Introdução
Olá, sábia que escrevi um livro? Se gostar desta matéria click aqui é tenha mais informações.Vamos ver alguma coisa aqui sobre dons espirituais e ministérios. Será que são a mesma coisa?
Não vamos aprofundar aqui nos dons espirituais, vamos só mostrar a diferença.
Será que todos são dons?
Existe essa dúvida frequentemente. E inclusive muitas igrejas dizem que realmente são dons e os chamam de dons ministeriais.
Será que essa expressão pode ser aceita?
A resposta é não.
Mas porque tudo isso. Qual a relação que existe entre dons espirituais e ministério pata se ter essa ou aquela interpretação?
Este site aqui tem 2 ebook gratuitos sobre dons espirituais
Vamos ao texto.
Nos mostrando que tudo que acontece na igreja no âmbito espiritual é obra do Espírito Santo.
Mas para entendermos que ministério não é dom espiritual precisamos entender como se dá o ministério.
Pois bem o ministério é chamado. Os dons são dados.
Alguns recebem um algo a mais da parte de Deus pra realizarem a obra aqui. São os que foram batizados com o Espírito Santo. Quem é batizado com o espírito santo recebe dEle os dons espirituais.
Dentre estes alguns são recebem um chamado especial. Esse chamado é o ministério.
Ao longo de ló da a história bíblica vemos pessoas sendo chamadas por Deus para exercer um ministério diante dele.
No antigo testamento este chamado se limitava quase na sua maioria a reis, sacerdotes e profetas. No novo testamento isso mudou.
Antes de entender o que é ministério vamos definir aqui o que não é ministério.
O diácono. Não é ministério
Vamos ao texto.
Veja que o diácono era pessoa com experiência com o espírito santo.
Então o que é ministério?
Quando lemos ministério da palavra lemos ministério de Jesus.
Paulo fala daquela ceia que antecedeu ao sacrifício de Cristo .
Naquele dia Jesus chamou os 12 para cear com Ele. Veja.
Pegou o pão e disse . Isto é meu corpo partido por vós e Ele corta o pão e da um pedaço a cada um dos discípulos.
Aquilo representava a transferência do ministério.
Não era um ato para a igreja. Jesus não chamou a igreja . Foi um chamado feito para os 12. Ele estava repartindo seu ministério.
Diferente dos dons espirituais onde qualquer um poderia receber um algo a mais. Agora o ministério tinha um chamado. De pessoas que se destacavam na obra. Não destaque pessoal. Auto promoção. Mas se destacava na busca e dedicação pela obra de Deus. Essa chamada é específica. Todos nós. Vejam bem todos nós temos um chamado. Ou seja temos um trabalho a realizar. Mas de acordo com a vontade de Deus. Já pensou se Ele chama todos para o ministério?
A igreja tem várias tarefas várias coisas onde pode.os trabalhar. E o ministério é um chamado específico. Ninguém forma pastor. Ninguém consegue diploma de pastor. A pessoa está como pastor porém eu posso perder isso.
Tem outra coisa no partir do pão ali.
Aquilo significava que nenhum dos 12 poderia assumir o ministério sozinho. Foi repartido no corpo de Cristo. Cada um tinha um pedaço que representava o ministério de Jesus.
Vamos ver abaixo.
Lembrando que todos os ministérios são resumo de um. Ministério da palavra.
Digamos que digo assim. Vamos ungir o irmão Rafael para o ministério da palavra. Aí um comissão de pastores ou seja o presbitério impõe a mão sobre ele e o consagra.
Aí eu digo assim ..
Vamos consagrar o irmão Leandro ao ministério de evangelista.
Tá certo?
Não tá errado. Porque o ministério de evangelista também é o ministério da palavra que é o ministério de Jesus.
Agora se reúnem o presbitério e diz assim vamos consagrar o irmão Leandro ao ministério da palavra como evangelista. Aí sim . Estamos dizendo que ele está no ministério da palavra porém a atuação do seu ministério vai ser de evangelista.
Mas na maioria das vezes isso não acontece a pessoa é consagrada a pastor. Porém a medida que for exercendo seu ministério vamos descobrir a sua atuação.
APÓSTOLO
Essa palavra significa enviado com autoridade.
Os primeiros 12 tiveram sua primeira missão voltada pra israel.
Pedro e os outros foram muito usados mas a meta era Israel.
Porém Paulo foi chamado para ser enviado aos gentios.
PROFETA
Não é a mesma coisa de profecia dom espiritual. Quando Paulo chega na casa de Filipe em Cesareia. Vê que Filipe tinha 4 filhas que profetizavam.
Elas tinham o dom de profecia.
O profeta agora é colocado dentro do ministério. Porque?
Porque os dons saídos dali vão direcionar o governo da igreja. É diferente de quem tem dom de profecia.
O dom dentro da igreja é pra edificação da própria Igreja o dom no ministério orienta toda a igreja num sentido global entendem?
EVANGELISTA
Deriva do evangelho significa Boas novas. Evangelista é aquele que leva as boas novas.
Qual as características do evangelista?
É um ministério com muitos sinais.
Aí você diz assim. Mas todos temos que evangelizar. Sim isso é ordenança divina. Todos nós evangelizamos. Mas a igreja não tem o ministério do evangelista .
O ministério de evangelista tem os sinais visíveis.
O evangelista tem um diferencial pra evangelizar. As vezes uma palavra dele . Consegue evangelizar uma pessoa.
O evangelista. Ou seja o pastor que a sua característica é evangelista não pode ficar muito tempo na igreja.
O evangelista não sabe doutrinar. Se ele fica na igreja muito tempo ele enche a igreja e acaba esvaziando ela também. A não ser que seu ministério tenha outras características além da de evangelista.
PASTOR
É pastorear o rebanho. Tem pastor que não possui a característica de pastor. .
Olha aí o pastor.
Não se afasta do rebanho
Apascenta
Cuida da ovelha
Corrige a ovelha com amor.
Conhece as ovelhas.
Preserva as ovelhas.
MESTRE
É o ministério do ensino.
Esta dentro do ministério da palavra.
Porém a característica é o ensino. É ensinar.
Vemos portanto uma diferença clara aí entre fruto do espírito, dons espirituais e ministério.
Outra coisa a última na verdade.
Ministério não é profissão.
Não é porque vc estudou fez seminário que independente da sua vida vc continua pastor. Não.
Existe essa dúvida frequentemente. E inclusive muitas igrejas dizem que realmente são dons e os chamam de dons ministeriais.
Será que essa expressão pode ser aceita?
A resposta é não.
Mas porque tudo isso. Qual a relação que existe entre dons espirituais e ministério pata se ter essa ou aquela interpretação?
Este site aqui tem 2 ebook gratuitos sobre dons espirituais
Vamos ao texto.
1 Coríntios: 12. 4. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.No texto Paulo vai tratar sobre dons espirituais. Mas para explicar que tudo vem do espírito. Paulo então faz essa comparação.
Nos mostrando que tudo que acontece na igreja no âmbito espiritual é obra do Espírito Santo.
Mas para entendermos que ministério não é dom espiritual precisamos entender como se dá o ministério.
Pois bem o ministério é chamado. Os dons são dados.
Por fases.
Todos que confessam a jesus como salvador recebem o selo. São selados pelo Espírito Santo. Ele é o consolador profetizado por Jesus. Todos esses que são selados recebem os frutos do espírito.Alguns recebem um algo a mais da parte de Deus pra realizarem a obra aqui. São os que foram batizados com o Espírito Santo. Quem é batizado com o espírito santo recebe dEle os dons espirituais.
Dentre estes alguns são recebem um chamado especial. Esse chamado é o ministério.
Ao longo de ló da a história bíblica vemos pessoas sendo chamadas por Deus para exercer um ministério diante dele.
No antigo testamento este chamado se limitava quase na sua maioria a reis, sacerdotes e profetas. No novo testamento isso mudou.
Entendendo o ministério
Muito bem.Antes de entender o que é ministério vamos definir aqui o que não é ministério.
O diácono. Não é ministério
Vamos ao texto.
Atos dos Apóstolos: 6. 1. Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. 4. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 5. O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia, 6. e os apresentaram perante os apóstolos; estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos.Veja que as viúvas estavam ficando sem receber os cuidados devidos e então os discípulos se reúnem e escolhem ali pessoas que seriam diáconos. Para fazer a tarefa de servir o pão.
Veja que o diácono era pessoa com experiência com o espírito santo.
Eram pessoas muito usadas por Deus mas a tarefa deles não era o ministério é sim o servir a mesa. Portanto diácono não é ministério. São obreiros separados para o trabalho na casa de Deus. Servir a santa ceia. Ficar a porta. Coisas assim são trabalho para os diáconos lógico que vai muito mais além que isso. Porém não vou falar de Diaconato aqui vamos falar de ministério. mas em resumo diácono auxilia o ministério
Muito bem.
Ministérios
Muito bem.
Ministérios
O que a biblia mostra como ministério no novo testamento?
BISPO
PRESBÍTERO
A palavra presbítero é de origem grega significa aquele que tem o governo.
De acordo com a biblia presbítero e pastor portanto é a mesma coisa.
Porém esse nome era mais usado em igrejas ou cidades onde a predominância era grega.
Por esta razão que no novo testamento chamam a reunião de pastores de presbitério. O presbítero é um conjunto de pastores.
Ancião era o próprio pastor e esse nome era usado em igrejas onde sua maioria ou a predominância ali era de judeus. .
Portanto bispo, presbítero e ancião na bíblia são a mesma coisa. São a figura do pastor. Aquele que apascenta o rebanho.
As pessoas usam vários nomes aí para classificação. Em cada lugar vemos os mais diversos possíveis e não tem problema mas entendam não tem base bíblica.
Não posso dizer que na bíblia pastor é mais importante que o presbítero. É a mesma coisa.
BISPO
1 Pedro: 2. 25. Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.A palavra bispo é de origem latina. Era usada para intitular aquele responsável pela igreja em cidades ou igrejas predominantemente de origem latina. O pastor lá era chamado de bispo.
Atos dos Apóstolos: 20. 28. Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.
PRESBÍTERO
Tito: 1. 5. Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda não o está, e que em cada cidade estabelecesses anciãos, como já te mandei;
A palavra presbítero é de origem grega significa aquele que tem o governo.
De acordo com a biblia presbítero e pastor portanto é a mesma coisa.
Porém esse nome era mais usado em igrejas ou cidades onde a predominância era grega.
Por esta razão que no novo testamento chamam a reunião de pastores de presbitério. O presbítero é um conjunto de pastores.
1 Timóteo: 4. 14. Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero.ANCIÃO
Atos dos Apóstolos: 14. 23. E, havendo-lhes feito eleger anciãos em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.Resumindo os anciãos passaram a não ser mais os que tinham mais idade . Mas aquele que preside . E esse nome era dado aos líderes da igreja.
Ancião era o próprio pastor e esse nome era usado em igrejas onde sua maioria ou a predominância ali era de judeus. .
Portanto bispo, presbítero e ancião na bíblia são a mesma coisa. São a figura do pastor. Aquele que apascenta o rebanho.
As pessoas usam vários nomes aí para classificação. Em cada lugar vemos os mais diversos possíveis e não tem problema mas entendam não tem base bíblica.
Não posso dizer que na bíblia pastor é mais importante que o presbítero. É a mesma coisa.
Então o que é ministério?
Atos dos Apóstolos: 6. 4. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.Quem é a palavra? Jesus
Quando lemos ministério da palavra lemos ministério de Jesus.
Paulo fala daquela ceia que antecedeu ao sacrifício de Cristo .
Naquele dia Jesus chamou os 12 para cear com Ele. Veja.
1 Coríntios: 11. 23. Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; 24. e, havendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 25. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. 26. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.Porque Jesus chamou simplesmente os 12 se naquela época já tinha quase 120?
Atos dos Apóstolos: 1. 15. Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse:Por que Jesus estava encerrando sua obra ali.e naquele ato ele transmitia o seu ministério a eles. Como?
Pegou o pão e disse . Isto é meu corpo partido por vós e Ele corta o pão e da um pedaço a cada um dos discípulos.
Aquilo representava a transferência do ministério.
Não era um ato para a igreja. Jesus não chamou a igreja . Foi um chamado feito para os 12. Ele estava repartindo seu ministério.
Diferente dos dons espirituais onde qualquer um poderia receber um algo a mais. Agora o ministério tinha um chamado. De pessoas que se destacavam na obra. Não destaque pessoal. Auto promoção. Mas se destacava na busca e dedicação pela obra de Deus. Essa chamada é específica. Todos nós. Vejam bem todos nós temos um chamado. Ou seja temos um trabalho a realizar. Mas de acordo com a vontade de Deus. Já pensou se Ele chama todos para o ministério?
A igreja tem várias tarefas várias coisas onde pode.os trabalhar. E o ministério é um chamado específico. Ninguém forma pastor. Ninguém consegue diploma de pastor. A pessoa está como pastor porém eu posso perder isso.
Tem outra coisa no partir do pão ali.
Aquilo significava que nenhum dos 12 poderia assumir o ministério sozinho. Foi repartido no corpo de Cristo. Cada um tinha um pedaço que representava o ministério de Jesus.
E como aparece o ministério de Jesus na igreja?
Nesse ponto o Espírito santo vai usar a sua vocação. A pré disposição do homem. O Espírito Santo vai usar aquela qualidade que cada um vai ter e usar a mesma no seu ministério.Vamos ver abaixo.
Efésios: 4. 11. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,Aqui Paulo mostra como somos chamados.
Lembrando que todos os ministérios são resumo de um. Ministério da palavra.
Digamos que digo assim. Vamos ungir o irmão Rafael para o ministério da palavra. Aí um comissão de pastores ou seja o presbitério impõe a mão sobre ele e o consagra.
Aí eu digo assim ..
Vamos consagrar o irmão Leandro ao ministério de evangelista.
Tá certo?
Não tá errado. Porque o ministério de evangelista também é o ministério da palavra que é o ministério de Jesus.
Agora se reúnem o presbitério e diz assim vamos consagrar o irmão Leandro ao ministério da palavra como evangelista. Aí sim . Estamos dizendo que ele está no ministério da palavra porém a atuação do seu ministério vai ser de evangelista.
Mas na maioria das vezes isso não acontece a pessoa é consagrada a pastor. Porém a medida que for exercendo seu ministério vamos descobrir a sua atuação.
APÓSTOLO
Essa palavra significa enviado com autoridade.
Os primeiros 12 tiveram sua primeira missão voltada pra israel.
Pedro e os outros foram muito usados mas a meta era Israel.
Porém Paulo foi chamado para ser enviado aos gentios.
Atos dos Apóstolos: 9. 15. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel;O apóstolo é o missionário hoje. Por onde passa deixa igrejas. Temos pastores hoje que são assim. As vezes seu título é pastor mas a característica do ministério dele é missionário. Por onde passa deixa várias igrejas assim como os apóstolos faziam.
PROFETA
Não é a mesma coisa de profecia dom espiritual. Quando Paulo chega na casa de Filipe em Cesareia. Vê que Filipe tinha 4 filhas que profetizavam.
Atos dos Apóstolos: 21. 8. Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. 9. Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam.Elas tinham o ministério da palavra? Não
Elas tinham o dom de profecia.
O profeta agora é colocado dentro do ministério. Porque?
Porque os dons saídos dali vão direcionar o governo da igreja. É diferente de quem tem dom de profecia.
O dom dentro da igreja é pra edificação da própria Igreja o dom no ministério orienta toda a igreja num sentido global entendem?
EVANGELISTA
Deriva do evangelho significa Boas novas. Evangelista é aquele que leva as boas novas.
Qual as características do evangelista?
É um ministério com muitos sinais.
Atos dos Apóstolos: 8. 5. E descendo Filipe à cidade de Samária, pregava-lhes a Cristo. 6. As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava;Você não pode ter evangelista sem essa característica.
Aí você diz assim. Mas todos temos que evangelizar. Sim isso é ordenança divina. Todos nós evangelizamos. Mas a igreja não tem o ministério do evangelista .
O ministério de evangelista tem os sinais visíveis.
O evangelista tem um diferencial pra evangelizar. As vezes uma palavra dele . Consegue evangelizar uma pessoa.
O evangelista. Ou seja o pastor que a sua característica é evangelista não pode ficar muito tempo na igreja.
O evangelista não sabe doutrinar. Se ele fica na igreja muito tempo ele enche a igreja e acaba esvaziando ela também. A não ser que seu ministério tenha outras características além da de evangelista.
PASTOR
É pastorear o rebanho. Tem pastor que não possui a característica de pastor. .
Olha aí o pastor.
Não se afasta do rebanho
Apascenta
Cuida da ovelha
Corrige a ovelha com amor.
Conhece as ovelhas.
Preserva as ovelhas.
MESTRE
É o ministério do ensino.
Esta dentro do ministério da palavra.
Porém a característica é o ensino. É ensinar.
Vemos portanto uma diferença clara aí entre fruto do espírito, dons espirituais e ministério.
Outra coisa a última na verdade.
Ministério não é profissão.
Não é porque vc estudou fez seminário que independente da sua vida vc continua pastor. Não.
Caso os caros leitores tenham alguma dúvida coloque aí nos comentários e terei prazer
em estar respondemos todos.
Curtam e compartilhem com seus amigos, principalmente os novos convertidos.
Curtam também nossa página no face Escola bíblica
em estar respondemos todos.
Curtam e compartilhem com seus amigos, principalmente os novos convertidos.
Curtam também nossa página no face Escola bíblica
Forte abraço!
Renato Rodrigues

Nenhum comentário:
Postar um comentário