sexta-feira, 15 de novembro de 2019

lição 7 - Davi é ungido rei

Davi é ungido rei


introdução

o que devemos atentar aqui é a questão da unção. pode parecer que hoje é diferente, que não se unge mais. Ou que não existe necessidade da unção.
Davi aqui era a autoridade de Israel, o lider aqui, mas debaixo da orientação de Deus. Pra ele chegar até este ponto algumas coisas merecem ser levadas em consideração.

  1. Davi não buscou dele mesmo ou outra pessoa deu um jeitinho pra ele chegar ali. A decisão foi algo de Deus. O próprio Deus escolheu a Davi para ser rei.
  2. Será que Davi foi rei por escolha aleatória? não. Davi era um homem segundo o coração de Deus. isso mostra que antes de Davi ser rei, ele já tinha algumas atitudes importantes que um rei precisava ter. O bom lider é aquele que antes de ser já age como se fosse. exemplo: o obreiro ainda não age como pastor mas já age em algumas atitudes como pastor. 
Deus revela que Samuel ungisse a Davi como rei, pois Samuel era a autoridade espiritual ali e Samuel agora unge a Davi. a unção representava a autoridade do Espírito Santo para governar, já que o Espírito Santo naquela época ainda não havia sido derramado.
hoje as coisas funcionam da mesma forma porém como já existem pastores constituídos e o Espírito ja foi derramado, não há mais necessidade de unção e a própria palavra agora no novo testamento nos ensina que o óleo somente seria usado em enfermos sendo necessário agora a ordenação feita pelo presbitério da igreja para constituir novos pastores.mas quem mostra esses obreiros é o proprio Espírito Santo. confira atos 20:28.

Davi é ungido rei


A unção ou a ordenação hoje tem a idéia de mostrar que a pessoa foi especialmente separada para o ministério. Mas atente para uma coisa muito importante aqui. Ninguém é pastor, todos estão pastor. o que isso significa? significa que o fato da pessoa ter sido hoje ordenada para o ministério não faz dela uma pessoa mais santa que as outras, com privilégios diante de Deus que outros não tem. Não significa que essa pessoa pode pecar e não terá nenhuma consequência por causa da sua ordenação. Pelo contrário a ordenação que Deus te deu é uma responsabilidade a mais para você, não é algo pra você usar como autoridade para suas necessidades básicas aqui. 
atente para a leitura bíblica desta lição, veja o que diz la. 
" Até quando terás dó de Saul havendo o eu rejeitado/" isso é Deus dizendo para Samuel. 
Olha que interessante, Saul foi ungido rei, mas agora as suas atitudes não andavam segundo as orientações de Deus e no tempo de Deus, houve um momento que aquilo chega no limite e nessa hora ele rejeita a Saul e seu Espírito se afasta ou retira de Saul.
olha como isso é sério. Saul continuava rei, continuava reinando mas já tinha perdido a unção sobre a vida dele. 
Devemos ter em mente que ainda hoje não somente pastores mas todos nós estamos sujeitos a isso. Deus pode nos rejeitar. Parece duro, porque Deus não tem prazer em nos castigar porém existe circunstâncias que isso pode acontecer. veja o que o novo testamento fala sobre isso:

"Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.

Mateus 12:31"

Embora você encontre na internet e até mesmo no sua igreja, ou mais ainda quem sabe você que está lendo tem sua própria opinião sobre o que seria a blasfêmia contra o Espírito Santo. o pecado sem perdão mas o fato é que não sabemos claro o que é porque todo pecador que se arrepende Deus perdoa. Se você olha pelo lado de xingar a Deus, ou alguns dizem que isto na verdade é não acreditar na palavra de Deus então, Não teria mais ninguém pra ser salvo.
O fato é a palavra nos ensina amar a Deus de todo o nosso coração. recentemente escrevi algo sobre a criação do homem e lá falo sobre o que é amar e como amar a Deus. se você anida não leu clique aqui e veja esta matéria.
Ou seja. se estou amando realmente a Deus e andando segundo os seus caminhos sempre terei lugar ao lado dele.

Davi o rei que era servo


Davi é ungido rei mas não senta no trono, ato que iria demorar muitos anos. Isso porque ele já tinha a unção, tinha o coração segundo o coração de Deus, mas ainda não tinha as experiências necessárias para governar. era preciso um tempo de preparo, ao lado de quem já governava. Mesmo que esse alguém já tivesse sido rejeitado por Deus. 
Isso é algo muito interessante porque no momento que você aceita a Jesus não existe uma lavagem cerebral em você. não é o fato de antes a pessoa que tinha maus atos, passava as pessoas pra trás, enganava os outros e agora aceitou Jesus. Essa pessoa vai continuar assim. Depois de aceitar Jesus você precisa ir aprendendo e crescendo em graça e conhecimento.
Da mesma forma é o ministério. Ninguém pode ser ordenado diretamente pra pastor, sem ter uma experiência. por isso muitas igrejas estão em decadência. Pois seus pastores não tem experiências. Como lidar com casais brigando? como lidar com questões políticas? como aconselhar? isso são coisas que vamos aprendendo com os anos.

Davi, o rei que era guerreiro


O inicio do tópico aqui fala sobre Golias. Davi não começou enfrentando Golias mas a palavra diz que desde muito novo ele enfrentava dificuldades para defender as ovelhas de seu pai e vencia. Já havia matado urso e leão antes de derrotar Golias. Nossa vida espiritual é um crescimento. quanto mais intimidade com Deus eu tenho, mais vou ter coragem para enfrentar as adversidades que estão por vir.
outro ponto interessante aqui foi as armas. a arma que Davi usou tipifica os recursos espirituais que Deus nos concede para vencermos as adversidades da vida. oração, jejum, louvor e por ai vai.

Conclusão


Deus ainda quer contar com muitos servos como contou com Davi. Que possamos permanecer na posição. amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário