Rebelar é o mesmo que questionar?
aula extra da lição 6 adultos
Neste artigo quero fazer um breve comentário sobre
questionar e rebelar.
O que é questionar?
Pra quem gosta de filosofia sabe que, o questionamento é uma
das principais ferramentas da filosofia.
Ele te ensina a sempre colocar uma interrogação onde possa haver um
ponto final. Por exemplo:
Esta rua sempre esteve aqui.
Usando a ferramenta do questionamento ficaria assim:
Esta rua sempre esteve aqui?
O dicionário português define questionar da seguinte
maneira:
“ Por em discussão um determinado assunto. Fazer perguntas a
alguém ou a si próprio.”
Por que questionar?
Bom agora que sei o que é questionar vamos entender se
existe alguma vantagem em questionar.
Sim. Existe. O importante aqui é definir o que é e como
questionar. E qual pergunta fazer. Pois a partir da sua pergunta é que você
terá uma resposta.
Olha o que Albert Einstein disse:
“Se eu tivesse uma hora pra resolver um problema e minha
vida dependesse dessa solução, eu passaria 55 minutos definindo a pergunta
certa a se fazer”
Motivo? Ele respondeu: Porque quando eu soubesse a pergunta correta, poderia
resolver o problema em menos de cinco minutos.
Ora, se sei que o importante é a pergunta a se fazer, logo
entendo que posso ser uma pessoa que fala demais e não tem nenhum
resultado. Pois tenho muitas perguntas
muitos questionamentos. Porém que não vão me levar a lugar nenhum.
Isso são perguntas óbvias mecânicas que podemos fazer por
alguns motivos:
·
Estou perguntando para aparecer. E os outros me
acharem inteligente
·
Estou perguntando porque sou rebelde e minha intenção
é colocar quem está acima de mim em situação embaraçosa.
Muitos cristãos estão vivendo uma experiência rasa com Deus,
exatamente porque não questionam. E o detalhe aqui é que muitos não questionam
não por não ter dúvidas, mas por entenderem que duvidar é pecado, questionar a
Deus é pecado.
Não questionar não é pecado. Perceba que quando você questiona,
fazendo a pergunta certa a resposta pode te aproximar mais de Deus por que
agora você vai realmente entender a Deus. Olha esse texto aqui sobre oração.
Vejamos alguns exemplos na bíblia.
E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro
e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a
terra?
Apocalipse 6:10
Apocalipse 6:10
Nesta passagem vemos um questionamento. Eles não estavam
perguntando brandamente, lógico não estavam xingando mas perguntando com uma
certa expressão. E eles estavam certos não entendiam então perguntavam. Hoje na
igreja temos muitas pessoas assim. Vivem uma situação que não entendem como
aquilo acontece. Porque aquilo está acontecendo, porém não perguntam, não questionam
a Deus para terem uma resposta correta e ficam ser entender realmente.
Vamos aproveitar pra meditar em um ponto sobre a oração. Oração
é uma conversa com Deus. Não é só um momento de pedir as coisas pra Ele, mas também
pra perguntar, questionar aquilo que você não entende.
Veja outro exemplo:
Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?
Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
Habacuque 1:2
Habacuque 1:2
Tinha muitas coisas que Habacuque não entendia, se ele não questionasse
ele continuaria sem entender. Mas quando ele pergunta pra Deus. Ele tem a
resposta e essa resposta leva ele a ter uma comunhão maior com Deus. E termina sua
carta com um dos mais belos louvores da bíblia.
E a rebelião?
A rebelião aqui é diferente não é aqueles questionamento por
dúvida mas sim um sentimento de revolta por parte de um insubordinado. Uma característica
do insubordinado é que ele quer o benefício mas não quer seguir as regras para
ter o benefício.
Conclusão
É muito melhor ser um Tomé verdadeiro que um Abraão fingido.
Não entende, pergunte e a resposta vai ter levar a ter mais comunhão com Deus.
Rebelar é o mesmo que questionar?
Neste artigo quero fazer um breve comentário sobre
questionar e rebelar.
O que é questionar?

Nenhum comentário:
Postar um comentário