A degeneração da liderança sacerdotal
INTRODUÇÃO
Vamos trazer uma pré aula curta e objetiva.
A primeira coisa que vemos aqui é o envelhecimento do ministério de Eli. Eli chegou em uma situação que não tinha mais condição de perceber a diferença de uma pessoa com a alma aflita e amargurada para uma pessoa embriagada.
Quando nós obreiros do Senhor perdemos está sensibilidade é porque o Espírito Santo já não atua, não acha mais lugar em nós.
A introdução fala dos filhos dele e ele como pai e como sacerdote não tinha mais o governo.
Atenção aqui no texto em que Eli chama a atenção de seus filhos. Foi uma repreensão branda, sem efeito nenhum. Uma repreensão sem autoridade.
Nunca podemos desprezar a repreensão pois a bíblia nos instrui a usa lá.
1 A DEGENERAÇÃO DOS FILHOS DE ELI
1.1 Quando não valorizamos o que Deus nos deu
Acredita que eles mantinham relações sexuais violentas com as mulheres aproveitando do seu cargo eclesiástico. Alguns vai dizer que não, que aquelas mulheres poderiam ser prostitutas cultuais.
Isso era um costume pagão muito usado naquele tempo.
Outro ponto importante aqui é que o fato de Eli não fazer o mesmo que os filhos faziam não tirava a culpa dele com relação a situação espiritual de Israel.
Último ponto, a igreja ou templo estava normal fisicamente falando. Havia todos os utensílios, todos os rituais litúrgicos mas não havia comunhão com Deus.
Aplicação. Precisamos vigiar pra não cair como os filhos de Eli pois muitas igrejas hoje estão assim por fora tudo normal, mas a presença de Deus está se apagando.
1.2 fazendo uma troca
Aqui percebemos um erro dos filhos de Eli que mais adiante Saul também vai comentar. A troca
Para eles a posição era mais importante do que quem os colocou na posição.
Era mais importante ser sacerdote do sentido da autoridade que aquilo trazia para eles do que serem servos de Deus.
No caso de Saul era mais importante ser rei do que ser servo de Deus.
1.3 As consequências para quem peca contra Deus
O texto deixa claro que eles pecaram contra o próprio Deus. Assim como fizeram por exemplo Ananias e Safira. Uma coisa sobre isso é. Todo pecado tem consequências, mesmo aqueles que você se arrepende e pede perdão e Deus te perdoa existe consequências. Agora quando eu me acostumo com o pecado, fico insensível a ele. E contínuo atuando na obra como se nada tivesse acontecido, as consequências são piores ainda.
2 A SENTENÇA DO JUIZO DE DEUS
2.1 A experiência profética de Samuel.
Samuel teve uma experiência que alguns vai chamar de chamada teofânica. Pois quando ele ouve a voz de Deus percebemos que ela estava bem perto, e era uma voz normal. tão normal que ele pensa que era Eli.
Podemos aprender algumas coisas aqui:
A disciplina de Samuel
A obediência de Samuel, ele estava sempre pronto a atender Eli. A forma como ele responde, nos leva a entender que já era normal ele atender a Eli.
Percebemos aqui também uma característica de profeta muito importante. mesmo Samuel gostando de Eli como seu mestre. Ele foi fiél a palavra de Deus e não omitiu nada que Deus mandou ele entregar.
2.2 - 3
Deus não tem prazer em punir e castigar mas Ele o faz por que nos ama e quando somos corrigidos por Ele, sabemos que somos amados por Ele. Sempre que pronuncia um juízo e também pronuncia uma benção caso o povo se arrependa. o problema dos filhos de Eli é que não houve arrependimento. muitos hoje também estão pecando, pensam que Deus não se importa e na verdade Ele está apenas te dando oportunidade de se arrepender.
3 AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
O preço do pecado é a morte, aqui vemos a diferença de graça e misericórdia. graça é quando merecemos e não recebemos. Por exemplo romanos diz que o salário do pecado é a morte. Ou seja somos pecadores então qual o nosso salário? o que merecemos? a morte.
merecemos mas não recebemos. e o texto continua , Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna. aqui é o contrário não merecemos mas recebemos. ou seja, graça.
então não mereço e recebo, misericórdia.
Recebo mas não mereço, graça
CONCLUSÃO
A obra de Deus não é brincadeira. temos que ter muito temor e reverencia diante da grandeza de Deus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário