domingo, 27 de outubro de 2019

A instituição da Monarquia em Israel - lição 5 adultos cpad

A instituição da monarquia em Israel



Introdução

Veremos neste estudo a transição entre o período teocrático para o período monárquico.
O que era a teocracia? Era Deus quem governava o povo através de juízes. “teos” no grego é Deus. O povo era guiado orientado por Deus. Mas como esse governo não era visível, ou seja. Como o povo não via Deus dava se uma falsa ilusão de que estavam sozinhos. E abria ai brechas para desobedeceram constantemente ao Senhor. No livro de Juizes vemos bem claro esses acontecimentos. Sempre com a expressão que o povo tornou a fazer mal aos olhos de Deus.
Monarquia aqui era o período onde um rei governaria um povo. O povo pediu um rei pois queriam ser como as outras nações. O detalhe aqui é que nós não somos como as outras nações, somos servos do Deus vivo. E esse rei iria descobrir que ser rei em Israel era diferente de ser em outros lugares.

1 – Por que a monarquia?

Um sentimento de orgulho: 

O comentarista diz aqui que Israel só buscava a Deus na hora da necessidade. Pois bem, vamos comparar com os dias de hoje e veja se não é assim. Queremos as bençãos de Deus, os privilégios de sermos servos de Deus, mas não queremos compromisso com Deus. Dizemos que amamos mas não amamos a Ele. Pois o amor divino está entrelaçado com a sua lei, se não sou obediente a sua palavra não o amo de verdade.
As pessoas queriam um rei para imitar as noções vizinhas, mas deveria ser o contrário. As nações deveriam ver a Israel com exemplo. Quantas vezes vemos atitudes assim nas igrejas. A pessoas tem um cargo, e ao invés de buscar orientação de Deus de como fazer, o que fazer, muitos querem o contrário. Imitar o mundo, imitar o que todo mundo esta fazendo. Cuidado, nem sempre a maioria tem a razão.

O fracasso dos filhos de Samuel: 

Vemos um contraste aqui entre Samuel e seus filhos e Eli e seus filhos. Eli foi um excelente sacerdote, não houve nenhuma falha, criou seus filhos na igreja porém não tinha controle sobre eles e o resultado disso foi a degeneração de Israel. Já Samuel agiu diferente. Eles conhecia a situação dos filhos.

A rejeição dos planos de Deus: 

O povo rejeita os planos de Deus por olharem para as nações ao redor e desejarem serem parecidos. Devemos vigiar pois uma simples atitude nossa pode nos levar a uma queda espiritual.

2. A escolha de Saul como rei

Por que Saul: 

Saul se destacava aos olhos do povo. Aparentemente estava ali um ótimos rei. Mas temos que aprender que as coisas de Deus são diferentes. Ele não olha como nós.

A unção de Saul por Samuel: 

O que temos que notar aqui é que Deus dá a Saul a mesma unção, todos os recursos que posteriormente daria a Davi. Mesmo Saul tendo sido escolhido pelo povo

Os sinais da confirmação da unção: 

Saul estava ungido, o Deus de Israel era com ele o problema e que vai chegar um momento que para Saul ser rei era mais importante do que ser Servo.

3. O rei que o povo escolheu

Uma escolha pautada na aparência: 

Parece que estamos voltando para aquele tempo, onde as pessoas te medem pela sua aparência e pelo que você tem. E nós temos que entender que isso não é critério para nós como servos na casa de Deus.

Os direitos do novo rei: 

Temos que entender aqui a diferença entre o rei em Israel e o rei em outras nações. O rei em Israel também estava debaixo da lei de Deus.

O novo sistema político e o aspecto teológico: 

Neste novo modelo Deus mostrava que não havia rejeitado o povo. Que continuaria a cuidar deles conforme cada um fosse obediente a sua palavra.

Conclusão

Não podemos deixar de confiar em Deus pois quando queremos fazer de nós mesmos, sempre veremos as consequências dos nossos erros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário