sábado, 9 de março de 2019

Lição 11 adultos 1 trim 19 cpad


Discernimento de espíritos

um dom imprescindível

Introdução

Vamos aprender hoje sobre dons espirituais.  Na verdade vamos falar de apenas um dom em específico. Quando lemos I coríntios 12 Paulo traz uma lista de 9 dons. E ele diz lá que a vários tipos do dons mas são dados pelo Espírito a igreja, da forma que ele quer. Ou seja tem dons que não são concedidos a min pelo meu simples desejos. Paulo explica que esses dons são dados pelo Espírito para o crescimento da igreja. E não pra fazer minha própria propaganda.  Mas também temos o apóstolo nos incentivando a buscar dons.  Ele diz assim: buscai com zelo os melhores dons. Quando a bíblia nos orienta a buscar com zelo, é porque tem dons que são imprescindíveis para nossa vida cristã,  dons esses que devemos buscar para conseguirmos batalhar nesta batalha espiritual.
Aqui está o dom de discernimento de Espírito. O qual nos iremos falar nesta lição. Como introdução vamos dizer que existem três tipos de Espíritos,  que agem no mundo hoje, são eles:
·         O Espírito Santo
·         O Espírito demoníaco
·         O Espírito do homem.
Como vamos entender isso? Tem coisas que estão acontecendo na nossa frente e que é claramente obra de Deus. Ação do Espírito Santo.
Agora podemos presenciar coisas que podem ser até bonitas e aparentemente inocentes mas, que no fundo é uma estratégia de Satanás para enganar o cristão.
E podemos presenciar situações onde são as próprias emoções humanas que estão fazendo aquilo.
E como vamos saber onde está o Espírito Santo aí? Somente através do dom de discernimento de Espírito.

1 DISCERNIR E DISCERNIMENTO

No contexto geral discernir é ter “juizo" no ditado popular.
Ou seja, saber fazer escolhas através de compreensões do bem e do mal naquela situação. 

1.1   o verbo discernir

Um dos significados da palavra traduzida do grego é perguntar e o outro é investigar.
Olha que interessante. Mesmo eu tendo discernimento, as vezes preciso observar determinadas situações antes de tomar minha decisão se aquilo vem de Deus ou não. Temos que ter muito cuidado com o preconceito,  disernimento é diferente de preconceito.
Preconceito é quando você julga a pessoa antes de investigar ou perguntar algo sobre aquela pessoa ou atitude, discernimento é quando você já analisou e concluiu que aquilo não é o Espírito Santo.

1.2   o substantivo discernimento

A ênfase aqui é a mesma.
Preconceito é diferente de discernimento. Cuidado pra você não ficar julgando e maltratando as pessoas e pensando que está tendo um bom discernimento.

1.3   Atualidade

Nenhum dom espiritual vai contradizer a bíblia  se a pessoa está te mostrando algo que vai contra a doutrina bíblica dizendo que foi Deus que revelou essa revelação não é de Deus.  É falsa.  Olha o que Paulo diz:
Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
Gálatas 1:8 ARA
Exemplo: A pessoa chega até você e diz que pode servir a Santa ceia para seu filho pequeno porque não tem problema.
Neste caso essa revelação seria falsa porque Paulo nos fala sobre Santa ceia e já sabemos que não podemos servir para uma criança.
O diabo hoje tem uma estratégia mais elaborada sobre batalha espiritual.
Antes ele claramente queria matar e roubar a obra de Deus.  Hoje ele continua fazendo isso porém agora ele quer destruir. E destruir como? Secularizando a palavra, deixando a palavra de Deus sem crédito nenhum. Colocando homens que usam suas criatividades e distorcem o real significado de ser cristão.  Valorizam mais as coisas do que as pessoas. E muitos estão nos nossos púlpitos todos os dias, por isso é tão necessário buscarmos de Deus o discernimento.

2         A ADVINHADORA DE FILIPOS

2.1   uma avaliação sensata

Porque a jovem elogiaria aqueles homens?
Temos que entender aqui. Nossa luta não é contra carne e sangue. Ou seja a luta deles não era contra a jovem mas contras os demônios que estavam nela.
O diabo está hoje secularizando a palavra.  Querendo deixar comum. O que eu aprendo com isso? Cuidado! Nem todos que estão te elogiando estão sendo sinceros. Nosso ego gosta de ser amaciar o com elogios. Quem te falou que você precisa de ter retorno positivo do trabalho que faz na obra? Quem te falou que o seu ganho vai ser aqui? Você já foi pago. Jesus já morreu por você e quando você chegar na eternidade receberá ainda os galardões.  Aqui na terra Deus não tem nenhuma obrigação de elogiar seu ego. Pode acontecer mas não é necessário.  Cuidado com pessoas perto de você concordando com tudo que fala, te dando parabéns por tudo. Cuidado.
Outro ponto aqui é os obreiros na casa de Deus. Muitos estão usando o púlpito com interesses pessoais.
Exemplo: estou desempregado. Vou melhorar meus sermões orar bastante para acontecer um movimento muito grande nas minhas ministrações, dessa forma posso cobrar mais quando for chamado. E aumentar minha agenda  me sustentando no desempregado.
Olha só que interessante isso. Dei aqui um exemplo da ganância humana, lembra que disse que as vezes está agindo o Espírito do homem também? Esse é uma caso assim.

2.2   o Espírito de adivinhação

Seriam os feiticeiros de hoje.  Porém eles tinham um respeito muito grande pela população da época

2.3   adivinhações ontem e hoje

Eram pessoas que através das adivinhações davam lucro para seus superiores. Não parece que estamos falando daquilo que presenciamos todos os dias? Cuidado. 

3         DESMASCARANDO AS ARDIS DE SATANÁS

Vamos ilustrar isso analisando a serpente no jardim. Lá lemos que ela é o diabo, no final da bíblia em apocalipse lemos que agora ele é o dragão.  Apesar de um dragão ser um ser mitológico conseguimos entender uma relação entre ele é a serpente.
O dragão seria uma serpente modificada,  aperfeiçoada.  O diabo  nunca usa a mesma estratégia para nos atacar nesta batalha espiritual  ele está sempre renovando para querer nos derrotar.  Por isso a importância do discernimento.

3.1   o dom do Espírito Santo

Vamos aprender aqui que só conseguimos ter discernimento através do Espírito Santo pois é um dom espiritual.

3.2   A estratégia demoníaca para confundir o povo.

Mais uma vez vemos o diabo querendo misturar as coisas de Deus para deixa la desacredita.

3.3   A libertação da jovem adivinhadora

Já tratamos disso em tópicos anteriores.  O que podemos acrescentar aqui é inversão de valores.

3.4   A necessidade do dom de discernir

Aprendemos aqui que elogio não é sinal de presença de Deus e confirmação da obra de Deus.
As vezes pode ser o diabo querendo tirar sua atenção das coisas espirituais.

CONCLUSÃO

Não caia nos laços do diabo, busque de Deus discernimento

segunda-feira, 4 de março de 2019

Lição 10 adultos cpad 1º trim /19

Poder do alto contra as hostes da maldade



Introdução


Vamos aprender hoje sobre o poder do Espírito Santo em nossas vidas que nos fortalece para lutar, nessa batalha espiritual.  Como referência temos a passagem de atos Falando sobre Felipe e os outros apóstolos. A primeira coisa que destacamos aqui Simão.  O mágico que iludia as pessoas.
Perceba que a palavra é bem clara quando fala da conversão de Simão. O texto diz: “E creu Simão “, Mesmo Simão sendo batizado e crendo em Jesus ele desejou de forma errada o poder do Espírito Santo.  Ele tenta comprar esse poder. E isso nos trás uma observação muito interessante.
Quando você aceita a Jesus, se converte a ele. Tem a certeza de que se permanecer nos caminhos do Senhor será salvo no final. Mas isso não significa que Deus fez uma lavagem cerebral na pessoa. A nossa mente precisa ser educada na obra de Deus. Porque somos novos convertidos mas ainda temos a mentalidade de ímpio.  Foi isso que aconteceu com Simão.  Sua mente ainda era de ímpio.  E a segunda coisa, a ganância entrou no seu coração e por isso ele passa a querer o poder, mas o meio pelo qual ele deseja é errado. Ele pensa que consegue com dinheiro, ou seja tudo tem um valor. E na verdade o Espírito Santo não se enquadra neste requisito.

1  CONTEXTO HISTÓRICO DE SAMARIA


Samaria era a capital do Reino do Norte e na época do império Assírio foi derrotada pelo inimigo porém a derrota dela é de forma diferente.  O império Assírio ao invés de tirar todos da cidade ele os deixa lá e povoa a cidade com pessoas de diferentes lugares, é diferentes crenças.  Com o passar dos anos aqueles povos se misturam com os samaritanos e fazem ali um povo misto. Um povo que tinha diferentes crenças religiosas, mas mesmo assim continuaram monoteístas.
Essa estratégia é muita perigosa e usada pelo diabo hoje.  Porque muitas igrejas que se formam com o passar do tempo começam a valorizar mais o financeiro do que a obra de Deus tratando a igreja como um comércio.  E o diabo pela brecha acaba entrando, mas não acaba com a igreja física. Ela continua de pé até mais bonita porém mais podre e longe de Deus. 
Isto é secularizar a palavra de Deus.  É tentar fazer a obra de Deus desacreditada.  Com escândalos mais escândalos.

1 -1 A FUNDAÇÃO DE SAMARIA

Samaria foi fundada por zinri um dos piores reis que existiram no Reino do Norte. E desde o seu início a situação entre Samaria e Jerusalém foi um pouco tensa.

1 - 2 O CATIVEIRO

A situação ali era terrível. Temos um povo misto ao mesmo tempo que tinha uma raiz judaica temos uma mistura de várias crenças de um povo que continuou dizendo monoteísta mas com costumes diferentes.
Quando o povo de Deus se mistura com o mundo o resultado é muito perigoso porque o povo que aparece dessa mistura não tem mais o temor de Deus.
Tem uma interpretação errada da palavra.
E tem um poder de manipulação muito grande dentro da igreja.

I-III AS DIFERENCAS ENTRE JUDEUS É SAMARITANOS

O IMPORTANTE DESTACAR AQUI É QUE UM POVO SEPARADO NÃO VENCE UMA batalha. Jesus veio pra fazer uma única igreja onde Cristo é o cabeça.

2 O EVANGELHOS ENTRE OS SAMARITANOS

Os samaritanos para os judeus representava o mesmo que os ímpios para os cristãos hoje. Era um lugar onde se tem de tudo, um mundo cheio de novidades, onde entendiam e interpretavam o pentateuco da forma deles e estavam vivendo perdidos achando que estavam certos
O mundo hoje está assim. Principalmente com o avanço a Internet as pessoas se sentem donas de si. E pensam que não precisam de Deus. E evangelizar essas pessoas se torna uma verdadeira batalha espiritual. Onde precisamos ter preparo, poder do alto, que é concedido pelo Espírito Santo.

2 - 1 JESUS E OS SAMARITANOS

Vemos aqui algo muito sério que o diabo tem usado como estratégia para impedir o avanço da evangelho. É o preconceito intelectual
O que é preconceito?
Vamos destacar aqui preconceito intelectual. Quando ambos os lados não se respeitam um grita de lá DEUS existe e do outro lado o outro joga pedra.
Jesus aqui veio quebrar o preconceito principalmente na nossa mente. Porque NA verdade nossa briga não é contra carne e sangue.  Não tenho que ter rivalidade com pessoas. Todos merecem a chance de ouvir a palavra de Deus. Nossa batalha é espiritual. Não podemos esquecer isso.

2 - 2 O PODER DE DEUS ENTRE OS SAMARITANOS

O que acontece aqui com Felipe foi uma ação total do Espírito Santo. Felipe por si não teria condições nenhuma nem de começar as coisas que fez.
Felipe aqui é exemplo do que acontece quando o servo se coloca inteiramente a disposição de Deus. Ser revestido do poder aqui é ser totalmente guiado pelo Espírito.  É diferente de ser manipulado,  ser uma marionete, Deus te usa sem tirar suas qualidades. Esse poder não é comprado como Simão pensou, mas é ter uma vida na dependência exclusiva de Deus.

II-III O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Quero DESTACAR AQUI o trabalho em grupo NA obra de Deus.
Felipe foi usado para anunciar o evangelho, o povo viu o poder de Deus através da vida de Felipe, agora chega Pedro e João pra e eles são batizados pelo Espírito Santo.  Na obra de Deus não existe um maior . Alguém mais importante.  Tenho que saber que o mais importante é Jesus. E esse é o segredo para o poder do Espírito Santo continuar na minha vida, porque somos vaidosos e quando vejo Deus operar através da minha vida pensamos que somos mais importantes que os outros.

3 FELIPE EM SAMARIA É SIMÃO O MÁGICO

3 - 1 SIMÃO O MÁGICO

Destaque aqui é para a vida que ele levava. Veja o começo do comentário na introdução quando falo sobre a mente. Simão tinha uma mente de enganação, mas ao mesmo tempo tinha intimidade em lidar com  o povo.

3 - 2 A CONVERSÃO DE SIMÃO O MÁGICO

Simão aqui se converte mas sua mente não foi educada ainda, agora tinha um homem que aceitou Jesus porém a sua mente era a mesma de quando era o MÁGICO. Ou seja sabia manipular o povo, conhecia bem o que é lidar com pessoas porém tinha um coração ruim e trapasseiro. Gostava de enganar e agora estava querendo usar as mesmas técnicas na igreja. 
Irmãos isso é muito sério  
Quantas pessoas estão na casa de Deus mas ainda com a mentalidade de quando era ímpio, enganando, trapasseando, procurando tirar proveito em tudo e ainda querendo usar as coisas santas de Deus para proveito próprio. Cuidado!

3 - 3 A REPREENSÃO DO APOSTOLO PEDRO

Simão recebe um castigo como juízo de Deus.  Isso porque suas atitudes chegaram a um ponto que Deus resolveu agir.
Nos temos que entender que isso é muito sério. O prazo de Deus agir pode variar muito, Deus nos da oportunidades para nós arrependemos para vermos que a obra dele não e brincadeira, que eu realmente estou em uma batalha espiritual.
Conviver com o nosso ego é muito difícil. Quando começamos ver Deus agir, usar nossas vidas com dons espirituais é uma batalha espiritual terrível  se não buscarmos a Deus, fortalecendo a cada dia com jejum e oração é fácil cairmos para o outro lado, é querermos nos beneficiar destas coisas.

CONCLUSÃO

Nossa batalha é espiritual e nosso intelecto hoje tem sido o maior alvo do inimigo.  Precisamos nos revestir deste poder do Espírito Santo para vencer.