sábado, 9 de março de 2019

Lição 11 adultos 1 trim 19 cpad


Discernimento de espíritos

um dom imprescindível

Introdução

Vamos aprender hoje sobre dons espirituais.  Na verdade vamos falar de apenas um dom em específico. Quando lemos I coríntios 12 Paulo traz uma lista de 9 dons. E ele diz lá que a vários tipos do dons mas são dados pelo Espírito a igreja, da forma que ele quer. Ou seja tem dons que não são concedidos a min pelo meu simples desejos. Paulo explica que esses dons são dados pelo Espírito para o crescimento da igreja. E não pra fazer minha própria propaganda.  Mas também temos o apóstolo nos incentivando a buscar dons.  Ele diz assim: buscai com zelo os melhores dons. Quando a bíblia nos orienta a buscar com zelo, é porque tem dons que são imprescindíveis para nossa vida cristã,  dons esses que devemos buscar para conseguirmos batalhar nesta batalha espiritual.
Aqui está o dom de discernimento de Espírito. O qual nos iremos falar nesta lição. Como introdução vamos dizer que existem três tipos de Espíritos,  que agem no mundo hoje, são eles:
·         O Espírito Santo
·         O Espírito demoníaco
·         O Espírito do homem.
Como vamos entender isso? Tem coisas que estão acontecendo na nossa frente e que é claramente obra de Deus. Ação do Espírito Santo.
Agora podemos presenciar coisas que podem ser até bonitas e aparentemente inocentes mas, que no fundo é uma estratégia de Satanás para enganar o cristão.
E podemos presenciar situações onde são as próprias emoções humanas que estão fazendo aquilo.
E como vamos saber onde está o Espírito Santo aí? Somente através do dom de discernimento de Espírito.

1 DISCERNIR E DISCERNIMENTO

No contexto geral discernir é ter “juizo" no ditado popular.
Ou seja, saber fazer escolhas através de compreensões do bem e do mal naquela situação. 

1.1   o verbo discernir

Um dos significados da palavra traduzida do grego é perguntar e o outro é investigar.
Olha que interessante. Mesmo eu tendo discernimento, as vezes preciso observar determinadas situações antes de tomar minha decisão se aquilo vem de Deus ou não. Temos que ter muito cuidado com o preconceito,  disernimento é diferente de preconceito.
Preconceito é quando você julga a pessoa antes de investigar ou perguntar algo sobre aquela pessoa ou atitude, discernimento é quando você já analisou e concluiu que aquilo não é o Espírito Santo.

1.2   o substantivo discernimento

A ênfase aqui é a mesma.
Preconceito é diferente de discernimento. Cuidado pra você não ficar julgando e maltratando as pessoas e pensando que está tendo um bom discernimento.

1.3   Atualidade

Nenhum dom espiritual vai contradizer a bíblia  se a pessoa está te mostrando algo que vai contra a doutrina bíblica dizendo que foi Deus que revelou essa revelação não é de Deus.  É falsa.  Olha o que Paulo diz:
Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
Gálatas 1:8 ARA
Exemplo: A pessoa chega até você e diz que pode servir a Santa ceia para seu filho pequeno porque não tem problema.
Neste caso essa revelação seria falsa porque Paulo nos fala sobre Santa ceia e já sabemos que não podemos servir para uma criança.
O diabo hoje tem uma estratégia mais elaborada sobre batalha espiritual.
Antes ele claramente queria matar e roubar a obra de Deus.  Hoje ele continua fazendo isso porém agora ele quer destruir. E destruir como? Secularizando a palavra, deixando a palavra de Deus sem crédito nenhum. Colocando homens que usam suas criatividades e distorcem o real significado de ser cristão.  Valorizam mais as coisas do que as pessoas. E muitos estão nos nossos púlpitos todos os dias, por isso é tão necessário buscarmos de Deus o discernimento.

2         A ADVINHADORA DE FILIPOS

2.1   uma avaliação sensata

Porque a jovem elogiaria aqueles homens?
Temos que entender aqui. Nossa luta não é contra carne e sangue. Ou seja a luta deles não era contra a jovem mas contras os demônios que estavam nela.
O diabo está hoje secularizando a palavra.  Querendo deixar comum. O que eu aprendo com isso? Cuidado! Nem todos que estão te elogiando estão sendo sinceros. Nosso ego gosta de ser amaciar o com elogios. Quem te falou que você precisa de ter retorno positivo do trabalho que faz na obra? Quem te falou que o seu ganho vai ser aqui? Você já foi pago. Jesus já morreu por você e quando você chegar na eternidade receberá ainda os galardões.  Aqui na terra Deus não tem nenhuma obrigação de elogiar seu ego. Pode acontecer mas não é necessário.  Cuidado com pessoas perto de você concordando com tudo que fala, te dando parabéns por tudo. Cuidado.
Outro ponto aqui é os obreiros na casa de Deus. Muitos estão usando o púlpito com interesses pessoais.
Exemplo: estou desempregado. Vou melhorar meus sermões orar bastante para acontecer um movimento muito grande nas minhas ministrações, dessa forma posso cobrar mais quando for chamado. E aumentar minha agenda  me sustentando no desempregado.
Olha só que interessante isso. Dei aqui um exemplo da ganância humana, lembra que disse que as vezes está agindo o Espírito do homem também? Esse é uma caso assim.

2.2   o Espírito de adivinhação

Seriam os feiticeiros de hoje.  Porém eles tinham um respeito muito grande pela população da época

2.3   adivinhações ontem e hoje

Eram pessoas que através das adivinhações davam lucro para seus superiores. Não parece que estamos falando daquilo que presenciamos todos os dias? Cuidado. 

3         DESMASCARANDO AS ARDIS DE SATANÁS

Vamos ilustrar isso analisando a serpente no jardim. Lá lemos que ela é o diabo, no final da bíblia em apocalipse lemos que agora ele é o dragão.  Apesar de um dragão ser um ser mitológico conseguimos entender uma relação entre ele é a serpente.
O dragão seria uma serpente modificada,  aperfeiçoada.  O diabo  nunca usa a mesma estratégia para nos atacar nesta batalha espiritual  ele está sempre renovando para querer nos derrotar.  Por isso a importância do discernimento.

3.1   o dom do Espírito Santo

Vamos aprender aqui que só conseguimos ter discernimento através do Espírito Santo pois é um dom espiritual.

3.2   A estratégia demoníaca para confundir o povo.

Mais uma vez vemos o diabo querendo misturar as coisas de Deus para deixa la desacredita.

3.3   A libertação da jovem adivinhadora

Já tratamos disso em tópicos anteriores.  O que podemos acrescentar aqui é inversão de valores.

3.4   A necessidade do dom de discernir

Aprendemos aqui que elogio não é sinal de presença de Deus e confirmação da obra de Deus.
As vezes pode ser o diabo querendo tirar sua atenção das coisas espirituais.

CONCLUSÃO

Não caia nos laços do diabo, busque de Deus discernimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário