pessoas ao redor e até onde tiver oportunidade. Muitas vezes esquecemos que este mandamento é tão atual como qualquer outro. Porque nós devemos ser exemplos para o mundo, exemplo de conduta, de ética, de vida para as pessoas.

Você tem multiplicado aquilo que tem aprendido? Tem multiplicado a palavra de Deus?

Tenho escrito algumas coisas interessante sobre o livro de gênesis O início de todas as coisas. além desdo do link tenho mais. que Deus abençoe a todos. deixe seus comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário