terça-feira, 5 de novembro de 2019

Lição 6 - A rebeldia de Saul e a rejeição de Deus

Lição 6 a Rebeldia e a rejeição de Deus 


Introdução 

Se eu fosse resumir essa aula menina palavra seria idolatria.
Este foi o grande problema sobre o Saul. Como já foi dito em outra lição que comentei pra ele ser rei era importante mas ser servo não era tão importante assim.

Definição de rebeldia

Conceito

Rebeldia aqui é opor -se a autoridade. O rebelde subentende que ele já sabe tudo sobre determinado assunto. É que por tanto não precisa obedecer a autoridade que determina aquilo,  afinal a pessoa já avaliou a situação é na sua tão grande sabedoria entende que quem pede aquilo está errado.
Ou temos também o rebelde que não sabe de nada sobre aquele assunto mas para ser o “ do contra" simplesmente não concorda.
Independente do tipo de rebeldia isso se caracteriza em uma idolatria, adorar o seu próprio ego e dar tanta importância para suas ações que as coloca acima até de Deus.

O aspecto biblico

A bíblia sempre mostra a Rebeldia como o ato de retornar a sujeira de o de saiu.
A palavra nos ensina que o rebelde, isso é insibordinado. Não pode exercer bem suas atividades pois esse servo acaba servindo de fermento e estragando toda a massa. Aqui entra a questão da rebeldia

O cristão e a Rebeldia

Não devemos sujeitar a uma autoridade quando está está contra a palavra de Deus. Porém existe várias formas de fazer isso. Posso não sujeitar as orientações sem ser grosso e ignorante e perder minha razão por causa disso.
Outro ponto o crente esta sujeito a ordens, se nossos superiores estiverem errado não preciso me preocupar, pois se ele foi colocado por Deus . Deus vai tratar com ele.

A rebeldia de Saul

Não cumpria com a  ordens divinas

Será que questionar é o mesmo que se rebelar???
Temos que entender que existe uma grande diferença entre rebelar e questionar. Muitos com intuito de impor uma liderança autoritária levam os fiéis a pensarem que questionar é o mesmo que se rebelar.  Ensinam que não podemos questionar. Mas a bíblia nos ensina o contrário.
Vejamos alguns exemplos:
“Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”
Apocalipse 6:10 ARA
Todo o capítulo 1 de Habacuque
Deus mandou matar até as crianças? Sim a ênfase aqui era tipificado o pecado,  Deus queria nos mostrar aqui que pecado é pecado e todos devem ser exterminados nada pode ficar ou nos trará prejuízo no futuro.

Deus se arrependeu com relação a Saul 

Deus não tem prazer em castigar mas seu amor está atrelado a sua justiça,  como o texto nos mostra Deus arrependeu . Arrepender aqui não é como nós mas fala de uma mudança de atitude sobre aquela pessoa. Por isso ele acaba atraindo a ira de Deus sobre sua vida e perde seu lugar como rei.
Interessante que ele perdeu o reinado pra Davi mas continua reinando fisicamente.  Muitos hoje estão assim mortos a muito tem espiritualmente mas fisicamente estão até mais jovens.

A rebelião como pecado de feitiçaria 

Vamos destacar aqui o ato de sacrificar.
Muitos misturam fé com fideismo. No fideismo a pessoa entende que pode dar ordens pra Deus  que Deus é obrigado a fazer. Ou seja vou fazer um ritual ou um sacrifício e no final Deus TEM que me abençoar. Temos que entender que Deus é soberano. E o mais importante pra Ele é nossa obediência e se Ele quiser ele nos abençoa. Simples assim.

Saul um líder sem critérios 

Não sabia esperar 

Vemos aqui a diferença o mais importante pra vencer a batalha aqui era obedecer mas Saul colo o ato do sacrifício acima as obediência isso é idolatria pois coloca isso acima de Deus

Saul o rei rejeitado 

O destaque aqui é que as suas atitudes levou Deus a rejeita-lo e ainda hoje isso pode acontecer.

Conclusão 

Obedecer é melhor que sacrificar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário